Produção está disparada, mas o povo tem muita opção

China enfrenta excesso de marcas e carros

Mesmo com uma produção acelerada e tecnológica, a China está com um pequeno empecilho em relação ao seus carros eletrificados produzidos

BYD Dolphin Mini bege andando no asfalto é um dos carros que recebem a isenção
BYD Dolphin Mini [divulgação]

Um dos países que mais produz carros, principalmente eletrificados, é a China. A região é um berço de diversas montadoras e produz modelos de categorias e propostas variadas. Todavia, o governo continua a subsidiar a produção, mesmo que já não tenha mais público para comprar o tanto de novidades e o problema mora aqui.

O que acontece é que em todo o mercado automotivo chinês, atualmente existem 123 marcas diferentes e todas elas ofertam ao público pelo menos um carro 100% elétrico. Por mais que todas as indústrias automotivas locais tenham capacidade de produzir 40 milhões de veículos por ano, apenas 22 milhões de compradores acabam por levar um automóvel 0km eletrificado para casa.

Além de oferecer ao público carros elétricos de diversas marcas, a China ainda proporciona aos clientes uma guerra notória de preços entre esses modelos. Segundo informações do portal Wall Street Journal, as 123 marcas de carros chinesas oferecem em seu portfólio ao menos um modelo 100% elétrico e mais automóveis eletrificados. Outro dado surpreendente é relação ao crescimento no índice de exportação desses veículos para os demais países do mundo.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Tem gente que quer barraco

Entre os anos de 2020 e 2023, a China aumentou em 5 vezes o número de envio de seus carros para os mercados estrangeiros. Só que, existem países que possuem suas próprias razões e justificativas para enxergar a chegada de carros eletrificados chineses em seu território com angústia e certo temor.

Os governantes dos Estados Unidos já impõem uma taxa para os carros eletrificados que chegam da China em seu território e já debatem aumentar esse imposto. Por sua vez, o governo do Reino Unido segue com uma pulga atrás da orelha em relação ao subsídio do governo chinês para suas marcas de automóveis, o que cria uma barreira para a chegada desses modelos por lá.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

Mesmo com esses problemas, tanto no consumo local quanto em países que temem receber os carros produzidos, a China segue subsidiando a indústria automotiva. Seus governantes querem reforçar a fabricação de carros no mundo, apoiar seu crescimento econômico e assegurar os empregos nesta área importante da economia.

O país seguirá com os investimentos na área, visto que somente em 2023, 4 marcas locais chegaram a produzir mais de 400 mil veículos eletrificados. Além de serem vendidos em toda a extensão territorial, algumas unidades foram exportadas e isso gerou lucro. As marcas que atingiram tal feito foram a Tesla, Wuling, BYD e Aion.

O que você acha dos carros eletrificados chineses? Teria ou tem algum deles estacionado na sua garagem? Conte nos comentários


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