Ao vivo
Home » Curiosidades » Que carro já foi melhor? | Pergunta da Semana

Curiosidades

Que carro já foi melhor? | Pergunta da Semana

O tempo passa e a tendência é que os carros melhores. Mas não é o caso de todos, como queremos descobrir nessa Pergunta da Semana

3 min de leitura

A ordem natural das coisas é que os carros melhorem com o tempo. Novas gerações, mudanças de equipamentos e motorização tendem a deixar as coisas melhores. Mas, não é o caso sempre. Por isso, nesta edição da Pegunta da Semana, queremos saber: que carro já foi melhor?

Quer seja um modelo que perdeu equipamentos, mudou de geração para pior ou que mudou a motorização para algo não tão de acordo com a realidade do Brasil: é isso que a Pergunta da Semana questiona desta vez. Dê sua sugestões nos comentários para a matéria de sexta-feira. Mas antes, os escolhidos pela equipe de jornalismo.

Volvo XC40 — João Brigato / editor chefe

Volvo XC40 Recharge Plus P6 [Auto+ / Renan Melo]
Volvo XC40 Recharge Plus P6 [Auto+ / Renan Melo]

Antigamente dizia que qualquer pergunta envolvendo SUV médio de luxo, só tinha uma resposta certa: Volvo XC40. Nos tempos em que ele tinha versão a combustão e híbrida, era um espanco na concorrência. Mas, agora sem opção de carros de entrada híbridos, quem não tem como ter um elétrico, deixou de tê-lo como opção.

Chevrolet Montana — Rafael Pocci Dea / editor assistente

piores gerações de carros de sucesso
Chevrolet Montana [Foto: Divulgação]

Em 2010, participei do lançamento da nova geração da Chevrolet Montana, cheio de expectativas. Afinal, a primeira fase da caminhonete era conhecida por ser prazerosa de dirigir. No entanto, a nova geração adotou a plataforma GM4200, derivada do primeiro Chevrolet Corsa e de sua versão picape.

O design apresentava faróis, capô e para-lamas do Chevrolet Agile, enquanto o para-choque era exclusivo. Sob o capô, o propulsor 1.4 Econo.Flex naturalmente aspirado entregava 102 cv e 13,5 kgfm com etanol. Portanto, saí do evento com a sensação de que a primeira geração da Montana era superior à novidade apresentada na época.

Honda Civic — Camila Torres / repórter

Honda Civic
Honda Civic Advanced Hybrid [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Minha opinião pode soar polêmica, mas acho que o Honda Civic já foi melhor. A começar pela sua proposta. O maior concorrente do Toyota Corolla faz falta. Agora ele se tornou um sedan de nicho que parte de R$ 265.000. Ele tem muitos atributos interessantes e empolgantes, mas não é mais o mesmo.  

Ele perdeu a essência do bom e velho Civic, de visual arrojado, mas sem abrir mão do refinamento para afrontar o conservadorismo do Corolla. Além disso, sempre foi um carro gostoso de dirigir, só que cobrava um valor que condizia com o segmento de sedans médios.

Fiat Argo — Felipe Yamauchi / repórter

Fiat Argo Drive 1.0 manual Fiat Argo é convocado para recall
Fiat Argo Drive 1.0 manual [Auto+ / Rafael Dea]

O Argo chegou ao Brasil em 2017 e tinha a “simples” missão de substituir três carros da Fiat de uma vez: Palio, Punto e Bravo. Na época de lançamento, ele até tinha bastante apelo e se destacou por anos na sua categoria. Contudo, seus rivais foram evoluindo com o tempo e tenho a sensação que ele parou e ficou mais esquecido.

É uma pena já que é um modelo bastante racional e gosta bastante de trabalhar, vide a maioria dos motoristas de aplicativo optarem por conduzirem um Argo. Mas, tomara que as coisas melhorem para ele logo mais.

Agora é a sua vez: que carro já foi melhor? Conte nos comentários.


YouTube video

3 comentários em “Que carro já foi melhor? | Pergunta da Semana”

  1. Edmundo Junior Kajueiro

    Argo assim como o Cronos eram excelentes carros quando forma lançados entretanto foram abandonados a própria sorte pela Fiat.

  2. Kuririn Agiota

    Brigato, o XC40 continua tendo versões híbridas na Europa. É triste não lançarem aqui. Peguei um XC40 B4 mild hybrid e QUE CARRINHO ESPETACULAR. Cheguei ao Brasil procurando um XC40 pra comprar e fiquei triste em ver que só temos versões à combustão já velhas ou elétricas novas.

  3. Vitor

    O Polo tinha 130cv, freios a disco e retrovisores rebativeis… Compass perdeu fechamento automático do porta malas… Toro perdeu teto solar… Hilux perdeu a versão com 225cv… Tiguan perdeu o motor TSI 2.0 mais potente e a tração integral…

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar