Hoje em dia temos carros elétricos cada vez mais rápidos e modelos compactos 1.0 turbo chegando aos 100 km/h antes que muito esportivo dos anos 1980. Mas pouco se fala sobre os lerdos. Mas quais são os carros mais lentos do Brasil? Daqueles que andam tão devagar que precisam de um monge tibetano ao volante para ter paciência para ganhar velocidade.
Selecionamos aqui a lista com os dez carros que mais demoram a chegar aos 100 km/h com base nas informações fornecidas pela Jato Dynamics. Vale ressaltar que modelos estritamente comerciais como vans, furgões e caminhões urbanos foram removidos do top 10, mas picapes e caminhonetes estão inclusas por serem comprados por consumidores comuns.
Ford Ranger 2.2 – 15 segundos
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]Essa pegará muitos de surpresa, mas entre os carros mais lentos do Brasil, o que tem o pior tempo e 0 a 100 km/h não é um hatch compacto 1.0 barato. A realidade é que a Ford Ranger nas versões equipadas com motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 160 cv e 39 kgfm de torque consegue ser mais lenta que qualquer um dos carros 0 km vendidos hoje no nosso país.
Fiat Mobi Trekking – 14,9 segundos
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]Apesar de usar o mesmo motor, o Fiat Mobi está em duas posições diferentes no ranking. São 74 cv e 9,7 kgfm de torque tanto no Easy quanto no Trekking. Contudo, o modelo aventureiro pesa 9 kg a mais e rack de teto. Ou seja, a pouca diferença faz dele 0,9 segundo mais lento que o Mobi de entrada e o coloca como segundo carro mais lento do Brasil.
Hyundai HB20 e HB20S 1.0 – 14,5 segundos
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]Empatados em 14,5 segundos em temo de 0 a 100 km/h, os irmãos HB20 e HB20S da Hyundai tem o mesmo motor, mas algumas diferenças. O hatch pesa 989 kg contra 1.015 kg do sedã, mas o modelo três volumes têm melhor aerodinâmica, o que reflete também no consumo. Com 80 cv e 10,2 kgfm de torque, deveriam ter números melhores.
Suzuki Jimny – 14,1 segundos
Suzuki Jimny (divulgação)
Apesar de ainda não ter tido seus números de potência, consumo e performance liberados com o novo acerto para o Proconve L7, o Suzuki Jimny por enquanto fica em quarto lugar. Um dos SUVs mais parrudos do mercado, apesar de pequeno, ele demora 14,1 segundos para chegar aos 100 km/h por conta de seu motor 1.3 a gasolina com 85 cv e 11,2 kgfm de torque.
Fiat Mobi Like – 14 segundos
Fiat Mobi Like [divulgação]Quase um segundo mais rápido que o Mobi Trekking, o Like usa o mesmo motor 1.0 quatro cilindros aspirado de 74 cv e 9,7 kgfm de torque. Ele hoje é, entre os carros 0km, o mais barato do Brasil, mas também é o quinto mais lento.
Volkswagen Voyage MPI – 13,5 segundos
Volkswagen Voyage (divulgação)
Enquanto HB20 e HB20S tem o mesmo tempo de 0 a 100 km/h, os irmãos Gol e Voyage se diferenciam por 0,1 segundo. O sedã pesa 1.025 kg contra 1.009 kg do hatch. Mas ambos são empurrados por um motor 1.0 três cilindros aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm de torque que aparecerá na lista também em outro carro.
Fiat Argo 1.0, Peugeot 208 1.0 VW Gol MPI – 13,4 segundos
Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]Por conta do 0,1 segundo mais rápido que o do Voyage, o Volkswagen Gol conseguiu empatar em sétimo lugar com o Fiat Argo e Peugeot 208 na lista dos carros mais lentos do Brasil. Ambos tem motor 1.0 três cilindros aspirado, mas o Fiat entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O motor recentemente chegou ao Peugeot 208, que garantiu seu lugar na lista.
Renault Kwid, Logan e Sandero – 13,2 segundos
Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]Três modelos da Renault, todos equipados com motor 1.0 três cilindros SCe, mas com diferenças na ficha técnica. O Kwid tem 71 cv e 10 kgfm de torque, mas pesaa apenas 820 kg, por isso empata com Logan e Sandero. Os irmãos maiores também chegam aos 100 km/h em 13,2 segundos, mas entregam 82 cv e 10,5 kgfm pesando exatamente os mesmos 1.035 kg.
Volkswagen Polo MPI – 13 segundos
Volkswagen Polo [divulgação]Meio segundo mais rápido que o Voyage e 0,4 segundos menos devagar que o Gol, o Polo MPI tem exatamente a mesma potência e torque dos irmãos: 84 cv e 10,4 kgfm. Contudo, o acerto de câmbio diferente privilegia desempenho no Polo. Tanto que, mesmo pesando 1.058 kg, chega aos 100 km/h mais rápido que Gol e Voyage.
Renault Oroch 1.6 – 12,5 segundos
Renault Oroch 2023 [divulgação]A lista começa e termina com uma caminhonete, tendo somente os dois modelos da ponta e o Suzuki Jimny como únicos carros não equipados com motor 1.0 aspirado. Com seu 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, a Oroch chega aos 100 km/h em 12,5 segundos. Ainda bem que a Renault agora oferece motor 1.3 turbo para a picape, que faz o mesmo em 9,8 segundos.
6 comentários em “Os 10 carros mais lentos do Brasil”
Interessante tenho uma RANGER dessa 2.2 com 160cv e também uma F-350 2.8 com 150cv quando saio da F-350 para a RANGER a RANGER parece ser o carro mais rápido do mundo
Oi Olávio, cuidado com as comparações. A reportagem avaliou somente pickups compradas por consumidores comuns ( esse foi o termo usado na reportagem). Talvez eles quiserem dizer, com CNH categoria B. Para o F350 já é caminhão e a categoria muda. Mesmo assim, se for a F-250, você pode estar certo, mas avalie porque a F-250 versão cabine simples pesa 2.4 toneladas e a 4×4 quase 3 toneladas. Se for dupla, mais pesada ainda. Eu acho que é isso.
Esqueceram do Ford fiesta sedã 1.0 Horrível. Um Fusca tem mais força que aquela desgraça. Tive o desprazer de dirigir um na empresa que trabalhava. Muito ruim carro sedã 1.0 chega ser desprezível.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Interessante tenho uma RANGER dessa 2.2 com 160cv e também uma F-350 2.8 com 150cv quando saio da F-350 para a RANGER a RANGER parece ser o carro mais rápido do mundo
Oi Olávio, cuidado com as comparações. A reportagem avaliou somente pickups compradas por consumidores comuns ( esse foi o termo usado na reportagem). Talvez eles quiserem dizer, com CNH categoria B. Para o F350 já é caminhão e a categoria muda. Mesmo assim, se for a F-250, você pode estar certo, mas avalie porque a F-250 versão cabine simples pesa 2.4 toneladas e a 4×4 quase 3 toneladas. Se for dupla, mais pesada ainda. Eu acho que é isso.
Esqueceram do Ford fiesta sedã 1.0 Horrível. Um Fusca tem mais força que aquela desgraça. Tive o desprazer de dirigir um na empresa que trabalhava. Muito ruim carro sedã 1.0 chega ser desprezível.
Esqueceram de falar que a Ranger tem motor de Fusiona 4cc e pesa 1980Km
Esqueceram de dizer que a Ranger sem carga pesa quase 2 oneladas
Realmente a Ranger 2.2 é decepcionante. Tive Black e me desfiz dela, depois de poucos km rodados.