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França com Japão

Primeiros SUVs da Peugeot e da Citroën eram da Mitsubishi

Ainda um pouco descrentes do segmento de SUVs e sem dinheiro, Peugeot e Citroën pediram emprestados modelos da Mitsubishi

4 min de leitura

Se hoje a Citroën e a Peugeot tem nos SUVs a representação de seus carros mais vendidos, em um passado não muito distante foi preciso apelar para a Mitsubishi para entrar no segmento. Afinal, os quatro primeiros SUVs das duas marcas francesas não passavam de versões rebatizadas dos clássicos ASX e Outlander.

Outlander do croissant

Apresentado em 2006, o Mitsubishi Outlander de segunda geração se tornou um sucesso global. Ele era produzido no Japão, Holanda, Rússia e Taiwan. Mas a então PSA, hoje Stellantis, viu no SUV médio japonês a oportunidade de entrar no segmento que ainda não estava tão na moda assim.

Em 2007 surgiram os primos Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser, ambos produzidos no Japão e na Rússia. A ideia da PSA era vender 30 mil unidades de cada um deles por ano…mas isso nunca chegou perto de acontecer. Esteticamente, a maior diferenciação entre os modelos ficava na dianteira.

Citroën C-Crosser SUV
Citroën C-Crosser [divulgação]

O 4007 trazia a típica grade sorridente da Peugeot, com faróis arredondados e o logotipo formando uma espécie de nariz. A grade frontal com filetes verticais era um importante diferencial em relação a outros modelos da marca. As lanternas traseiras eram totalmente vermelhas, um contraste com as lentes transparentes do Outlander.

Além disso, uma barra imitando alumínio acetinado conectava as duas lanternas. Ele mantinha a tampa traseira dividida em dois, que era típica do Outlander. Por dentro, a única diferença ficava por conta do logotipo do volante. O mesmo se repetia com o Citroën C-Crosser no interior.

Por fora, ele tinha os maiores faróis do trio, que eram conectados pela grade frontal típica da marca. A abertura de ar sorridente da parte inferior lembrava o C4. Já a traseira apresentava lanternas vermelhas com luzes de ré e seta em branco. Tanto o SUV da Peugeot, quanto o da Citroën, traziam os mesmos motores.

Com gasolina, a opção era o 2.4 quatro cilindros aspirado que foi usado até pela Fiat. Ele entregava 170 cv. Já o diesel era um 2.2 quatro cilindros turbo de 156 cv. O câmbio podia ser manual de seis marchas ou automático com o mesmo número de relações. Já a tração era dianteira ou 4×4, dependendo da versão. 

O eterno Mitsubishi

Para substituir os dois SUVs, a Peugeot e a Citroën fizeram um movimento bem estranho. Ao invés de usar a nova geração do Outlander, apresentada em 2012, a PSA decidiu descer um degrau. Assim, tivemos o lançamento dos SUVs Peugeot 4008 e Citroën C4 Aircross baseados no Mitsubishi ASX.

Ambos foram produzidos somente no Japão, de onde eram exportados para a Europa. A expectativa de vendas era mais alta de que seus antecessores, mas eles foram fracassos iguais. Ainda que, dessa vez, a PSA tenha tomado o cuidado de modificar os SUVs mais para dar a eles o visual típico de cada marca.

Peugeot 4008 prata de frente
Peugeot 4008 [divulgação]

O Peugeot 4008 trazia grade frontal como do primeiro 208, além de faróis afilados agressivos. O capô vincado combinava com a lateral forte do ASX. A coluna C era modificada para ter um vidro traseiro diferente. Já na traseira, o 4008 deslocou a placa para o para-choque e ganhou lanternas mais altas. 

Do lado Citroën, o C4 Aircross ganhou faróis enormes com a luz de seta no meio da grade frontal. O para-choque tinha desenho mais arredondado parecido, novamente, com o C4. Ele era o único dos três que integrava a janela da coluna C com o vidro traseiro e, assim como o 4008, tinha placa no para-choque. As lanternas lembram o C3 de segunda geração.

Citroën C4 Aircross [divulgação]
Citroën C4 Aircross [divulgação]

Aqui a gama de motores foi bem mais vasta. C4 Aircross e 4008 usavam os mesmos motores do Mitsubishi ASX, mas também outros de origem Peugeot e Citroën. Com isso, tínhamos motores sempre aspirados. Com gasolina, a opção era o 1.6 e o 2.0 da Mit. Já com diesel, o 1.6 era de origem PSA, enquanto o 1.8 vinha da marca japonesa.

Diferentemente do ASX, que durou mais do que deveria, a Peugeot e a Citroën decidiram descontinuar seus SUVs em 2017. Do lado Citroën, o C4 Aircross foi substituído pelo C4 Cactus e pelo C5 Aircross. Já o 4008 cedeu seu lugar ao 2008 e à segunda geração do 3008 – visto que a primeira geração ainda era uma minivan.

Você já conhecia os primeiros SUVs da Peugeot e da Citroën? Conte nos comentários.


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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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