Enquanto a Honda prepara o terreno para a chegada do novo WR-V ao Brasil, a marca já tem pronto mais um SUV que poderia atuar abaixo dele por aqui. E seu nome? Honda WR-V. Calma que, por mais que pareça confuso, são dois modelos totalmente diferentes, com propostas distintas e que poderiam tranquilamente atuar no Brasil juntos.
Os Honda WR-V
Vamos primeiramente separar os WR-V. O modelo que será vendido no Brasil foi originalmente revelado ao mundo como Elevate. Ele é um SUV compacto criado para atender a mercados nos quais o HR-V ficou caro demais. Mesma lógica pela qual o Fit e o Civic deixaram de ser fabricados no nosso país.

Já o outro Honda WR-V é um modelo derivado do hatch subcompacto Brio e funciona como o SUV subcompacto da marca. É nele que esse texto foca e mostra que a fabricante japonesa poderia ter os dois modelos por aqui. Desde que, é claro, com nomes diferentes. O curioso, inclusive, é que o WR-V menor tem código de projeto DG4 e o maior (brasileiro) é DG5.
Fiat Pulse da Honda
Lançado em dezembro de 2022 na Indonésia, o Honda WR-V DG4 é fabricado somente no sudeste asiático, especificamente em Karawagn (Indonésia) e Alor Gajah (Malásia). Ele usa a mesma plataforma da última geração do Fit no Brasil, assim como dos antigos HR-V e City. A base também é aproveitada pelo sedan subcompacto Amaze e pelo SUV de sete lugares BR-V.

Inclusive, o WR-V é um carro muito próximo ao BR-V, sendo basicamente uma versão encurtada do modelo (aliás, BR-V seria um ótimo nome para o modelo no Brasil, caso fosse vendido). O potencial rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Tera tem 4,06 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,60 m de altura e 2,48 m de entre-eixos.
Comparando ao Fiat Pulse, o Honda é 3 cm mais curto, 1 cm mais largo, 3 cm mais alto e tem entre-eixos 5 cm mais curto – ou seja, o porte é o mesmo dos SUVs subcompactos da faixa de R$ 100 mil. O porta-malas leva bons 380 litros, um meio termo entre o Fiat Pulse e o Renault Karidan.

Conjunto mecânico igual ao do outro Honda WR-V
Além de usar uma plataforma que já foi aplicada no Brasil, outra vantagem do WR-V do sudeste asiático é que ele conta com o mesmo conjunto mecânico de outros modelos da marca por aqui. City, HR-V e o nosso futuro WR-V usam o mesmo motor 1.5 quatro cilindros aspirado do modelo menor.
Ele é pareado a uma transmissão automática do tipo CVT ou manual de cinco marchas.

Visual interessante do Honda WR-V alternativo
Um grande ponto de vantagem do Honda WR-V é que ele tem mais cara de SUV do que de hatch bombado. O modelo não tem um hatch diretamente derivado dele, como o Pulse tem o Argo ou o Kardian tem o Sandero. Ou seja, segue uma escola visual mais parecida com a do VW Tera, que nasceu para ser assim.

A frente tem um jeitinho de City com os faróis finos ligados à grade frontal por meio de uma pestana cromada. Nas versões mais caras, ele ainda traz pontos cromados decorativos na parte interna da grade. O capô é bem reto para dar robustez ao conjunto. De lado, a receita típica: para-lamas de plástico, rack no teto e linhas fortes para dar volume.
Já a traseira é mais discreta, com lanternas horizontalizadas com desenho invertido em relação ao que é aplicado no City. A área plástica é presente. Por dentro, ele tem acabamento sem áreas macias e é bem simples, mas algo dentro do esperado para a categoria. O painel é analógico.

Você acha que o SUV subcompacto da Honda faria sucesso no Brasil? Seria um bom concorrente para o Fiat Pulse? Com outro nome, poderia conviver com o nosso WR-V? Conte nos comentários.



Confesso que, olhando de traseira, parece um Argo reestilizado…
Pode ser porque é praticamente igual às projeções que faziam de como seria o Pulse. Às vezes aparece até hoje essa notícia no final dos textos de alguns sites.
Acho que essa lanterna é igual ao do novo WR-V daqui (Elevate). Só que nele são unidas por uma peça. Senão foram iguais, mudam muito pouco.
Achei mais bonito do que esse que vem pra cá, bem sem graça.
Bom dia meu amigos, veio que faria sucesso, o mercado hoje no Brasil está nos tirando os carros mais bonitos e práticos que nos davam beleza, aerodinâmica, espaço e economia, mas a indústria está preocupada em ganhar dinheiro, então estão diminuindo os sedans, os que têm estão sendo feitos com o teto mais baixo na traseira, inviabilizando pessoas mais altas de andarem sem encostar a cabeça no teto, mas te disponibilizam um veículo muita das vezes feito na mesma plataforma mas com design de caixa de sapato, sem aerodinâmica e estabilidade, e as vezes com espaço interno piorado e que eles cobram uns 20 a 30k a mais por um produto inferior, essa é a grande jogada, e a população está em êxtase querendo os CROSSOVER (que foram rebatizado de SUVs), fora a investida em pick-ups, mas também nossos governantes não ajudam com esse asfalto que não presta, com isso os verdadeiros automóveis estão sumindo do mercado, muito 😢
Conhecendo a Honda, ela vai lançar ele aqui na faixa de 140/160 m8l e aumentar o HR-V para a de 180/220 mil.
Honda perde espaço no Brasil por não ter motores de 130cv, 140cv, 150cv este 1.5 e bom mas precisa ter outras opções "acreditar no mercado brasileiro"…
Seria top se o preço fosse o mesmo do vw, mas não deve nem vir porque a Honda não quer vender volume por aqui e prefere resolver na margem de lucro.