Curiosidades

Nivus Track, Pulse Fire e outros SUVs basicões: como ficariam?

E se a Volkswagen fizesse um Nivus Track. Ou a Fiat um Pulse Fire? Como seriam as versões extremamente básicas dos SUVs queridinhos do Brasil?

SUVs
Fiat Pulse Fire [Auto+ / João Brigato]

Com o preço dos carros subindo cada vez mais, muitos clamam por soluções de baixo custo para realizar seus sonhos. Mas e se as marcas fossem ao radicalismo disso e fizessem versões extremamente básicas de modelos como VW Nivus, Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Hyundai Creta e Volvo XC40? Será que esse tipo de categoria que vive de status aceitaria modelos tão pé-de-boi assim?

Pensando nisso, elaboramos cinco projeções com SUVs queridinhos dos brasileiros, incluindo um híbrido e um elétrico. Lembrando que as imagens são apenas projeções, nenhum modelo será vendido desta maneira. A ideia aqui é apenas um exercício de imaginação.

Fiat Pulse Fire

Com os SUVs Fastback e Pulse, a Fiat quer agregar valor à sua linha, algo que um Pulse Fire não faria. Inspirado na Strada Endurance, o modelo perderia os faróis de LED em favor de conjuntos parecidos com os do Mobi. Da Strada Endurance vem as rodas sem calotas e os para-choques pretos. O rack de teto está lá, mas maçanetas e retrovisores perdem pintura. Tal qual o Nivus Track, seria movido por um motor 1.0 aspirado, mas com 75 cv.

Volkswagen Nivus Track

SUVs
Volkswagen Nivus Track [Auto+ / João Brigato]
Aproveitando o embalo do Polo Track, um Volkswagen Nivus Track seria um jeito de deixar um de seus SUVs mais barato que um Gol. Ele perderia o rack de teto, assim como a pintura nos para-choques, maçanetas e retrovisores. Para não dizer que a VW economizou tanto, o Nivus Track teria calotas, mas os faróis não perderiam os LEDs. Para piorar a situação: motor 1.0 MPI três cilindros aspirado de 80 cv.

Toyota Corolla Cross X

Toyota Corolla Cross X [Auto+ / João Brigato]
Apesar de manter o motor híbrido das demais versões, o Toyota Corolla Cross X seria o mais básico possível para tentar custar menos de R$ 100 mil. Adeus faróis com projetores e rodas de liga-leve, substituídos por elementos bem mais simples. Os para-choques sem pintura combinam com retrovisores e maçanetas no mesmo tratamento e a ausência de rack de teto. 

Hyundai Creta Sense

SUVs
Hyundai Creta Sense [Auto+ / João Brigato]
Se a antiga geração vendida como versão de entrada Action não é o suficiente para baixar os custos do Creta, o Sense leva tudo ao extremo. Ele perderia as luzes diurnas de LED, substituídas por tampas pretas que ornam com o para-choque preto. Faróis halógenos junto de rodas de aço sem calotas completam o triste conjunto. Mas será que o motor 1.0 de 80 cv seria suficiente para fazer o Creta Sense sair do lugar?

Volvo XC40 Recharge P1 Subscription

Volvo XC40 Recharge P1 Subscription [Auto+ / João Brigato]
Carros elétricos custam caro, especialmente os SUVs. Mas o SUV elétrico mais barato do Brasil poderia custar menos ainda? Sim se a Volvo tirasse os faróis de LED, a pintura na grade frontal, maçanetas e retrovisores e se colocasse rodas de aço. Provavelmente as baterias seriam substituídas por pilhas e o motor elétrico teria a mesma potência de um aspirador de pó para custar pouco.

>>5 carros que são cringe / cafona, mas já estiveram na moda

>>4 características de carros dos EUA que o Brasil não aceita

>>5 carros fracassados que o Brasil já esqueceu que existiam