Ainda que o Brasil tenha atualmente 35 marcas atuando em solo nacionais, e pelo menos três já confirmadas para chegar este ano, sempre há espaço para mais. Por isso, na Pergunta da Semana, queremos saber: que montadora deveria vender seus carros no Brasil?
Antes de contar suas sugestões nos comentários para compor a matéria de sexta-feira com a lista completa, nossa equipe de jornalismo sugeriu três opções interessantes de marcas que deveriam vender seus carros no Brasil. Confira:
Mazda – João Brigato / editor
![Mazda MX-5 Miata [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/mazda_mx-5_140_edited-1200x720.jpg)
Lotada de SUVs bonitos e bem acabados, a Mazda poderia voltar ao Brasil com seus carros. O interessante é que hoje a marca se posiciona como uma fabricante semi-premium. Ou seja, acima de Honda, Toyota e Nissan, mas um degrau abaixo de Mercedes-Benz, Audi e BMW. E claro, por favor, tragam o Miata.
Opel – Leo Alves / repórter

Qualquer brasileiro vai se lembrar dos carros da era de ouro da Chevrolet, como Corsa, Astra, Vectra, Omega e por aí vai. Mas, todos esses modelos eram Opel. Por isso, trazer ao país a marca alemã pode ter um apelo gigantesco pela nostalgia. Hoje parte da Stellantis, a Opel usa muito dos modelos da Peugeot e Citroën para compor sua linha.
DS – Felipe Yamauchi / repórter
![DS4 Cross [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/ds_4_cross_67_edited-1320x791.jpg)
Quando se trata de artigos de luxo, os franceses são referência. Por isso, uma marca de carros francesa deveria ter esse prestígio. Há tempos a DS tenta achar seu lugar e teve uma passagem no Brasil quando ainda era uma linha da Citroën. Agora com modelos mais modernos e híbridos, bem que poderia voltar.
E para você: que marca deveria vender seus carros no Brasil? Conte nos comentários.
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Não acho que a Opel teria destaque no Brasil atualmente. Tirando nós, leitores de portais automotivos, pouca gente sabe que os Chevrolet antigos eram modelos Opel. Fora que dos nomes consagrados por aqui, só restam em linha Astra e Corsa (desconsidero a Zafira pois ela virou uma van e perdeu toda sua proposta original). O Astra estaria fora de cogitação pois é um segmento morto. Enquanto o atual Corsa não passa de um rebadge explícito do 208. Então de fator nostalgia a marca só teria basicamente um modelo.
Se fosse pra apostar em uma marca pra fazer sucesso no país, eu diria que a Cupra seria uma ótima candidata.
Alfa Romeo, é uma marca conhecida por carros com foco no comportamento dinâmico e visual, acho que teria bastante publico interessado num Giulia, Stelvio ou Tonale. Também seria uma boa marca premium pra atuar acima das generalistas da Stellantis e competir com as alemãs, volvo e cia.
Aproveitando que a Lancia está sendo ressuscitada na Europa, a Stellantis poderia comercializar os modelos dela por aqui também. Por enquanto teria apenas o Ypsilon (que está com um design bem chamativo) mas em breve haverá mais modelos (Gamma em 2026 e Delta em 2028 segundo o http://www.clubalfa.it). Outra que seria interessante, pelo lado do grupo VW, seria a Skoda que tem belos modelos e poderia ser uma alternativa aos VW.
Acho que seria válido o retorno da Seat, quando eles vieram nos anos 90 foi para ser algo diferente da VW com proposta de ser marca mais em conta, mesmo sem rede própria. Agora que a VW pode tornar a Seat a base do grupo para veículos elétricos, seria a oportunidade de não utilizar a marca VW para os carros elétricos e ainda assim entrar no mercado de elétricos.
Genesis. Na minha opinião, o mercado de luxo atual carece de grandes novidades e o custo-benefício das marcas instaladas aqui no Brasil está cada vez menor.
Acho válido todas as opções disponibilizadas acima (DS, Opel e Mazda). Mas queria mesmo as luxuosas americanas por aqui: Cadillac e Lincoln (que pra mim, tem os suvs mais legais do mundo: Escalade e Navigator respectivamente). As importações independentes estão ai pra provar que tem sim mercado para ambas.
Daihatsu, Seat ou Skoda, marcas subsidiárias que possam trabalhar abaixo da suas marcas matrizes nos seguimentos de entrada aliando a mecânica da Toyota e VW com acabamento e tecnologia embarcada mais simples.
Mazda seria uma boa vinda ao nosso mercado, com SUVs mto competentes, e Daihatsu como marca de baixo custo da Toyota, e a mesma trazer algumas vans e keicars