Ao vivo
Home » Curiosidades » Qual a maior besteira que você já ouviu sobre um carro? | Pergunta da Semana

Curiosidades

É cada maluquice

Qual a maior besteira que você já ouviu sobre um carro? | Pergunta da Semana

Se fosse uma besteira dita por um leito, até podemos relevar, mas quando vem sobre algum entendido de carro, dói ouvir isso

4 min de leitura

Nós que gostamos de carro, tornamos esse assunto algo corriqueiro na vida. Pode ser durante o trabalho ou na vida pessoal, é um tópico que ronda as conversas. Por isso, em algumas situações, saem algumas besteiras. E é essa exposição do coleguinha que queremos saber hoje na Pergunta da Semana.

Qual a maior besteira que você já ouviu alguém dizer sobre um carro? Conte nos comentários a sua indignação com a fala alheia. Quanto mais absurda a história, melhor para a nossa matéria de sexta-feira. Mas antes, confira as pérolas que nossa equipe de jornalismo já ouviu.

“Não compro um Basalt por conta do motor” – João Brigato / editor chefe

Citroën Basalt Shine vermelho com teto preto parado em frente a uma floresta
Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]

Confesso que essa frase não foi dita a mim, mas sim no canal Alma Automotiva do nosso parceiro Maurício Garcia, mas que até hoje reverbera nos meus ouvidos. Um cidadão, no alto de sua raiva por carro francês, resolveu xingar o Citroën Basalt dizendo que jamais teria esse carro por conta da mecânica não confiável de uma marca vinda da França.

Até aí tudo bem, ele poderia ter esse tipo de pensamento retrógrado validado. Mas o que veio à seguir, se tornou uma besteira gigantesca: “por isso, eu prefiro um Fiat Fastback”. Alguém só esqueceu de avisá-lo que o motor 1.0 três cilindros turbo e o câmbio CVT do Fiat Fastback é exatamente o mesmo do Citroën Basalt. Sem mudar um parafuso.

Motor de três cilindros não presta – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Motor do Fiat Fastback Impetus
Fiat Fastback Impetus (Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Tanto em rodas de conversa quanto ao embarcar em um táxi ou carro por aplicativo, já escutei milhares de vezes que motor de três cilindros não presta. A última e mais emblemática foi: “Nunca comprarei um carro com três cilindros. Falta peça, e isso é estratégia de marketing para enganar o consumidor.”

Obviamente, tentei argumentar, dando pano para manga para ver até onde a conversa iria. Eis que o motorista solta: “Só compro carro com quatro cilindros porque sei que é um motor completo, e não faltando componentes. Ninguém me engana com os três cilindros.” É de chorar na rampa!

Medo de carros chineses – Felipe Yamauchi / repórter

BYD Dolphin Mini na linha 2026 na cor Glacial Blue, dentro da concessionária, estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Já respondi algumas pessoas sobre o medo em relação aos atuais carros chineses. Entendo que na década de 2010, diversos modelos não tinham a qualidade ideal esperada de um veículo nacional. Mas, os tempos mudaram. Diversas montadoras chinesas ouviram as críticas sobre os carros feitos na China, mudaram partes do projeto e hoje são veículos que se pode confiar normalmente. Inclusive, eles estão entre os modelos eletrificados mais vendidos do país.

Força da ventilação define o gasto de combustível – Luiz Forelli / repórter

Ar-condicionado [Divulgação]

São tantas besteiras que já ouvi sobre carro que daria para escrever uns 30 parágrafos, no mínimo. Mas uma das que eu guardo com carinho é “vou ligar o ar-condicionado, mas deixar a ventilação no 1 pra não gastar muito combustível”. Se ligar o ar-condicionado, o compressor já entrou em ação e é ele que rouba potência do motor e aumenta o consumo, não a força da ventilação.

A intensidade da ventilação (de 1 a 4) só define quanto ar o ventilador vai jogar pra dentro da cabine. Já o compressor é que exige energia do motor (ou da bateria, nos elétricos), porque que resfria o ar. Ou seja, ligou o A/C, o gasto já começou, não importa se 1 ou no 4. E o pior é que estava um calor absurdo…

Agora a sua vez: qual a maior besteira que você já ouviu sobre um carro? Conte nos comentários.


YouTube video

3 comentários em “Qual a maior besteira que você já ouviu sobre um carro? | Pergunta da Semana”

  1. Fabio Lohmann

    Etanol danifica o motor

    • Jorge Azevedo

      Quando virou obrigatório farol baixo ligado durante o dia vi o comentário de um cidadão dizendo que ía gastar mais combustível pelo farol ligado

  2. Bruno

    A maior besteira que já ouvi é que Dualogic não presta.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar