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Quais são os 5 carros mais perigosos do Brasil?

Na lista dos carros com pior classificação do Latin NCAP, o JAC E-JS1 é o que conquistou a pior nota de todas

3 min de leitura

Se do lado dos carros mais seguros do Brasil temos o Volkswagen Virtus como campeão, temos o JAC E-JS1 do lado dos mais perigosos. Segundo testes do Latin NCAP, hoje temos quatro carros à venda no Brasil com zero estrelas e dois com uma estrela. Contudo, o modelo da JAC é o com a menor pontuação.

Para compor a lista, foram desclassificados como Jeep Renegade, Toyota Yaris e Kia Sportage, mesmo com nota baixíssima no crash-test. Isso porque os modelos testados são de uma geração anterior ou antes de mudanças feitas pelas marcas. A pontuação foi atribuída pelo Latin NCAP de acordo com seus critérios. O ranking é composto pela soma de todas as notas.

JAC E-JS1 – 15,83 pontos

JAC E-JS1 [Latin NCAP]
JAC E-JS1 [Latin NCAP]

Carro mais perigoso à venda no Brasil, segundo o Latin NCAP, o JAC -EJS1 é o único a ter zero pontos para proteção de passageiros adultos. Isso se deu por conta da estrutura instável do carro. Ele marcou ainda 3,11 pontos (6%) para proteção de crianças, 9,72 pontos (20%) de proteção para pedestres e só 3 pontos (7%) em sistemas de segurança.

Fiat Argo e Cronos – 35,32 pontos

Argo zero estrelas
Fiat Cronos [Latin NCAP]

Considerando que o JAC E-JS1 é importado, o Fiat Argo é, segundo o Latin NCAP, o carro mais perigoso produzido no Brasil. Ele e seu irmão sedã Cronos, feito na Argentina, marcaram 9,74 pontos (24%) em proteção para adultos, 4,86 pontos (10%) em proteção para crianças, 17,72 pontos (37%) para atropelamento e 3 pontos (7%) em sistema de segurança.

Citroën C3 – 57,02 pontos

Citroën C3 [Latin NCAP]
Citroën C3 [Latin NCAP]

Apesar de ser um projeto bem recente, o Citroën C3 tem zero estrelas. O modelo marcou 12,21 pontos (31%) em proteção para adultos, 5,93 pontos (12%) de proteção para crianças, 23,88 pontos (50%) para atropelamento e 15 pontos (35%) em sistemas de segurança.

Renault Duster – 62,41 pontos

Renault Duster [Latin NCAP]

Com o título de SUV mais perigoso do Brasil, segundo teste do Latin NCAP, o Renault Duster é o último modelo da lista com zero estrelas. Ele marcou 11,79 pontos (29%) em proteção para pedestres, 11,24 pontos (23%) de proteção para crianças, 24,38 pontos (51%) em atropelamento e 15 pontos (35%) em sistemas de segurança.

Fiat Strada – 82,82 pontos

Fiat Strada no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Strada no Latin NCAP [divulgação]

Dentre todos os modelos com uma estrela e que ainda estão à venda no Brasil, a Fiat Strada é a com a pior nota total. São 16,56 pontos (41%) para proteção de adultos, 25,95 pontos (53%) em proteção para crianças, 19,31 pontos (40%) para atropelamento e, por fim, 21 pontos (49%) em sistemas de segurança.

Nota alta no Latin NCAP é um critério de compra de um carro para você? Conte nos comentários.



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24 comentários em “Quais são os 5 carros mais perigosos do Brasil?”

  1. Tootsuki

    Posso não ser tão fã da VW, mas é inegável o investimento em segurança que eles fizeram nos últimos anos por aqui. Pode ver que a lista dos mais seguros é dominada pela alemã, enquanto a dos mais inseguros está dominada pela Stellantis…

  2. Kuririn Agiota

    Eu não consigo confiar em nada que venha no Latin NCap.

