Gosto é algo subjetivo. Mas convenhamos: alguns carros parecem ter sido concebidos por designers que faltaram às aulas de proporção e beleza. A função primordial de um sedã ou de um monovolume é de oferecer conforto e também amplo espaço para levar bagagens, mas alguns deles simplesmente não conseguem ser visualmente atraentes.
Selecionamos cinco carros que, apesar de oferecerem um compartimento de bagagens generoso, deixam muito a desejar em termos de estética. Todos os modelos foram vendidos no Brasil, vale lembrar.
Toyota Etios Sedan

O Toyota Etios Sedan permaneceu à venda em nosso mercado até abril de 2021. Apesar de sua honestidade, era um projeto inicialmente pensado para o mercado indiano e adaptado para o nosso. Apesar do exterior pouco atraente e do interior espartano, um dos pontos fortes do sedã era o volumoso porta-malas de 562 litros.
Foi um carro honesto que fez sucesso, especialmente entre os taxistas e aqueles consumidores que valorizavam um espaço generoso, a dirigibilidade condizente com sua proposta e a fama de inquebrável da marca.
Peugeot 307 Sedan
Alguns carros parecem ter a traseira simplesmente colada à carroceria. O Peugeot 307 Sedan, por exemplo, enfrentava a difícil missão de competir com o Honda Civic e o Toyota Corolla. Feito na Argentina, o modelo de três volumes da marca do leão tinha 4,48 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e oferecia 506 litros no porta-malas.
Sob o capô, o sedã médio tinha duas motorizações: o 1.6 Flex, com 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol, e o 2.0 Flex, associado a um câmbio automático de quatro marchas, rendendo até 151 cv de potência quando abastecido com etanol.
Nissan Versa

É inegável que a segunda geração do Nissan Versa ficou belíssima, com linhas que remetem diretamente ao seu irmão maior, o Sentra. No entanto, a primeira geração não era exatamente um exemplo de design, com suas lanternas verticais que invadiam parte da lateral da carroceria.
Com 4,45 m de comprimento e espaçosos 2,60 m de entre-eixos, o Versa oferecia um porta-malas de 461 litros. No final de sua vida, foi rebatizado como V-Drive e deixou de ser produzido em setembro de 2021.
Honda WR-V
![Honda WR-V 2021 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/honda_wr-v_82_edited-1200x720.jpg)
O Honda WR-V (sigla para Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante, em tradução livre) foi lançado em nosso mercado em 2017, nas versões EX e EXL. Com um apelo off-road, ele possui dois centímetros a mais de entre-eixos em relação ao Fit, enquanto o porta-malas tem capacidade para 363 litros.
Apesar dessas qualidades, a traseira é um ponto de discórdia. A tampa do compartimento de bagagens pode amassar com facilidade em qualquer leve colisão. Além disso, o excesso de lataria junto à régua cromada e as lanternas no estilo bumerangue não estão entre as mais belas.
Renault Clio Sedan
O Renault Clio europeu é considerado um dos modelos mais bonitos da atualidade. No entanto, anos atrás, em nosso mercado, a versão sedã dividia opiniões devido ao seu desenho controverso.
O sedã da Renault foi lançado no Brasil em 2000 e descontinuado em 2009, oferecendo os motores 1.0 16V Hi-Power e 1.6 16V Hi-Flex, ambos naturalmente aspirados. Com 4,19 m de comprimento, 2,47 m de entre-eixos e um porta-malas de 510 litros, o Clio sedã era uma opção espaçosa e prática para os consumidores da época.
Quais desses modelos você considera o mais controverso? Escreva nos comentários a sua opinião.
>>Zontes expande linha e anuncia sete novos modelos no Brasil
>>Omoda revela SUV híbrido plug-in que virá ao Brasil em 2025
>>Pesquisa mostra porque EUA teme tanto os carros chineses




Faltou Peugeot 207 Passion com a traseira encaixada na traseira do hatch, a do Ford Ka segunda geração com desenho da tampa esquisito, e o Fiat Mobi com aquelas lanternas estranhas.
Eu acho a traseira do Symbol bem mais feia que a do Clio Sedan, o New Fiesta sedan também era horroroso, aquela traseira parecia colada no carro, hatch pequeno transformado em Sedan quase sempre gerava darros bem feios, Siena, Voyage, Fiesta sedan, Prisma derivado do Celta, Etios, Logan, Peugeot 207 Passion, Linea , esses carros não eram nem um pouco legais