Volkswagen não deixou o Passat sedã morrer e terá nova geração

Volkswagen não deixou o Passat sedã morrer e terá nova geração

Fãs do Volkswagen Passat podem respirar aliviados. Apesar de o modelo ter recebido uma nova geração na Europa em formato único de perua, a VW não desistiu do sedã ainda. Prova disso é que a nova geração vazou antes da hora na China, revelando um estilo bastante elegante e esportivo ao mesmo tempo.

Diferentemente do Brasil e da Europa, o Volkswagen Passat na China é vendido como Magotan. A mudança de nome se deu porque há alguns anos a marca produzia o Passat global e um modelo totalmente diferente para os EUA, mas com o mesmo nome. Na China, os dois sempre conviveram, mas o modelo global teve de trocar de nome para Magotan.

E é por isso que, apesar de ser o Volkswagen Passat, esse modelo das fotos ostenta o nome Magotan na traseira. Ele é derivado diretamente da Passat Variant europeia, tanto que compartilham as mesmas portas, estruturas e partes da carroceria. Só que o visual é bem diferente.

Volkswagen Passat 2025 [Ministério de Patentes China]
Volkswagen Passat 2025 [Ministério de Patentes China]

Na dianteira, o novo Passat chinês traz faróis retangulares bem finos integrados à grade frontal e sustentados por um friso cromado. O para-choque tem entrada de ar central grande, acompanhada por extensões em L. Na traseira, temos lanternas conectadas com elementos internos em X, como no novo Volkswagen T-Cross europeu.

Além disso, o novo Passat traz refletor no para-choque que atravessa toda a traseira tal qual o Volkswagen Tiguan. A traseira é bem reta e quadrada, com corte seco na tampa do porta-malas e placa no para-choque, como o Passat vem mantendo há anos. No registro de patentes ainda havia uma nova versão, a Flagship, com detalhes em preto pela carroceria.

Volkswagen Passat 2025 [Ministério de Patentes China]
Volkswagen Passat 2025 [Ministério de Patentes China]

Muito maior do que antes

Segundo o registro de patentes da China, o novo Volkswagen Passat tem 4,99 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura, além de entre-eixos de 2,87 m. Considerando o último modelo vendido aqui no Brasil, a nova geração é 23 cm mais longa, 2 cm mais larga, 1 cm mais baixa e tem entre-eixos esticado em 8 cm.

O registro de patentes não fala nada sobre motores, mas as escolhas são bem óbvias, dado o portfólio da Volkswagen. O novo Passat deve ser equipado com motor 2.0 TSI em diferentes variantes de potência. Há chance de versões 1.5 TSI, assim como uma variante híbrida com o 1.4 TSI ligado a motores elétricos.

Volkswagen Passat 2025 [Ministério de Patentes China]

Você gostaria de que o Volkswagen Passat voltasse a ser vendido no Brasil? Conte nos comentários. 

>>Nova Amarok baseada na Ranger é um fracasso e preocupa VW

>>Nova geração do Volkswagen Passat não será sedã

>>Volkswagen pode fabricar SUV elétrico no Brasil