A velocidade do mercado brasileiro tem feito com que a Stellantis rapidamente mexa em sua linha de produtos. O problema é que alguns carros saem de linha depois de somente um ano, criando uma raridade que pode, ou não, se tornar um mico depois. Essa política já atingiu Fiat, Peugeot, Ram e Jeep, mas tudo por conta de trocas de motores.
Peugeot 208 turbo

O Peugeot 208 com motor 1.0 três cilindros turbo e visual pré-reestilização durou exatamente um ano. Ele foi lançado em setembro de 2023, mantendo a opção de motor 1.0 três cilindros aspirado e 1.6 quatro cilindros aspirado. Só que, exatamente um ano depois, em setembro de 2024, veio o visual novo.
Ou seja, é possível achar somente unidades 2023/2024 ou 2024/2024 do velho Peugeot 208 com motor turbo. O modelo era vendido nas versões Allure, Style e Griffe. Com a reestilização, a versão Style deixou de ser ofertada com motor turbo e a Griffe passou a ser chamada de GT.
Fiat Titano
![Fiat Titano Ranch [Auto+/ Rafael Dea]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Fiat-Titano-Abre-jpg.webp)
A Fiat bem que poderia ter segurado esse lançamento. Mas a Titano chegou ao Brasil em março de 2024 com uma dirigibilidade nada agradável, suspensão saltitante e motor fraco. Em maio, ou seja, um ano e dois meses depois, chegou a linha 2026 com motor mais potente, toda geometria de suspensão refeita, novo câmbio, nova direção…
Mas a fama da Fiat Titano antiga ainda ficou. Especialmente porque a marca italiana queimou estoques do modelo antigo com preços muito baixos. Além de toda mudança mecânica extremamente necessária, que mudou o carro da água para o vinho, a Titano também passou a ser fabricada na Argentina. Antes era feita no Uruguai.
Ram Rampage

Em junho de 2023, a Ram Rampage foi lançada no Brasil com motores 2.0 turbo em variante diesel e gasolina. O motor 2.2 turbo diesel já estava em desenvolvimento, mas atrasou para o lançamento da caminhonete. Só que, em novembro de 2024, já veio a troca de motor na Rampage, junto da estreia da versão Big Horn.
Fora do Brasil, a variante de entrada chegou a ser oferecida com o velho motor 2.0 turbo diesel, enquanto por aqui a Stellantis pelo menos esperou a troca de motorização. O novo motor é muito mais elástico, econômico e forte, tornando a Rampage 2.0 diesel um carro relativamente raro.
Fiat Pulse e Fastback “Hybrid”

Essa dupla de carros da Stellantis não durou um ano. Em novembro de 2024, os Fiat Pulse e Fastback receberam novo motor 1.0 três cilindros turbo semi-híbrido. Apesar de ser chamado de Hybrid pela Fiat, não são híbridos de verdade. Afinal, o motor elétrico não traciona as rodas sozinho, somente auxiliando o motor 1.0 turbo.
Só que, ao invés de esperar a mudança visual ser feita para lançar o Pulse e o Fastback eletrificados, a marca deixou os dois com o estilo antigo somente alguns meses. Seis meses para ser exato, visto que em maio de 2025 o novo Pulse foi lançado e, um mês depois, totalizando sete meses em linha, o Fastback ganhou novo visual.
Peugeot e-2008 e Fiat 500
![Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Fiat-500-eletrico-3_edited-1200x720.jpg)
![Peugeot e-2008 GT [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Peugeot-e-2008-GT-3-1200x721.jpg)
O caso dos carros elétricos da Stellantis é um pouco à parte. Por ser um estoque muito pequeno e modelos de pouca procura, o Fiat 500 e o Peugeot e-2008 com visual antigo foram trazidos somente em um ano/modelo. O hatch foi em 2022, com modelos 0 km disponíveis até hoje, enquanto o SUV veio só no ano de 2023 e agora em 2025 com novo estilo.
Jeep Commander

Ainda em vias de ser revelado, o Jeep Commander reestilizado terá duração curta. O modelo, que deve ser lançado ainda neste ano, manterá os atuais motores 1.3 quatro cilindros turbo flex, 2.2 quatro cilindros turbo diesel e 2.0 turbo a gasolina. Só que a Stellantis prepara mudanças para dois desses motores usados em outros carros.
O 1.3 quatro cilindros turbo será parcialmente eletrificado com sistema semi-híbrido e câmbio de dupla embreagem. Já o 2.0 turbo a gasolina será convertido para flex. Ou seja, o Commander reestilizado chega ainda neste ano com visual diferente, mas motores velhos. E, no ano que vem, terá motorização modificada.
Você já tinha reparado neste novo hábito da Stellantis? Conte nos comentários.



Lançaram o Fiat Argo Endurance que ficou por quatro meses. De setembro/2024 até janeiro/2025.
Esqueceram do Bravo. O melhor carro já feito até hoje pela Fiat. Todo mecânico Fiat tem um bravo! Não dá pra entender, dizem que foi falha de marketing .
O que o Bravo tem a ver com o assunto? O artigo é sobre versões de carros com curtissima duração (meses, 1 ano, 2 anos, no máximo). O Bravo vendeu por 6 anos (ou 7). Esse tal de melhor carro da Fiat inclui a versão com o obsoleto motor E.torq e o problemático câmbio dualogic?
Isso que prejudica a marca e fidelidade dos clientes onde o lucro é maior que a glória…
A manchete da reportagem não condiz com a matéria. Parece que os carros da Stellantis são uma porcaria e só duram um ano. Um absurdo publicarem uma reportagem dessa, com um título muito mal intencionado. Se não fosse pela “liberdade de expressão”, seria o caso da Stellantis processar o autor da reportagem. Muito baixo nível.
Boa, concordo.
Na verdade, Sergio, esse comportamento vem sendo observado na FIAT há mais de 2 décadas. Como você mesmo disse, não que os carros sejam ruins, longe disso. No entanto, na tentativa apressada de abraçar todas as categorias do mercado e não perder vendas, desrespeita o consumidor e deixa a marca vulnerável.
Mas o carro é uma porcaria, estou completamente arrependido de ter saído de um Corolla 2020/2021, pra merda de um Pulse híbrido 2024/2025.
Já apresentou diversos defeitos e o último foi mal funcionamento, no sistema de velocidade cruzeiro.
Tudo pra resolver na concessionária leva de 3 a 5 dias úteis.
Toyota é para quem prioriza confiabilidade; Fiat é para quem prioriza inovação (algumas mal testadas). Quem errou foi você, por achar que as marcas teriam alguma semelhança. É o mesmo que comer no Méqui e depois reclamar que a comida não era saudável.
Stellantis mais perdida que cego em tiroteio!
Essa empresa faz as pessoas têm prejuízo você compra um carro agora daqui a pouco ele já muda é um saco eu vou ficar na Volkswagen mesmo
ainda bem q mudam tão logo detectem a necessidade
A Fiat contudo é líder de mercado