
A sigla GTS está de volta ao mercado brasileiro, e o Volkswagen Nivus é o primeiro modelo da marca a resgatar o emblema Gran Turismo Sport, consagrado em outros modelo do fabricante. Lançado por R$ 174.990, o SUV-cupê já foi testado por nós no traçado do Autódromo Capuava.
Aproveitando o lançamento do SUV-cupê esportivo de corpo e de alma, além do retorno da conhecida insígnia, relembramos os modelos da Volkswagen que já carregaram o sobrenome GTS à venda em nosso mercado, cujo apelo está no visual e na experiência de condução. Confira:
Passat

O Passat GTS foi o primeiro modelo da Volkswagen a ostentar o emblemático sobrenome GTS. Lançado em 1983, chegou com um apelo mais instigante e uma proposta de condução esportiva, posicionando-se como rival direto de modelos como o Ford Corcel II GT e o Chevrolet Monza S/R.
Visualmente, o Passat GTS se destacava pelos para-choques envolventes em preto, spoilers dianteiro e traseiro e rodas de liga leve exclusivas. Sob o capô, vinha equipado com o motor 1.8 MD-270, que entregava 81 cv e 12,8 kgfm. No interior, trazia toques esportivos, como volante exclusivo e quadro de instrumentos mais completo.
Gol


O Gol GTS foi uma das versões mais emblemáticas da linha Gol. Lançado em 1987, escondia sob o capô um motor 1.8 equipado com o lendário comando de válvulas 049G, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos (ou 10,6 s na linha de 1986).
A potência variava entre 105 e 110 cv, e o câmbio manual se destacava pelos engates curtos e precisos — uma característica bastante elogiada no período. Após passar por uma reestilização, o modelo passou a rivalizar diretamente com o Ford Escort XR-3 e o Fiat Uno 1.6R. As fotos do exemplar são dos nossos amigos da Quatro-Rodas.
Polo

O Polo GTS surgiu como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e lançado oficialmente em janeiro de 2020. À época, tinha preço inicial de R$ 99.470. Era um hatch com proposta esportiva legítima!
Sob o capô, o motor 1.4 TSI de quatro cilindros turbo com injeção direta, trabalhava em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, entregando até 150 cv e 25,5 kgfm. Antes de sair de linha, em março deste ano, o Polo GTS tinha preço de R$ 158.590.
Virtus


O Virtus Gran Turismo Sport apareceu em fevereiro de 2020 como o primeiro sedan da Volkswagen a receber o emblema GTS no Brasil. Igual o Polo GTS, também tinha motor 1.4 TSI, aliado ao câmbio automático de seis marchas, oferecendo 150 cv e 25,5 kgfm. Números para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, com 210 km/h de velocidade máxima.
O preço inicial na época do lançamento era de R$ 104.940. Após alguns anos de mercado, o modelo saiu de linha na versão 2023, sendo substituído pelo atual Virtus Exclusive, mais voltado ao requinte que à esportividade.
Entre todos os modelos da Volkswagen que já receberam o sobrenome GTS, qual seria a sua escolha? Deixe sua opinião nos comentários!