Não é muito comum na indústria automotiva que um carro saia de linha e depois volte sem grandes explicações. É como aquela famosa frase: “é raro, mas acontece muito”. Prova disso é que temos dois exemplos bem marcantes, um nacional e outro recente, E é isso que Volkswagen Fusca e Chevrolet Bolt têm em comum.
Grande clássico nacional, o Volkswagen Fusca começou a ser produzido no nosso país oficialmente em 23 de março de 1953 com partes importadas da Europa. O tempo passou, o índice de nacionalização aumentou, chegando a 99,93% nos anos 1960, e ele se tornou um símbolo da indústria nacional e é um dos grandes clássicos do Brasil.
Envelhecido e cansado, o Volkswagen Fusca nos deixou em 1986 depois de 3,3 milhões de unidades produzidas. Contudo, ele voltou com tudo em 1993 depois de um pedido do Presidente da República, Itamar Franco. A ideia era criar incentivos para carros nacionais com motor 1.0 refrigerado a água ou até 1.6 refrigerado a ar, como era o Fusca.

Nisso, a Volkswagen viu a oportunidade perfeita de ressuscitar seu clássico besouro por mais três anos, até que ele foi aposentado definitivamente. O mesmo destino parecia que seria aplicado com o Chevrolet Bolt, mas ele também voltou das cinzas…ainda que com um hiato menor do que o do Fusca.
Saiu de linha e voltou
Lançado em 2016, o Chevrolet Bolt foi o segundo passo da GM no mundo dos elétricos. Primeiro ela veio com o Volt, que era um REEV. Com o Bolt, ela apresentou seu primeiro carro elétrico de larga escala, tentando apagar a história do EV1 dos anos 1990. Ele fez sucesso, vendeu bem e rendeu um irmão, chamado de Bolt EUV.
![Chevrolet Bolt [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/chevrolet_bolt_lt4.webp)
Só que, em meio a uma reestruturação, busca por aumentar os lucros e fazer seus consumidores comprarem carros elétricos mais caros, a Chevrolet decidiu matar o Bolt e o Bolt EUV em 2023. Ironicamente, o anúncio foi feito uma semana antes do lançamento do EUV no Brasil. Ou seja, estreou como morto.
A produção, de fato, foi encerrada somente em dezembro e serviu para abastecer os estoques por um tempo. Mas rapidamente a GM pareceu arrependida do que fez e começou a trabalhar no modelo novamente. Falava-se muito de uma nova geração, mas o modelo apresentado agora nada mais é que o antigo Bolt EUV sem sobrenome e modificado.
![Chevrolet Bolt RS [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/chevrolet_bolt_rs2.webp)
Ele ganhou novos para-choques, lanterna traseira modificada, interior renovado, baterias mais eficientes, motor mais potente e preço competitivo. O hiato de praticamente dois anos não esconde que esse ainda é o mesmo carro de 2016 com muitas modificações. Pelo menos ele mudou depois do hiato, ao contrário do Fusca, que voltou dos mortos como estava.
Você já sabia dessa coincidência entre Chevrolet Bolt e Volkswagen Fusca? Conte nos comentários.
![Chevrolet Bolt EUV e Volkswagen Fusca [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Fusca-Bolt-1320x792.webp)

