Vendas e Preços

Nissan Versa já tem data para sair de linha definitivamente

Segundo site, as baixas vendas e pouco retorno financeiro fizeram com que a Nissan tenha decidido tirar o Versa do mercado

Ram Rampage R/T [divulgação]
Ram Rampage R/T [divulgação]

O Nissan Versa deve se despedir em breve do mercado. Segundo o Automotive News, a fabricante japonesa bateu o martelo e optou por retirar o sedã do mercado em 2025. E esta não será a única baixa da empresa, já que o Altima, modelo que fica acima do Sentra, também deve sair de linha.

Muitos sedãs não são exatamente lucrativos para as fabricantes. Margens de lucro estreitas e baixas vendas levaram a Mitsubishi e a Kia a descontinuar o subcompacto Mirage e o Rio, respectivamente, nos Estados Unidos. Com os SUVs dominando o mundo, será cada vez mais comum ver os sedãs dando espaço para os utilitários.

Além disso, a Nissan já havia decidido descontinuar o Maxima após o ano modelo 2023. Também está chegando ao fim a produção da picape Titan da fabricante japonesa. A caminhonete de grande porte encerrará sua produção na fábrica de montagem de Canton, no Mississippi, em algum momento de 2024, deixando a Frontier para seguir em frente sozinha. Acredita-se que a picape de porte médio da Nissan será substituída por uma versão elétrica da Frontier em 2029.

Nissan Versa 2024 [divulgação]
Nissan Versa 2024 [divulgação]

O Automotive News também entende que o Maxima, o Altima e o Versa estão sendo descontinuados em favor de um sedã elétrico, que tem previsão de lançamento para 2026. No entanto, segundo a Nissan, dois veículos elétricos começarão a ser produzidos na fábrica de Canton em algum momento de 2025, provavelmente como modelos 2026.

Um desses veículos de emissão zero é um Nissan, enquanto o outro será comercializado pela Infiniti. Sob a estratégia de eletrificação Ambition 2030, a fabricante japonesa pretende lançar 27 veículos eletrificados até o ano fiscal de 2030, dos quais 19 serão veículos completamente elétricos.

[divulgação]

Caso isso realmente se confirme, é bem provável que o Versa deixe de ser vendido no Brasil. Afinal, o sedã é feito no México, de onde é enviado tanto para o mercado brasileiro quanto para os EUA. E como não está nos planos da Nissan produzir o três volumes por aqui, seu fim para o mercado norte-americano certamente marcará a despedida no Brasil também.

O que acha deste possível fim do Nissan Versa? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Nissan Frontier e Terra poderão sair de linha em breve

>> Shineray lança sua primeira moto 125 injetada no Brasil

>> Confira os acessórios que não podem faltar nos carros