Home » Curiosidades » Quais são os cinco carros mais econômicos do Brasil?

Curiosidades

Inimigos do posto de combustível

Quais são os cinco carros mais econômicos do Brasil?

O Auto+ listou os carros mais econômicos do Brasil e que se tornaram inimigos dos frentistas e do posto de combustível

5 min de leitura

Um dos pontos cruciais para muitas pessoas que vão comprar automóveis é saber como é o consumo de combustível de determinado modelo. Afinal de contas, quanto mais beberrão o veículo for, mais o condutor vai estar parado no posto de combustível trocando uma ideia com o frentista. Mas, o Auto+ trouxe a solução. Nós separamos os cinco carros mais econômicos do Brasil no cenário atual.

Essa lista foi montada a partir da tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV. Ela é feita pelo Inmetro e revela o consumo de combustível, tanto etanol quanto gasolina e em cenários de estradas ou cidades. E os valores são de todos os carros vendidos no Brasil. Então, separe lápis e papel para ver os modelos que são tidos como inimigos do posto de combustível. E os preços dos modelos foram disponibilizados pela Jato Dynamics.

Renault Kwid – 1,40 MJ/km

Renault Kwid Intense preto, visto de lado
Renault Kwid Intense [Divulgação]

Em primeiro lugar temos o carro mais barato do Brasil e também o mais econômico de todos. Só que, esse consumo energético de 1,40 MJ/km foi contabilizado apenas nas versões a combustão do hatch subcompacto francês. Com etanol, ele marca 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, as médias são de 14,6 km/l e 15,5 km/l, respectivamente.

As versões Zen, Intense, Iconic e Outsider trazem o motor 1.0 SCe tricilíndrico flex. Ele rende 71 cv e 10 kgfm de torque e é pareado com câmbio manual de cinco marchas. Seus preços variam de R$ 79.790 e chegam em R$ 86.590.

Chevrolet Onix hatch LT e Sem Nome MT – 1,41 MJ/km

Chevrolet Onix
[Chevrolet Onix/Divulgação]

Outro dos carros mais econômicos do Brasil atualmente é o Onix hatch nas versões LT e Sem Nome. Aliás, elas estão entre as mais baratas da gama dele. O consumo de etanol tem as seguintes médias: 9,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Já com gasolina, os valores são de 13,8 km/l e 16,9 km/l, respectivamente.

Essas variante contam com motor 1.0 aspirado flex de 82 cv e 10,6 kgfm e mais o câmbio manual de seis marchas. A Sem Nome está saindo por R$ 94.900 e a LT custa R$ 102.990. Para quem prefere mais conforto, o hatch compacto pode ter motor turbo flex de 116 cv e câmbio automático. Todavia, ele vai receber muito em breve uma reestilização e mais novidades.

Chevrolet Onix Plus LT 1.0 turbo MT – 1,43 MJ/km

Onix Plus 2024
Chevrolet Onix Plus LT 2024 [Divulgação]

Já quem precisa de amplo espaço interno e quer um modelo econômico, pode achar no Onix Plus LT turbo manual uma opção a se pensar. Essa versão é a mais barata da linha a trazer o propulsor turbinado flex de 121 cv. A transmissão nesse caso é manual de seis velocidades. O consumo com etanol é de 9,2 km/l em ciclo urbano e 12,4 km/l em ciclo rodoviário. Com gasolina, os valores são de 13,5 km/l e 17,4 km/l, respectivamente.

A motorização aspirada e turbinada passou por mudanças, a fim de atender as normas do Proconve L8. O sedan compacto nessa versão sai por R$ 119.190. A variante mais cara é a Premier e ela é vendida por R$ 136.490. Assim como o hatch, logo mais ele também vai ganhar novo visual e mais destaques.

Fiat Cronos Drive 1.0 MT – 1,46 MJ/km

Fiat Cronos Drive 1.0 prata, visto de trás e com lanternas acesas
Fiat Cronos Drive 1.0 MT [Divulgação]

Rival do Onix Plus, o Fiat Cronos mais barato da linha correu para entrar na lista dos carros mais econômicos do Brasil. Ele acabou de passar por uma reestilização. Desse modo, seu visual ficou mais atualizado e próximo da nova identidade da marca italiana. As médias de consumo são as seguintes: 9,7 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, ele faz 13,4 km/l e 15,9 km/l, respectivamente.

Seu porta-malas acomoda 525 litros e ele já sai de fábrica com central multimídia, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e outros equipamentos. O motor é o 1.0 Firefly flex tricilíndrico de 75 cv e 10,7 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas. O preço dessa versão é de R$ 106.990. Já o Cronos mais caro é o Precision 1.3 CVT, que sai por R$ 119 mil.

Fiat Mobi Like/ Trekking – 1,46 MJ/km

Fiat Mobi Like 2025 [Foto: Divulgação]

Por fim, outro dos veículos mais acessíveis do país está também entre os mais econômicos. Na linha 2025, ele ganhou o mesmo motor do Cronos. Aliás, o Mobi já conhecia este propulsor. Ele rende 75 cv e 10,7 kgfm. A transmissão é sempre manual de cinco marchas. Em consumo, suas médias são de 9,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol ou 14 km/l e 15,1 km/l, respectivamente com gasolina no tanque.

Hatch subcompacto, ele briga diretamente com o Renault Kwid. É vendido em duas versões para o público: Like ou Trekking. Já conta com dois airbags, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado e mais equipamentos. Os preços variam de R$ 80.990 e chegam em R$ 82.990. Porém, o configurador online da fabricante oferece essas variantes com descontos generosos.

Você tem ou teria algum desses carros mais econômicos do Brasil? Qual deles você gosta mais? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar