Quando o Volkswagen Gol saiu de linha em dezembro de 2022, após mais de 40 anos de história e quase 9 milhões de unidades vendidas, uma dúvida que pairava no ar era quem vai ocupar o espaço que ele deixou? A marca logo lançou, em janeiro de 2023, o Polo Track, um substituto espiritual do Gol, com preço parecido e proposta popular.
Mas em 2025 chegou o Volkswagen Tera, com um discurso mais emocional, mais brasileiro, e segundo a Volkswagen, repetir o sucesso de vendas do Gol. E aí fica a dúvida: afinal, qual dos dois é o verdadeiro substituto do Gol?
O fim de uma era

O Volkswagen Gol chegou ao Brasil em 1980 com a missão de substituir a Brasília e representar a nova cara da montadora no país. Ele nasceu como um hatch robusto, com visual moderno para a época, e foi desenvolvido especialmente para o nosso mercado, levando em conta as condições de uso dos brasileiros, como o asfalto ruim, o combustível misturado e o gosto por carros fáceis de manter.
Logo no início, o Gol não era exatamente um fenômeno, mas com o passar dos anos a Volks foi ajustando o projeto. Quando o Fusca saiu de linha em 1986, o Gol se tornou o carro mais vendido do Brasil de 1987 até 2013 (27 anos). O segredo do sucesso estava no conjunto simples, resistente, fácil de consertar, barato de manter e com peças em todo lugar. Isso criou uma confiança enorme entre os brasileiros.

Mas o tempo passou. Apesar das atualizações visuais, a estrutura do Gol continuava sendo a mesma de um projeto antigo. A plataforma PQ24, de 2002, já não permitia mais atualizações importantes em segurança.
Ele não tinha controle de estabilidade, algo obrigatório em carros novos desde 2024, sequer oferecia airbags laterais, além de estar longe de ser um carro com rigidez em batidas. Ou seja, mesmo com força no mercado, o Gol ficou ultrapassado perante as exigências atuais de segurança, conforto e também eficiência.
![Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/GOL_LE_FRENTE_02_edited-1200x719.jpg)
A decisão da Volkswagen foi então aposentar o modelo com a série especial Last Edition, limitada a 1.000 unidades, vendida no fim de 2022.
O Gol saiu de linha porque a marca precisava dar espaço a um novo projeto, mais moderno, com mais segurança e possibilidade de crescer com o tempo. Em 2023 então chegou o Volkswagen Polo Track — mesmo segmento de hatch compacto, cara familiar do Gol, porém muito mais seguro e moderno.
Polo Track é o herdeiro direto
![Volkswagen Polo Track [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/volkswagen_polo_track_69_edited-1200x719.jpg)
Quem ocupou o espaço de entrada da Volkswagen logo após a saída do Gol foi o Polo Track. A VW trata ele como um modelo à parte, mas o Track é, na prática, a versão mais simples do Polo, que chegou ao Brasil em 2018 e passou por reestilização em 2022.
Para se destacar das outras versões, o Polo Track tem um visual próprio na dianteira, acabamento mais simples por dentro e um pacote de equipamentos mais enxuto. O foco aqui é custo-benefício, algo que o Gol fazia muito bem. O visual também remete ao Gol.
![Volkswagen Polo Track [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/volkswagen_polo_track_91_edited-1200x719.jpg)
Ele também tem o mesmo motor EA211, 1.0 aspirado de três cilindros com 77/84 cv, mas seu maior diferencial é a plataforma MQB A0, a mesma dos modelos mais novos da Volkswagen, como Nivus, T-Cross e Virtus. Essa base garante mais segurança estrutural, dirigibilidade mais afiada e possibilidade de evoluir com o tempo — algo que o antigo Gol já não conseguia oferecer.
Em formato de hatch compacto, o Polo Track é quem mais se aproxima da proposta original do Gol, por ser um carro acessível, simples de manter, confiável e preparado para o dia a dia do brasileiro. E o mercado respondeu bem, já que o Polo decolou nas vendas com o Polo Track em linha, e atualmente é o carro de passeio mais vendido do Brasil desde 2023, herdando na prática o papel comercial que o Gol ocupou por décadas.
E o Tera, então?

O Tera chegou em 2025 como a grande aposta da Volkswagen para conquistar o novo consumidor brasileiro que é doido por SUVs. Ele é um SUV compacto, com motor 1.0 aspirado na versão de entrada MPI (o mesmo do Track e Gol) e 1.0 turbo nas mais caras, usando a mesma base MQB A0.
Ou seja, é moderno na estrutura, mas não é nenhuma revolução. Aliás, essa plataforma já tem quase uma década e nem foi preparada originalmente para eletrificação — algo que vem se tornando indispensável no cenário global e, pouco a pouco, no Brasil também.

A VW apostou tudo no marketing, algo que inclusive a montadora faz muito bem. Reuniu jornalistas e criadores de conteúdo de vários cantos do país para o evento de lançamento, colocou o Tera para desfilar no Sambódromo no Carnaval do Rio de Janeiro, e na apresentação à imprensa tratou o carro como uma nova era e até colocou o Tera lado a lado com o Gol e o Fusca, como se ele herdasse esse legado.
No vidro traseiro, um easter egg com a silhueta do Gol quadrado e do Fusca reforça ainda mais essa mensagem.

O que dá pra dizer é que ele tem potencial. Em apenas 50 minutos após a abertura da pré-venda, o Tera somou 12 mil reservas. Com esses números, o Tera já pode figurar como o 13º SUV mais vendido do país e o 24º carro mais vendido no geral de 2025.
O que diz a Volkswagen
Procurada pelo Auto+, a Volkswagen do Brasil confirmou que o Polo Track é, oficialmente, o sucessor do Gol. A marca afirma que isso foi comunicado formalmente na virada de 2022 para 2023, durante o lançamento do modelo.
Já sobre o Volkswagen Tera, a montadora diz que o modelo nasce com a responsabilidade de repetir o sucesso de ícones históricos, como Fusca e Gol. E justamente por causa disso é que as silhuetas dos modelos icônicos estão no vidro traseiro em fila, o que significa uma homenagem à trajetória da marca no Brasil.

Segundo Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, a expectativa é que o Tera se torne um novo sucesso de vendas da empresa. “Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados. E tem motivos de sobra para isso: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks”, afirmou o executivo.
O Volkswagen Tera tem um bom caminho para se fazer
É um começo promissor, principalmente se levarmos em conta que ele parte de R$ 103.990, um valor alto para um carro de entrada. Ainda assim, ele é o segundo SUV mais barato do Brasil, perdendo apenas para o Citroën Basalt. E são com esses preços altos que faz o brasileiro também mudar a forma de consumir os carros zero km, algo que na grande parte da história do Gol, não acontecia — o zero km era aceito.

Mas se a missão for repetir o que o Gol fez, o Tera vai precisar de muito chão. O Gol ficou 42 anos no mercado, foi líder absoluto por duas décadas e caiu no gosto popular com um projeto simples, resistente e acessível. E o Tera ainda está engatinhando. Precisa de tempo, estrada e muito mais do que marketing bem feito para alcançar esse status.
Comparar o Tera com o Gol pode até fazer sentido em proposta: um carro para ser o Volkswagen do povo, fácil de manter, versátil, acessível (dentro do possível hoje). Mas se a gente tiver que escolher hoje quem ocupa de verdade o papel deixado pelo Gol, o nome é Polo Track.
![Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato] Vendas de carros novos em 2025 - Fenabrave](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volklswagen-Polo-Track-16-1200x720.jpg)
Mesmo segmento, formato de hatch, mais barato que o Tera e já firmando presença como carro de passeio mais vendido do Brasil. Mas, claro, tanto Polo Track quanto Tera ainda têm um longo caminho até chegar perto do que foi o Gol.
Pra virar o novo Gol, não basta marketing. Precisa de tempo, de preço certo, de manutenção fácil, de resistência no dia a dia e, principalmente, de história com o brasileiro. E isso, só o tempo constrói.
E você? Acha que o novo Gol é o Polo Track ou o Tera? Deixe sua opinião nos comentários!
![Volkswagen Gol [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/12/volkswagen_gol_5-door_25_edited-1200x720.jpg)



Nem Tera, nem Polo. Existe uma vaga que as montadoras não estão sabendo preencher..
nem um volta gol tive um 83 só felicidade agora tenho um 2014 só sucesso time que está ganhando não se meche