Ele pode sim ser diferente!

Os 5 volantes mais legais de todos os tempos

O volante substituiu as manivelas giratórias e comandos dos primeiros veículos, tornando-se uma peça de design

Maserati Boomerang
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O volante é o primeiro ponto de contato do motorista com o carro e é responsável por realizar as mudanças de direção. Nos primórdios da história, esse movimento era feito por manivelas giratórias ou comandos. O primeiro volante circular de que se tem notícia foi inventado por Alfred Vacheron em 1894 e montado em um veículo Panhard com motor Daimler.

Desde o primeiro veículo patenteado no mundo, o Patent-Motorwagen em 1886, até os dias atuais, assim como os automóveis, o volante evoluiu em 138 anos de trajetória. Pequeno, grande, circular ou retangular, ele continua cumprindo a sua função original, mas pode estar com os dias contados devido aos modelos autônomos. Mesmo assim, alguns chamam a atenção pela inovação, e selecionamos cinco modelos que marcaram uma época

Citroën DS

Volante Citroën DS
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O Citroën DS revolucionou a época de seu lançamento em outubro de 1955, tanto pelas linhas futuristas quanto pelo interior, com um volante de apenas um raio. Um estilo que se ajustava aos outros modelos do fabricante, como o 2CV, Ami, GS, SM e CX.

Infelizmente, esse tipo de design não se aplica à atualidade devido ao airbag e à grande quantidade de botões (inclusive táteis, como em alguns modelos da Mercedes-Benz). Apesar disso, a Citroën voltou a inovar com o C4, que trazia o miolo fixo e apenas o aro girando ao redor.

Citroën DS
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Subaru XT

Volante Subaru XT
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A produção do Subaru XT durou de 1985 a 1991, e o cupê esportivo 2+2 teve uma única geração, totalizando 98.000 unidades produzidas. Com um visual totalmente diferente dos carros da Subaru oferecidos até então, a carroceria em formato de cunha revelava um coeficiente de arrasto de 0,29. As variantes com tração nas quatro rodas eram equipadas com suspensões dotadas de molas pneumáticas e ajuste eletrônico de altura.

Com 4,44 metros de comprimento, o interior parecia ter sido projetado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration). Obviamente, o volante revestido de vinil macio, apresentando os raios na posição em L invertida e oferecendo dois botões para operar o controlador de velocidade, chamava bastante atenção. No entanto, o fabricante abandonou essa revolução e voltou à normalidade no sucessor, o impressionante estilisticamente SVX.

Subaru XT
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Italdesign Maserati Boomerang

Volante Maserati Boomerang
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Quando se trata de conceitos, o céu é o limite para a criatividade. Foi o que aconteceu com o Italdesign Maserati Boomerang de 1972. O genial Giorgetto Giugiaro, responsável pelas linhas do Volkswagen Golf e Passat, além do design do Fiat Punto, foi além e deu vida à imaginação, revelando um modelo com um motor de oito cilindros e 310 cv, capaz de atingir cerca de 300 km/h.

Apenas o aro do volante de quatro raios é visível, e o quadro de instrumentos circular reúne todos os medidores (com o conta-giros ao centro), assim como os demais controles na porção inferior, obrigando o motorista a dirigir com as palmas das mãos em vez de segurar o aro de forma convencional.

Maserati Boomerang
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Lancia Stratos Sibilo

Volante Lancia Stratos Sibilo
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O Lancia Stratos Sibilo foi apresentado no Salão de Turim de 1978, e as linhas concebidas por Marcello Gandini, do estúdio Bertone, revelavam um vislumbre do futuro. Apresentava as proporções do modelo Stratos, mas com a distância entre-eixos aumentada em 10 cm. As janelas de policarbonato embutidas fundiam-se à carroceria, enquanto os faróis eram retráteis.

O interior era totalmente revolucionário para a época. Minimalista e projetado para oferecer o máximo de conforto, o volante adaptava-se à ergonomia da mão e todas as funções estavam concentradas no centro do painel. Além disso, havia um display digital voltado para o condutor, que mostrava todas as informações sobre o veículo.

Lancia Stratos Sibilo
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Lamborghini Athon by Bertone

Volante Lamborghini Athon
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Em uma época em que os carros pareciam naves espaciais sobre rodas e os estúdios de design buscavam antecipar o futuro, a Bertone brindou o mundo com o Lamborghini Athon no 58º Salão de Turim, em 1980.

Tratava-se de um roadster conceitual, idealizado pelo designer francês Marc Deschamps, que substituiu Marcello Gandini na Bertone. O Athon compartilhava o chassi e o comprimento com o Lamborghini Urraco, mas possuía um visual único, representando a visão vanguardista do estúdio sobre o design automotivo na época.

Lamborghini Athon
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