Lançamento mais importante da Volkswagen no Brasil nos últimos anos, o VW Tera chegou com toda a pompa de ser o novo Gol. Mas sabia que ele tem um primo com pegada bem parecida, mas que só existe na Índia? Conheça hoje o Skoda Kylaq, o Volkswagen Tera da Índia.
Como é o Skoda Kylaq?
Assim como o Tera no Brasil, o Kylaq é o SUV subcompacto de entrada da Skoda na Índia. O visual é bem diferente, contudo. Ele tem carroceria mais quadrada e que dá a ele um jeito de mini T-Cross. A frente tem faróis divididos, sendo a porção superior para os LEDs diurnos, enquanto a inferior é para a iluminação principal.
A grade frontal em formato de bigode é típica da Skoda, enquanto a abertura de ar inferior trapezoidal forma um desenho bem diferente do sorriso do Tera. Tal qual o Volkswagen, o Skoda tem lanterna traseira somente nas laterais e elas são conectadas por um friso preto. Contudo, a placa fica na tampa do porta-malas, que bem mais reta do que a do modelo brasileiro.

Por dentro, Skoda Kylaq e Volkswagen Tera têm layout idêntico. As saídas de ar estão nos mesmos lugares,assim como comandos e central multimídia. A maçaneta é a mesma, assim como o painel de instrumentos totalmente digital. O Skoda não tem partes macias no painel como o VW, mas tem saída de ar traseira.
Medidas
O Volkswagen Tera tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 de altura e 2,57 m de entre-eixos. Já o Skoda Kylaq é um pouco menor com 3,99 m de comprimento, largura idêntica, entre-eixos inalterado, mas é 16 cm mais alto por conta do formato mais caixote.


No porta-malas, o modelo tcheco leva 360 litros contra 350 litros do alemão. Ou seja, uma pequena vantagem de 10 litros apenas.
Motorização
Diferentemente do Brasil, onde o Volkswagen Tera tem duas opções de motor, o Skoda Kylaq na Índia conta apenas com um motor. Aqui temos o 1.0 MPI três cilindros aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Já as versões TSI, Comfort e High trazem motor 1.0 TSI três cilindros turbo com 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

No Skoda , o motor 1.0 TSI é a única opção. Contudo, ele entrega 115 cv e 18,1 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de seis marchas no Kylaq manual, enquanto o Tera manual tem seis marchas. Já o câmbio automático de seis marchas é o mesmo nos dois modelos.
Versões
O Volkswagen Tera é vendido nas versões MPI, TSI Manual, Comfort e High no Brasil. Sendo a última com opção de pacote Outfit que, nesse começo, é sempre agregado à série especial The Town Edition. Já o Kylaq é oferecido nas versões Classic manual, Signature Manual, Signature Automática, Signature+ Manual, Signature+ Automática, Prestige Manual e Prestige Automática.


Em relação ao Tera, o Skylaq tem opção de teto solar, bancos dianteiros ventilados e com opção de ajuste elétrico, porta-luvas refrigerado e encostos de cabeça com regulagem de altura. Já o Volkswagen é o único dos dois a ter piloto automático adaptativo, painel digital de 10,25 polegadas, sensor de ponto cego, sistema de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência.
Cores
Com portfólio colorido, Volkswagen Tera e Skoda Kylaq trazem várias opções. O SUV tcheco trazem as cores Verde Olive, Azul Lava, Preto Deep, Vermelho Tornado, Branco Candy, Prada Brilliant e Cinza Carbon.


No Brasil, o Volkswagen Tera é vendido nas cores metálicas Vermelho Hypernova, Prata Lunar, Azul Ártico e Cinza Platinum por R$ 1.750. A cor sólida Preto Ninja não tem custo adicional, ao contrário do Branco Cristal que adiciona R$ 900.
Você prefere o Volkswagen Tera ou o Skoda Kylaq? Conte nos comentários.



Fico com o Tera. Essa lei de tributação Indiana que faz muitos carros terem exatos 3,99m deixa as proporções deles estranhas. Não que o Kylaq tenha ficado ruim, mas olhando ele junto com o Tera claramente se percebe que o VW é mais harmônico.
Algo que me chama a curiosidade é que bancos ventilados, teto solar e saídas de ar condicionado traseiras são itens muito mais democratizados nos veículos indianos, até mesmo entre os modelos de entrada, pelo menos em alguma versão há a possibilidade de tê-los. Enquanto aqui eles são itens de "luxo".
Eu tô ficando maluco ou olhando de lado o Tera lembra absurdamente o Peugeot 208?