Ao vivo
Home » Curiosidades » Quando a Ford apostou nos ovais e criou designs polêmicos

Curiosidades

Passou da conta

Quando a Ford apostou nos ovais e criou designs polêmicos

A identidade visual da Ford nos anos 1990 unificou seus carros, mas usando ovais em excesso em modelos como Fiesta, Taurus e Scorpio

4 min de leitura

Durante muitos anos, a Ford não teve uma identidade visual bem marcada. Modelos americanos pareciam totalmente diferentes dos europeus, e ainda mais distintos dos australianos. Era quase como se fossem marcas diferentes. Mas, em 1992, com o lançamento do primeiro carro mundial da Ford…ela ficou obcecada por ovais.

Existe uma explicação bem lógica para que a marca tivesse essa obsessão por ovais nos anos 1990: basta olhar para o logotipo. Ele é um oval azul, forma que, inclusive, rendeu um apelido pelo qual a fabricante é conhecida. E tudo começou com o Mondeo em 1992 e tudo mudou depois disso.

Mondeo, o carro global da Ford

Unificando sua linha de carros ao redor do mundo, a Ford substituiu o Sierra na Europa, o Tempo nos EUA e o Telstar na Ásia e Austrália pelo Mondeo. Ainda que nos EUA ele se chamasse Contour e tivesse lanterna traseira ainda mais oval, ele foi o carro que deu o primeiro passo importante na construção de uma identidade visual forte.

Ford Mondeo cinza com placas da Europa
Ford Mondeo [Divulgação]

Ele tinha faróis ovalados, carroceria bem arredondada, típica dos anos 1990, além de interior com formas igualmente redondas. Era um contraponto em relação às linhas quadradas e retas que dominaram a década anterior. O Mondeo, no entanto, ainda não mostrava tão forte a obsessão da Ford por ovais.

Expansão oval

Com a identidade visual formada a partir de linhas básicas vindas do Mondeo, a Ford começou a explorar ainda mais essa linha. Os conceitos Focus e Conecta Electra de 1992 apontavam para a mesma direção do Mondeo, mas ainda mais redondos. Isso sem contar a reestilização do Escort, que surgiu no mesmo ano com mais elementos redondos.

Escort sapão na cor vermelha de traseira fazendo uma curva forte
Ford Escort [Divulgação]

O Probe também foi outro modelo que mostrava a predileção da identidade visual da Ford por elementos ovais, a exemplo a lanterna era um grande oval, enquanto as linhas gerais da carroceria eram bem mais redondas. O modelo, vale ressaltar, surgiu como nova geração do Mustang. Mas, como tinha tração dianteira, foi convertido em um novo produto. 

Exagero oval 

Apesar disso, existem três carros que representam o ápice dessa identidade visual da Ford e que foram os responsáveis por seu rápido declínio: Fiesta, Scorpio e Taurus. O Fiesta de quarta geração, lançado em 1995, ficou conhecido por Fiesta tristonho justamente por conta da frente oval.

Ford Scorpio de traseira
Ford Scorpio [Divulgação]

A grade frontal era na forma de elipse, que se expandia até formar o desenho dos faróis e dar ao modelo um ar triste. Até mesmo a grade inferior tinha o mesmo formato chateado. Vidro traseiro e lanternas seguiam a mesma identidade. Até mesmo o interior era desenhado com diversos elementos ovais.

Um ano antes, foi lançado o Scorpio de segunda geração. O modelo é considerado, até hoje, um dos carros mais feios feitos pela marca norte-americana. Isso se deve à frente em estilo bagre com grade em elipse e faróis redondos. Contudo, a traseira com lanternas baixas ovais é o que menos agradou ao público.

Taurus de terceira geração dourado visto de lateral e traseira
Ford Taurus [Divulgação]

Já nos EUA, a Ford trocou a geração do Taurus em 1995. Até então o carro mais vendido do país, ele perdeu a liderança rapidamente com a terceira geração que usava e abusava dos ovais. Até mesmo o vidro traseiro era formado por essa forma, enquanto a cabine era recheado de elipses. O modelo anterior até parecia mais moderno que ele. 

Quebra de paradigmas

O movimento contrário aos ovais da Ford começou em 1996 com o lançamento do Ka. Ainda que o modelo tivesse formato bem arredondado, as linhas eram quebradas por cortes retos e fortes, com muitos triângulos. Elementos esses que foram incorporados no Focus de 1998 e que deram início à era New Edge da Ford.

Essa nova identidade visual foi de extremo sucesso, criando modelos icônicos da marca e que são lembrados até hoje. Ela também foi responsável pela maior unificação entre os modelos de vários continentes vendidos pela fabricante. O auge essa junção foi o estilo Kinect, sucessor do New Edge, e que fez parte do plano One Ford.

Você já havia visto os ovais da Ford? Conte nos comentários se você gosta dessa identidade visual ou não!


YouTube video

1 comentário em “Quando a Ford apostou nos ovais e criou designs polêmicos”

  1. Roberto de Carvalho

    A Ford resolveu assumir esse apelo ao oval por conta do aniversário de um século da marca e o Ford Taurus foi o escolhido para marcar essa data e praticamente todo o carro tem formas ovais lembrando o logotipo oval da marca. O Taurus perdeu a posição de sedan mais vendido por conta dessa mudança no design. A Ford corrigiu o erro alguns anos depois dando um novo design ao Taurus que lembrava bastante o design dos modelos 95 .

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar