Carros esportivos costumam ser espalhafatosos e chamativos. Mas nem sempre um modelo com grande desempenho tem um visual cheio de asas, rodas grandes e afins. Assim como os carros que são verdadeiros foguetinhos, esses modelos aqui são verdadeiros sleepers: passam nas ruas sem chamar a atenção, mas basta uma pisada no acelerador para que seu potencial seja revelado.
Chevrolet Omega Fittipaldi V6

O Chevrolet Omega até um dos carros mais queridos da marca no Brasil, mas normalmente ele é lembrado em sua primeira geração. Entretanto, a terceira, vendida por aqui no fim dos anos 2000, era um verdadeiro sleeper. O visual tradicional de um sedã grande escondia um ótimo motor, um 3.6 V6 de 292 cv, que levava o modelo aos 100 km/h em 6,8 segundos e atingia uma velocidade máxima de 235 km/h.
Hyundai Azera
![Hyundai Azera [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/hyundai_azera-1320x792.webp)
O segundo Azera vendido no Brasil tinha um visual mais chamativo, por isso vamos focar no primeiro modelo. Equipado com um motor 3.3 V6, ele entregava 265 cv e fazia de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima de 231 km/h. O visual poderia até lembrar os carros dos anos 1990, mas ao menos no desempenho, o Azera era surpreendente.
Honda Civic Touring
![Honda Civic Touring [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/honda_civic_touring-1320x792.webp)
A décima geração do Civic tinha um visual mais esportivo até que o modelo atual. No entanto, a versão Touring, com o motor 1.5 turbo, passa despercebida tranquilamente, já que apenas o badge Turbo na traseira entrega a maior potência. São 173 cv de potência, com um 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.
Fiat Tempra Stile Turbo

Voltando um pouco no passado, o Fiat Tempra Turbo marcou época, sendo um dos carros mais lembrados da marca italiana. Entretanto, houve uma outra versão turbinada do sedã. A Fiat vendeu no Brasil o Tempra Stile com o motor 1.4 turbo de 165 cv, mas com um visual bem mais conservador, com direito a quatro portas. Mesmo assim, o desempenho era bom: 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade máxima de 220 km/h.
Citroën C4 Cactus THP
![Citroën C4 Cactus THP [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/citroen_c4_cactus-1320x792.webp)
Para fechar a lista, um SUV que está em uma situação delicada no Brasil. Em meio a rumores de que pode sair de linha, o C4 Cactus com o motor 1.6 turbo THP é um dos carros mais interessantes do mercado, ao menos em desempenho, mas passa completamente despercebido. Seu motor rende 173 cv, garantindo um 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e velocidade máxima de 212 km/h.
Quais outros carros entregam um grande desempenho, mas têm um visual discreto? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Promoção do VW Nivus reduz preço do SUV em mais de R$ 12 mil
>> Porsche 911 híbrido reestilizado terá apenas uma desvantagem
>> Elon Musk vai contra governo e critica imposto sobre carro chinês



O Motor do Tempra Turbo era 2.0 8 válvulas, e não 1.4
Deixaram a matéria na mão do estagiário e saiu está bobagem. O motor 1.4 foi o UNO Turbo…que saudades!!!
Old School, Fiat Marea Turbo…tem q ser galo para segurá-lo em linha reta, qnd libera toda potência
Era mesmo… me dava cada susto, rsrsrs (os passageiros, então!! mwahwawha!)
Um suv muito bom e q infelizmente a GM não continuou com o mesmo motor foi a Equinox 2.0 turbo de 262cv e 37kgfm awd e câmbio de 9 marchas de 0 a 100 em 7,0 segundos e velocidade máxima de 210km/h muito top o suv da a impressão de ser um sw pela estabilidade nas curvas.
Surpreendente o 0 a 100 do Ômega, não sabia que era tão baixo.
Na década de 90 também houve um foguetinho da Ford chamado Escort. Como um hatch médio, ele vinha com um motor 1.8 16v da família de motores Zetec. Esse motor foi uma parceria com a Ford e a Yamaha/Mazda duas grandes marcas japonesas. A tecnologia era de fórmula 1 pois esse motor foi consagrado pelas vitórias que Michael Schumacher venceu e ganhou o título de fórmula 1 em 1993. Um motor forte e de bom desempenho, apesar de não ter tantos cavalos para ser considerado potente, cerca de 115cv, fazia de 0 a 100 em 9,8 s e chegava a uma velocidade de 198 km/h. Números surpreendentes devido a concepção técnica e a tecnologia de 16 válvulas que ele tinha. Equipou o Escort de 1997 até 2002 quando foi substituído pelo Focus. Tenho um e não troco por nada . Um bom carro.
Omega era top, e conta com controle de tração para arrancadas perfeitas, detalhe…."aspirado"
Omega contava com controle de traçao para arrancadas perfeitas, detalhe "aspirado"
Ford Bronco Sport.
Sei que a matéria trata de carros vendidos no Brasil, mas o Skyline, se não fosse a fama, ou se mostrar para qualquer um que não entenda de carro, tem um visual bem pacato, acredito que se perguntar pra minha mulher por exemplo, entre o skyline e qualquer civic, ela vai achar que o civic anda mais
Dois carros me impressionaram. Um foi um Gol 1986 com motor AP 1.6 álcool e câmbio de 4 marchas na minha juventude. Carrinho encardido pra andar fazia passar mal alguns proprietários de carros mas "chamativos".
O outro carro foi recente. Comprei para minha esposa andar "por cima" dos outros devido a altura do carro que é uma SUV. Eu quando saía nele, quase passava por cima dos que teimam em andar na faixa da esquerda travando o trânsito…rss… A Santa Fé 3.5 é um SUV pra família com desempenho de carro esportivo. 285 CV em um motor V6 que faziam a maioria dos carros apenas vendo a placa traseira dela. E eu gosto de acelerar, então, não arregaça pra ninguém. O único carro que me deu mais trabalho foi um BMW elétrico parecendo um carro futurista com seus grafismos mas mesmo assim, tomou pau.
Tive um Tempra Ouro 2.0 16V na época, andei a 210 km/h na Castelinho/Sp, sentou no asfalto.
Estou achando pouco esta velocidade informada para o Tempra Style turbo.
Só pra citar mais 2: Honda Accord e Toyota Camry, a partir de 2008 especialmente. O Camry mesmo, puta carro de tiozão… rsrs. O Accord já vinha com desativação de cilindros pra economizar combustível e tinha cancelamento de ruído ativo pelo sistema de som… em 2008!!
Tinha o Tempra Turbo, com duas portas, e o Tempra Stile, com 4 portas, ambos com motor 2.0 16v turbo.
O Uno Turbo tinha motor 1.4 turbo.
Agora chamar de "sleeper" esses sedãs enormes estilo barca, é demais.
Discordo. Andei em um Azera e é, realmente, muito forte. Exatamente um Sleeper. Engana exatamente por parecer uma barca, grande e pesada. Mas, acelerando, é muito potente. Nos "metros iniciais" de uma aceleração vc fica com o corpo "preso" ao banco quando o motorista "pisa fundo" e a frente dá uma "empinadadinha" (o Landau dava a mesma sensação). Um colega deixou-me de carona em uma estação de trem na Nações Unidas (SP). Muito louco, a barca acelera forte. Quanto aos outros não posso falar.
Esportividade está num carro direto, suspensão firme.
Entendo. Mas o termo Sleeper é utilizado para carrosc que parecem pesados, lentos, mas que, na verdade, são potentes (não esportivos necessariamente, mas com aceleração forte). Tipo quando saem da inércia, em um farol, você espera que sejam lentos e não são. Agora, “esportividade” vc têm razão. Mas o termo “Sleeper” são para carros que parecem lerdos e não são. Só isso. Não é para definir carros “esportivos”.