Mesma plataforma, diversas peças em comum, mas resultados totalmente diferentes. Polo, Nivus e Virtus foram testados pelo Latin NCAP em 2022 já com os novos protocolos e a nota do trio é completamente diferente. Mas o que aconteceu para resultados tão divergentes em modelos tão parecidos? E por que o Polo tinha cinco estrelas antes e agora não mais?
Comecemos pelo caso do Volkswagen Polo. No teste anterior do Latin NCAP, o protocolo de segurança era menos rígido e não exigia a presença de frenagem autônoma de emergência e de mais airbags como itens de série para obter as 5 estrelas no teste. Hoje esses itens são exigidos como de série, algo que Nivus e Virtus (o testado) têm.
O Latin NCAP considera que os itens obrigatórios para as 5 estrelas precisam existir em todas as versões para a pontuação ser máxima. Isso faz com que, por exemplo, se o Polo Track fosse a única versão do hatch compacto a não ter frenagem autônoma de emergência, por exemplo, o Polo não conseguiria 5 estrelas por causa dessa versão somente.
![Volkswagen Polo / Latin NCAP [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Latin-NCAP-1-750x451.jpg)
Primeiro da família com 5 estrelas no Latin NCAP
O Nivus, mesmo usando praticamente o mesmo interior do Polo, teve proteção adequada nas duas pernas do motorista e no tórax. Em teste lateral, ele repetiu a proteção adequada no tórax. Só que o Nivus tem seis airbags de série, enquanto o Polo possui apenas quatro.
![Volkswagen Nivus [Latin NCAP]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/Volkswagen-Nivus-Latin-NCAP-5-estrelas_edited-750x450.jpg)
“Embora o desempenho de três estrelas do Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Não é o Virtus brasileiro
O caso do Virtus é à parte. Isso porque o modelo testado é produzido na Índia e importado para o México. Já é o Virtus reestilizado, mas que não necessariamente seguirá o que será feito no Brasil. O Virtus indiano/mexicano tem seis airbags de série em todas as versões, assim como frenagem autônoma de emergência.
Esses itens fizeram com que ele tenha obtido 92% de nota de segurança para passageiros adultos, 92% para crianças e 85% de nota de sistemas de segurança. A nota de atropelamento repetiu a do Nivus com 53%. Só que a Volkswagen do Brasil pode adotar estratégias de equipamentos diferentes para o Virtus nacional.

De todos os modelos desse grupo, ele foi o único a ter alguma nota marginal em sua proteção de impacto, especificamente para tórax em impacto lateral de poste. Vale lembrar também que o Virtus indiano usa a plataforma MQB-A0 IN, que é uma versão simplificada da MQB-A0 usada no Brasil.
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![Volkswagen Nivus [Latin NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Volkswagen-Nivus-Latin-NCAP-5-estrelas-1_edited-1200x720.jpg)
Novo Polo apenas 3 estrelas. Entendo que mesmo com 4 airbags 4 estrelas no Polo seria factível. Peguei no Css o meu novo Polo Tsi, no primeiro contato abrindo a porta do motorista espantei me como ficou leve está porta, se comparado as portas dos ex Polo MSI e Golf TSI. Elas são nitidamente mais leves no Polo TSi sem dúvida, isso explica o péssimo resultado, menos reforços eu imagino no resto do carro também. O Novo Polo não atingiu escore 80 90 em nenhum tipo de impacto. Economia porca em relação ao MSI 2020 a exemplo dos Peugeot made by hermanos.