Se você acha que só BYD e GWM viriam da China, pode tirar seu carro da chuva. Outros fabricantes chineses já testam seus carros no Brasil e prometem estrear em breve. São marcas que desembarcam ainda em 2025, com modelos já confirmados. Para ajudar em um primeiro momento, algumas delas terão o apoio de fabricantes já consolidadas em solo brasileiro. Então, aperte os cintos e conheça as futuras novidades.
Leapmotor

Uma das próximas montadoras chinesas a chegar ao Brasil será a Leapmotor. Na China, ela é conhecida por bater de frente com a BYD, além de oferecer modelos eletrificados. Os brasileiros vão conhecer a nova empresa ainda este ano, com os primeiros modelos B10 e C10.
Essa fabricante ajudará o conglomerado em seus planos de redução de poluentes. Aliás, o SUV C10 terá uma tecnologia diferente. Ele contará com versão elétrica e outra equipada com extensor de alcance, que usa um motor a gasolina para enviar energia e alimentar as baterias. Ainda sem data oficial de chegada, a Leapmotor pode estrear até 31 de dezembro de 2025.
AVATR

O Grupo CAOA e a Hyundai já não possuem mais aliança, mas a união com a Chery vai muito bem. Só que, a CAOA em breve anunciará a chegada da Avatr (lê-se “Avatar”). O primeiro modelo será o SUV Avatr 11, com porte que remete ao Ford Mustang Mach-E.
Essa nova empresa terá sua própria rede de concessionárias e nasceu por meio da parceria entre a Changan, CATL e Huawei. O SUV usa dois motores elétricos para entregar 547 cv fazendo de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Na China, ele pode ter conjunto elétrico ou com extensor de alcance. Apesar disso, não há confirmação de qual variante virá ao Brasil nem a data oficial de lançamento.
Denza e Fang Cheng Bao


Duas montadoras chinesas vão chegar em breve ao Brasil e elas possuem uma relação bem íntima com a BYD. Tanto a Denza quanto a Fang Cheng Bao são cuidadas por ela na China, mas possuem características particulares. A Denza é mais focada em modelos premium, enquanto a Fang Cheng Bao oferece veículos com pegada off-road. No entanto, a Fang Cheng não chegará diretamente.
O que acontece é que o Bao 5, um SUV de porte médio-grande aventureiro PHEV virá para o Brasil como Denza B5. A Denza também deve trazer seus próprios automóveis. Um deles, o Z9, na China, oferece carroceria sedan. Há também o Z9 GT, que poderia ser um rival para o Porsche Taycan Cross Turismo Turbo. Sem data oficial de chegada.
MG

A MG é outra das montadoras chinesas que deve estrear logo mais. Aliás, trata-se de uma reestreia. Ela já atuou por aqui há muitos anos, porém não obteve o sucesso esperado. Agora, ela quer voltar com um portfólio eletrificado. Entre os modelos, o hatch grande 4 e o SUV S5 já foram flagrados em testes pelas vias brasileiras.
O MG 4 tem porte de Jeep Compass, sendo um projeto global que oferece 4,28 m de comprimento. Uma das versões é a XPower equipada com dois motores e 435 cv. Contudo, a fabricante não deu uma data para vir, além de também não confirmar quais serão os modelos da reestreia.
Lynk & Co

Por fim, a última das montadoras chinesas que deve vir ao Brasil é a Lynk & Co. Ela foca em veículos com pegada mais sofisticada e nasceu em 2016 como uma intermediária entre a Geely e a Volvo. Surpreendentemente, ela possui um portfólio amplo e produz carros elétricos, híbridos e até a combustão. A operação brasileira será cuidada pela Zeekr, com foco em volume.
Vai oferecer modelos elétricos, enquanto os híbridos estão em estudo. Um deles, o SUV híbrido plug-in 08 possibilita até 200 km de autonomia elétrica – uma das maiores do mundo. Sem data oficial de estreia.
Para qual dessas fabricantes você está mais ansioso pela chegada? Conte nos comentários!


