Dá dó ver um carro com tanto potencial sendo ignorado pelo mercado brasileiro ou não recebendo a atenção devida. Por isso, a Pergunta da Semana quer saber de você: que carro deveria receber mais atenção do público?
Para que sua sugestão faça parte da lista completa na sexta-feira, conte e justifique nos comentários qual carro você acredita merecer mais atenção das pessoas. Mas antes, confira as sugestões do nosso time de jornalismo.
Jaecoo 7 – João Brigato / editor chefe

Ainda que possa ser questão de tempo, afinal a Omoda & Jaecoo começou agora no Brasil, o Jaecoo 7 é um carro extremamente competente, refinado, bom de andar, econômico e bonito. Tem uma falhas meio bestas, mas que facilmente o próximo lote de importação pode já apresentar as evoluções. Tem muito carro pior que é mais amado do que ele.
Volkswagen Virtus 170 TSI manual – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Hoje em dia, todo mundo deseja câmbio automático pelo conforto. Mas o Volkswagen Virtus 170 TSI merece ser considerado. Com preço inicial de R$ 119.990 — a 170 TSI AT sai por R$ 128.490 —, o sedan oferece transmissão com engates precisos e pedal de embreagem leve. Além de ser divertido de dirigir, tem bom consumo, entre-eixos de 2,65 m e porta-malas de 521 litros.
Mitsubishi Eclipse Cross – Felipe Yamauchi / repórter

Entendo as razões de o Jeep Compass ser o líder dos SUVs médios e do Corolla Cross estar logo atrás. Mas, não vejo tantos motivos para que o Mitsubishi Eclipse Cross ser tão esquecido. Ele tem um visual encorpado, mecânica confiável, motor turbo de 165 cv e diversos itens de série. Além disso, leva cinco pessoas com conforto e o bagageiro acomoda 473 litros. Ou seja, ele acomoda bem as famílias. Mas, mesmo assim segue esquecido.
Renault Kardian – Luiz Forelli / repórter
![Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Renault-Kardian-Premiere-Edition-26_edited-1320x792.jpg)
Na minha opinião, o Renault Kardian merece muito mais atenção do público brasileiro. Lançado em março de 2024 como a nova aposta da marca, ele estreou o motor 1.0 turbo mais forte da em torque, com 22,4 kgfm, além de até 125 cv . É um conjunto de ótimo desempenho, direção afiada e itens de série que superam alguns rivais diretos, como câmeras ao redor do carro e piloto automático adaptativo, por um preço mais baixo que os concorrentes.
Mesmo com esse pacote, o Kardian não decolou nas vendas — foram 11.616 unidades até julho de 2025, bem abaixo do Nivus (28.375) e do Pulse (25.099). A Renault aposta na linha 2026, com mudanças pontuais para tentar mudar esse cenário. O problema é que a má fama histórica da marca no Brasil ainda afasta parte do público, ofuscando um produto totalmente novo, sem problemas crônicos e com excelente custo-benefício.
Agora é a sua vez: que carro deveria ter mais atenção das pessoas? Conte nos comentários.



Avalio melhor o eclipse Cross