  3. Rodrigo

    Não confio no LATIN-NCAP, uma entidade duvidosa, tendenciosa, que merece investigação e prisão de alguns envolvidos.

    Observem as fotos… quando envolvem carros da VW, utilizam os top de linha, todo equipados mas quando envolvem outras marcas principalmente os da Stellantis, utilizam modelos que não são mais fabricados ou de entrada…

    Além de todas as notícias que já vimos onde determinadas marcas pagam para os seus carros "passarem" enquanto as que têm ética e não fazem isso, começam a ser perseguidas.

    Sempre me pergunto… já pensou você se deixar ser levado por essa falcatrua, comprar um carro que levou porque pagou para ter 5 estrelas, quando, por baixo dos panos, ele pode ter sido classificado como 0, 1 ou 2 estrelas?

    Já pensou o escândalo que será quando isso for descoberto e escancarado?

    o que dizer de uma entidade que fica mudando as regras, sem critério algum e começa a denegrir as marcas que não aceitam isso?

  4. Rodrigo

    Observe as fotos…

    para VW pegam as versões top, todo equipados. Para outras marcas, principalmente Stellantis, pegam as versões de entrada ou que não são mais fabricados e nem foram vendidos aqui..

    • Guilherme

      O que ocorre é que a Stellantis não fornece os carros, enquanto a VW fornece. Quando as empresas não fornecem os carros para os testes, o testado é o mais simples que eles encontrarem no mercado.

      • Fábio Bonotto

        Não adianta encher de sensores ou colocar 6 airbags se o problema é de estrutura modular instável.

        Todo mundo sabe que as estruturas usadas pela FIAT são arcaicas vindo de linhas de produção antigas e principalmente fracas. E parece que agora a Stelantis está passando isto para as outras marcas como Citroen e Peugeot.

        As plataformas usadas pela VW, excluindo a Saveiro, são globais.
        Os carros até são mais simples ou com menos equipamentos no Brasil, todavia, a plataforma é a mesma usada no mundo inteiro.

      • Mauro Schramm

        Não é assim que funciona. A avaliação é baseada nos equipamentos de série, disponíveis em todas as versões. Mas claro, quando uma montadora patrocina o teste obviamente que eles fazem nos modelos sabidamente conseguirão nota máxima. Um ponto a favor da VW é que ela eliminou as chamadas "jaboticabas" de sua linha, que agora conta apenas com modelos com boa estrutura.

        • Guilherme

          Segundo o site: “Qualquer fabricante pode propor voluntariamente qualquer modelo para testes voluntários a qualquer momento. No entanto, em um carro fornecido voluntariamente pelo fabricante, o Latin NCAP também avaliará a versão com equipamentos mais básicos caso o fabricante apresente um carro com mais equipamentos que a versão básica.”

        • Guilherme

          E também: “Por que o Latin NCAP testa as versões mais básicas? O Latin NCAP visa fornecer informações a todos os consumidores, independentemente de seu poder de compra. Os veículos mais baratos são precisamente aqueles que não possuem equipamentos de segurança e os que são adquiridos por consumidores com recursos mais restritos.”

    • Mauro Schramm

      A avaliação do NCAP é baseada nos equipamentos disponíveis de série em todas as versões do modelo avaliado.

  5. Luiz Fernando

    Não dou a mínima para esse NCap.
    Os testes são questionáveis

  6. Caio Cesar de Alvarenga Prado

    Perae aí mano, vc viu q as notícias são os top 5 e os piores 5 né? Não são os únicos carros testados por eles, me ajuda ae

  7. Guilherme

    Os caras usam metodologia científica, aberta e baseada em outros NCAP, e ainda sim, pelos comentários, as pessoas questionam pq o fanatismo não deixa usar uma parte muito importante do corpo humano.

  8. albq

    A Fiat, com suas conhecidas carroças, não poderia deixar de figurar nessa lista.

  9. Josimar Finamore

    Dos 6 piores 4 são fiat, parabéns. Mas o mais assustador é o Jac Js1. É um elétrico de entrada caro e ainda desafasado. Esta precisando de uma nova versão.

  10. passis

    E a Stellantis não só figura, como domina.

  11. PAULO SARACELLI

    Vc está enganado, o problema não são os critérios científicos e sim os critérios na escolha dos veículos, na montadora A que sede os veículos, testam sempre os mais seguros da linha, na montadora B que se recusa a ceder veículos para testes eles pegam o mais pelado e defasado possível para testes.
    so no fato de aceitar veículo cedido já põe em xeque toda a credibilidade da entidade pois o correto é pegar um veículo aleatório no mercado para testar sem que os fabricantes saibam. Essa atitude põe tbm em xeque a fidelidade nas notas tbm já que se mostraram uma entidade vendida.

    • Guilherme

      Vá ao site e veja a metodologia de escolha dos veículos. O que você está falando está errado.

  12. PAULO SARACELLI

    Essa entidade não é digna de confiança. Amontadora A que sede os veículos, testam sempre os mais seguros da linha, na montadora B que se recusa a ceder veículos para testes eles pegam o mais pelado e defasado possível para testes.
    so no fato de aceitar veículo cedido já põe em xeque toda a credibilidade da entidade pois o correto é pegar um veículo aleatório no mercado para testar sem que os fabricantes saibam. Essa atitude põe tbm em xeque a fidelidade nas notas tbm já que se mostraram uma entidade vendida e nem vou entrar no mérito do fato de que normalmente as montadoras que pagam e cedem veiculos ganham 5 estrelas…

  13. Fábio Bonotto

    Não tem milagre, meu velho.

    O problema dos carros da Fiat e agora da Stelantis não é de falta de airbags ou de sensores de auxílio a condução.

    Quando você analisa os testes e vê o resultado do impacto nos bonecos de teste, você percebe que o problema é de estrutura modular fraca ou com deformação irregular que ferra com os resultados nos bonecos.

    E contra estrutura mal projetada ou mal construída não tem airbags ou sensor que resolva.

    Lembra do teste do antigo Onix? Tirou zero, e depois do reforço estrutural conseguiu 3 estrelas. E o novo Onix com uma plataforma global conseguiu 5 estrelas.

  14. Rodrigo

    Investigação e prisão para os envolvidos que recebem propina de marcas e não usam os mesmos critérios.

    Para VW, sempre pegam as versões top, todas equipadas. Para as demais marcas, versões de entrada ou ultrapassadas que não são mais vendidas.

    ALIÁS, POR QUE O LATIN-NCAP NAO PUBLICA OS RESULTADOS DA SAVEIRO??????????????

    IMAGINE SE A SAVEIRO FOSSE DA FIAT….

    Com relação à Stellantis, adicionam a perseguição, campanhas de difamação.

    Investigação já.

    • Guilherme

      Além de mentir descaradamente sobre a metodologia dos testes (que são explicadas no site), ainda faz uma acusação criminosa? Não sei qual seu interesse em atacar quem testa segurança de carros usando metodologia usada no mundo inteiro.

  15. Rodrigo

    Exatamente!

    Aliás, muita gente não sabe que as montadoras são obrigadas a registrar no Contran os testes de Crash Test e os resultados com os dummies, os quais passam por análise e aprovação.

    Além disso, publicam para o Corpo de Bombeiros os pontos de cortes quando há acidentes graves para poder resgatar os passageiros.

    O LATIN-NCAP não é confiável, não gera credibilidade e precisa ser investigado.

  16. Mauro Schramm

    Calma jovem. A chegada do Latin NCAP foi uma das melhores coisas que aconteceram para nós, consumidores. Os modelos são avaliados em função dos equipamentos de SÉRIE, oferecidos desde a versão de entrada.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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