Programada para estrear no Brasil no segundo semestre de 2025, a Leapmotor escapou de uma polêmica. Um de seus principais produtos e que será o primeiro da marca nessa primeira leva, conta com o mesmo nome de uma clássica caminonete da Chevrolet. Mas, Stellantis e GM não vão brigar pelo nome C10 / C-10.
Procuradas pelo Auto+, as duas montadoras confirmaram que não haverá conflito no uso do nome C10 pela Leapmotor. E isso não tem relação com o fato de que, na Chevrolet, o nome era C-10, com hífen. Na realidade, é que a patente do nome feito pela GM já caiu.
Como não houve interesse da Chevrolet em renovar o nome C-10 no Brasil, a patente caiu. Com isso, a Leapmotor pode usar livremente a designação para o seu SUV 100% elétrico de porte médio. Apesar de idênticos na pronúncia, Leapmotor C10 e Chevrolet C-10 não poderiam ser mais diferentes.

S10 não pode!
Contudo, como a caminhonete saiu de linha há muito tempo e não há interesse da Chevrolet em voltar a usar o nome, não há problema para a Stellantis. Todavia, um representante da marca alertou de maneira descontraída que “caso eles queiram usar S10 ou S-10, aí sim teremos problemas”.
Nesse caso, é porque o nome S10 é usado pela Chevrolet nos dias atuais para a sua caminonete média. Dentro da Leapmotor, contudo, a marca tem usado somente as letras C e B para os seus modelos, contando atualmente com B01, B05, B10, B11, C01, C10 e C16.

A única exceção é o T03, um SUV compacto que foi descartado para o Brasil. Ou seja, se futuramente surgir uma linha S dentro da Leapmotor, é melhor que a Stellantis evite S10 para não azedar a amizade com a General Motors.
Qual C10 você prefere: o da Chevrolet ou da Leapmotor? Conte nos comentários.