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Confira as opções

Quero um carro econômico com manutenção barata até R$ 120 mil. Qual carro comprar?

O Me Ajuda Auto+ de hoje trará opções de carros econômicos para Guilherme. Ele usa muito o veículo e foca em um melhor consumo de combustível

6 min de leitura

Nesta semana, o Me Ajuda Auto+ é com o Guilherme, que pediu dicas para escolher um carro para trabalhar. Ele é engenheiro civil e usa o carro diariamente para fazer vistorias em obras, muitas vezes a mais de 300 km de distância da cidade onde mora. Vamos ler o relato dele:

Uso um veículo mais antigo para trabalhar (sou engenheiro civil e trabalho em vistorias em obras da região em que moro, com obras às vezes a mais de 300 km da minha cidade). Como o carro tem contato com obras, uso para bater mesmo, então seria um carro para trabalhar. Mas como os gastos com combustível têm aumentado, comecei a pensar em um híbrido full. Nada de plug-in ou híbrido leve, pois não tenho tempo para carregar e quero economia de combustível de verdade. Passei a pesquisar usados, híbridos full, e parei em quatro modelos: Toyota Prius 2018, Corolla híbrido 2020, Ford Fusion 2018 e Hyundai Ioniq 2023. Peço ajuda dos meus amigos para mostrar qual desses quatro seria a melhor opção de uso. Caso tenha outra sugestão, sou todo ouvidos

Hoje ele tem um Peugeot 307 1.6 Flex 2011, e pretende gastar até R$ 120 mil em um carro que tenha ar-condicionado, direção assistida, câmbio automático, sensor e câmera de ré, mais de dois airbags, chave presencial e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Também quer baixo consumo de combustível, manutenção simples e alguma forma de eletrificação. Mas um híbrido por esse preço, só muito usado e que não se torna tão atraente.

Honda City é a escolha mais racional

Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]

O Honda City é o carro que mais se encaixa no perfil do Guilherme. Mesmo usado, ele oferece ótimo consumo, conforto, confiabilidade e manutenção acessível — quatro pontos fundamentais para quem trabalha na estrada.

A versão EXL 2022 hatch tem preço de R$ 113.878, com motor 1.5 flex de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque, câmbio CVT com simulação de sete marchas e consumo excelente de 13,3 km/l na cidade e até 14,8 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.

Porém a melhor opção é City Sedan, que tem porta-malas maior (519 litros contra 268 do hatch) e melhor aerodinâmica, resultando em consumo ainda melhor — até 15,2 km/l na estrada. Em nossos testes já chegamos a 17 km/l. O modelo 2023 topo de linha (Touring) tem Fipe tabelado em R$ 111.739, uma ótima opção e extremamente completa e até com pacote ADAS.

Porém se a necessidade é pegar um City mais atual, embora não haja mudanças, há a configuração de entrada EX 2024 custando R$ 112.386. Nesse caso, perde bancos de couro, ar digital, painel digital,  entre outros mimos Além disso, o City tem manutenção barata, ampla rede de concessionárias e oferece tudo o que o Guilherme quer.

Chevrolet Onix Plus se quer bom consumo e motor turbo

Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)
Chevrolet Onix Plus Premier (divulgação)

Outra boa alternativa é o Chevrolet Onix Plus, especialmente na versão Premier topo de linha, modelo 2025, com preço da Fipe de R$ 107.265 — dá até para achar veículo zero km de fim de estoque. Ele tem motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

O consumo é seu grande destaque, fazendo 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada com gasolina, e 8,6/11,1 km/l com etanol. Em testes do Auto+, o Onix Plus já chegou a mais de 20 km/l em rodovia, um resultado melhor que diversos híbridos. Mas, só leve para casa se todas as revisões forem feitas na concessionária por conta do problema com a correia banhada a óleo.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Além de ser eficiente, o Onix é confortável, tem Apple CarPlay, Android Auto, chave presencial, ar digital e câmera de ré. A manutenção é simples e as peças têm bom custo. É um carro que atende bem o Guilherme e não perde nada em praticidade para os híbridos que ele cogitava.

Volkswagen Virtus se quer consumo e motor potente

Volkswagen Virtus Highline cinza de frente
Volkswagen Virtus Highline [Auto+ / João Brigato]

Se o Guilherme quiser um modelo um pouco mais sofisticado e atual, o Volkswagen Virtus Highline 2024 é uma boa pedida. Ele tem preço de R$ 113.858 e, assim como Onix, tem modelos 2025 zero km. Seu motor é 1.0 turbo 200 TSI de 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque, também com câmbio automático de seis marchas.

O consumo é bom, fazendo 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina, mas na prática o Virtus consegue passar dos 16 km/l. O porta-malas de 521 litros é excelente para quem precisa levar equipamentos de trabalho, e o modelo ainda traz o diferencial dos assistentes de segurança como City Touring, com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de faixa.

Toyota Corolla Hybrid se o coração falar mais alto

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente com casa e árvores ao fundo [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Agora, se o Guilherme realmente quiser um híbrido de verdade, a escolha mais sensata entre os citados por ele é o Toyota Corolla Hybrid. O modelo 2019/2020, dependendo da versão, pode ser encontrado por cerca de R$ 123.900 na Fipe, ou seja, um pouco acima do orçamento, mas há modelos um pouco mais baratos no mercado de usados

Vai ser mais rodado do que todos os outros carros da lista, além de mais lento. Até porque o Corolla tem motor 1.8 flex combinado a um sistema elétrico, somando apenas 122 cv. O consumo urbano é excelente, 16,3 km/l com gasolina, mas na estrada cai para 14,5 km/l, o que reforça o ponto de que híbridos vão bem mesmo é na cidade.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

A vantagem está na confiabilidade da Toyota e no conforto, com suspensão independente nas quatro rodas, bom espaço interno (470 litros de porta-malas) e uma lista completa de equipamentos. Mas é importante ter atenção à procedência, já que muitos usados nessa faixa podem ter histórico de manutenção duvidosa.

E você, qual modelo escolheria entre os citados? Ou daria outra opção ao Guilherme? Deixe seu comentário!


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2 comentários em “Quero um carro econômico com manutenção barata até R$ 120 mil. Qual carro comprar?”

  1. ALEXANDRE CUNHA KRAUSE

    Eu gosto muito do Honda city porém na revenda, está difícil de colocar. É um carro que não vendeu muito, tem pouca procura mas é bem interessante o Honda.
    O virtus me caiu muito no gosto pelo design, parte interna. O que não gosto do VW é o motor 3 cilindros turbo.
    Já o Corolla é meu preferido mas sem ser hybrid, compraria o convencional com motor 1.8. mas tem uns pontos negativos que pra mim são importantes como não ter conta giros no painel.

  2. Ivo Froes Camargo

    Eu iria de virtus

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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