Ao vivo
Home » Curiosidades » O que mais te irrita em um carro novo hoje? | Pergunta da Semana

Curiosidades

O que mais te irrita em um carro novo hoje? | Pergunta da Semana

Quer seja um item de série inútil ou uma nova mania das montadoras, há algo em um carro atual que te irrita profundamente? 

3 min de leitura

A tecnologia vem para nos auxiliar, assim como as inovações e mudanças de mercado. Mas existem algumas montadoras que insistem em tentar reinventar a roda sempre que lançam um carro novo. O problema é quando isso vira uma tendência. Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, queremos saber: o que mais te irrita em um carro novo hoje?

Para que sua resposta apareça na lista final na sexta-feira, use a caixa de comentários dessa matéria ou post dedicado nas nossas redes sociais. Mas antes, a sugestão da nossa equipe de jornalismo.

Volante com comando touch – João Brigato / Editor chefe

Volkswagen Tiguan Allspace [divulgação]
Volkswagen Tiguan Allspace [divulgação]

Sinceramente, quem achou que colocar comandos touch no volante de um carro seria uma ótima ideia? Afinal, o volante é um lugar que suas mãos deslizam de um lado para o outro e, ao fazer uma curva, por conta desses benditos comandos touch você pode acabar trocando de música ou, como no Tiguan Allspace, ligar sem querer o aquecimento do volante.

Todos os comandos na central multimídia – Rafael Pocci Dea / Editor assistente

Volvo EX30 [Auto+ / João Brigato]

Comandos físicos servem para ajudar a controlar rapidamente as coisas, enquanto a central multimídia eliminou vários comandos que não eram necessários para deixar o visual mais limpo. Mas algumas marcas estão indo muito além do que deveriam. A ditadura da central multimídia chegou a tanto que o Volvo EX30 tem o painel de instrumentos na central.

Park Assist – Leo Alves / Repórter

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Além de ser um item relativamente inútil em um carro novo, ele também faz com que o preço dos modelos suba muito. É uma tecnologia cara, mas que não funciona tão rápido e eficientemente quanto o próprio motorista fazer a baliza. No final das contas, servirá para mostrar ao vizinho. 

Não ter multimídia – Felipe Yamauchi / Repórter

[Auto+ / João Brigato]

Em um mundo onde o carro mais barato do Brasil passa dos R$ 70 mil, ter uma central multimídia já chega a ser questão de dignidade. Hoje as centrais são tão integradas aos carros, que é através delas que vários aspecto dos modelos são controlados e personalizados. Quando a marca não oferecer a central, precisa se virar nos 30 com o painel.

E para você: que item mais te irrita em um carro hoje em dia? Conte nos comentários. 


>> Volvo EX30 coloca as quatro rodas no vespeiro | Impressões

>> 5 gerações polêmicas de carros amados pelo Brasil

>> 5 carros 4×4 vendidos no Brasil que são esquecidos


YouTube video

10 comentários em “O que mais te irrita em um carro novo hoje? | Pergunta da Semana”

  1. Bosco_

    O Design, a gente entende que as marcas precisam manter uma identidade, mas a VW hoje é a marca mais preguiçosa do mundo, todos os carros tem exatamente as mesmas linhas de farol e grade, eu pareço a minha mãe que não sabia distinguir um Monza de um Omega nos anos 90.
    O ponto positivo ficam para os Chineses elétricos, que apesar de alguns exagerarem muito, tem identidades próprias mesmo dentro de uma marca.

  2. rodrigosr

    Start-Stop. Não tem nada mais irritante.

  3. rodrigosr

    Curioso. Já acho qualquer carro chinês totalmente genérico, sem qualquer identidade ou refinamento de design. Todos me parecem grandes remendos com partes de vários carros de marcas diferentes. Não tem um até agora que tenha me cativado.

    • Bosco_

      Não acho o Dolphin a coisa mais linda do mundo, nem o Ora… mas eles estão arriscando, mesmo misturando designs. Os Suvs chineses são totalmente genéricos, até pq é isso que os compradores dessas categorias querem, mas acho que eles arriscam, já as grandes montadoras tem medo de errar – "vamos deixar esse VW bem parecido com os Audi, talves alguém queira comprar um Audi mais barato"- . Talvez a Honda seja a única das grandes que esteja tentando inovar, mas ainda bate em alguns designs meio esquisitos, para produtos esquisitos com o ZR-V

      • rodrigosr

        A Honda e a Chevrolet tem tido bem pouca inspiração mesmo. Mas gosto da linha VW. Levam a sério demais a questão de identidade visual e acho que talvez por isso, raramente erram.

  4. Gustavo Oliveira

    Estepe com Pneu temporário (80 km) e multimídia que para acessá-lo tem que ter um cabo conectado ao smartphone!

  5. Max William

    Boa parte dos aparelhos Android são vendidos com cabos Tipo C nas duas pontas, ao menos na parte de cima dos intermediários e nos topo de linha.

    • Gabriel Fellipe Do Prado

      Na verdade a maioria vem com USB-A em uma ponta e C na outra. Principalmente se considerar que esse negócio de C nas duas pontas ficou mais comum a menos de dois anos, e muita gente ainda tem seus USB originais de 3-4 anos atrás e não tem necessidade de trocar de celular. Aí tu vai lá e compra um cabo que não é original do teu celular só pra estragar ele e ficar te esquentando a cabeça.

  6. Pedro Iacopi

    Suspensão traseira arcaica de eixo de torção. Freio a tambor, motor aspirado de baixa cilindrada em carro com mais de 1100kg, câmbio CVT como única opção em populares com motor mais potente. Frisos cromados e formas demasiadamente agressivas que não ornam com o comportamento dinâmico do carro.
    Tudo isso é muito mais relevante do que “multimídia e controles touch” que a matéria provavelmente paga menciona.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar