Home » Curiosidades » Maior que muitos SUVs: Esses são os hatches com os maiores porta-malas do Brasil

Curiosidades

Não fazem feio

Maior que muitos SUVs: Esses são os hatches com os maiores porta-malas do Brasil

De esportivos a elétricos, conheça os hatches que têm bom espaço no bagageiro com capacidades que superam até SUVs 

3 min de leitura

Quando se fala em hatchback, o primeiro pensamento normalmente não é espaço no porta-malas. Mas alguns carros vendidos hoje no Brasil provam que dá, sim, para aliar tamanho no porta-malas com um carro hatch.

No Brasil, a medição do porta-malas é feita pelo método VDA, que consiste em preencher o bagageiro com blocos padronizados de espuma. Abaixo, listamos cinco hatches vendidos atualmente no Brasil com os maiores porta-malas.

Honda Civic Type R – 337 litros

Um dos mais apimentados da lista é também o que tem o menor espaço para bagagens, mas não que seja ruim, porque são ótimos 337 litros. O Civic Type R, que custa R$ 434.900, é a versão esportiva do Civic hatchback — bem diferente do tradicional sedã que conhecemos por aqui.

Ele conta com motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de seis marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atinge 275 km/h de velocidade máxima. Mede 4,59 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,73 m.

BYD Dolphin Plus – 345 litros

apple
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Na linha 2026, o elétrico Dolphin Plus custa R$ 184.800 e se posiciona como a versão mais potente e completa do hatch. É também o hatch elétrico com melhor aproveitamento de espaço, com 345 litros de capacidade no porta-malas.

Com bateria de 60,5 kWh, entrega 204 cv e 31,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7 segundos, com velocidade máxima limitada a 160 km/h. O modelo tem 4,29 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o mesmo de um Corolla sedã.

Mercedes-AMG A 45 S – 370 litros

O hot hatch mais potente da lista traz um porta-malas generoso de 370 litros, e sem abrir mão do desempenho brutal. O Mercedes-AMG A 45 S, por R$ 600.600, é movido por um motor 2.0 turbo de 421 cv e 51 kgfm, com câmbio automatizado de oito marchas.

A tração é integral e o 0 a 100 km/h é feito em apenas 3,9 segundos, com máxima de 270 km/h. Mede 4,45 m de comprimento e entre-eixos de 2,72 m.

Audi A3 Sportback – 380 litros

Audi A3 Sportback na cor branca estático de frente

Recentemente renovado, o Audi A3 hatch traz um design mais agressivo com novos faróis e grade redesenhada. Está disponível nas versões Performance S (R$ 324.990) e Performance Black (R$ 349.990) — ambas com as mesmas medidas e motorizações.

Debaixo do capô, o A3 traz o motor 2.0 TFSI de 204 cv e 32,6 kgfm, acoplado ao câmbio S-Tronic de sete marchas. Vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chega a 210 km/h. Tem 4,35 m de comprimento, entre-eixos de 2,63 m e surpreendentes 380 litros de porta-malas.

Toyota GR Corolla – 470 litros

Toyota GR Corolla 2025
Toyota GR Corolla [Divulgação]

O GR Corolla não é só o hatch mais nervoso da Toyota no Brasil, mas é também o hatch com o maior porta-malas vendido por aqui atualmente, com impressionantes 470 litros de capacidade. Ou seja, maior que muitos SUVs compactos, como o Volkswagen Nivus (415 litros), Hyundai Creta (422 litros) e quase a mesma medida de um Renault Duster (475 litros).

O esportivo custa R$ 416.990 e vem com motor 1.6 turbo de 304 cv e 37,7 kgfm, tração integral e câmbio manual de seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 230 km/h. São 4,40 m de comprimento e entre-eixos de 2,64 m.

Qual hatch te surpreendeu com tanto espaço no porta-malas? Deixe seu comentário! 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar