Se você entrar em uma roda de conversa ou em um post em que o assunto seja SUVs, as criticas na internet são dadas como mais importantes do que a realidade. Afinal, qualquer site, rede social ou canal que fale de carros, sempre haverá gente falando mal dos SUVs de shopping. Críticos, os quais dizem as maiores barbaridades sobre esses tipos de modelos, mas que, se analisar bem, estão totalmente errados.
Até porque, o brasileiro compra muito SUV de shopping e não liga para isso. Aliás, o mundo inteiro parece seduzido por esse tipo de carro. Durante muitos anos, o segmento de SUVs mirava em pessoas que, de fato, precisavam de um veículo off-road. Prova disso é que a maioria dos modelos vendidos hoje em dia tem apenas tração na dianteira.
Por que as pessoas compram SUVs de shopping?
Com a morte das minivans e das peruas no Brasil, quem precisa de espaço interno farto ou porta-malas maior, tem nos SUVs a melhor opção. Além disso, para muitos compradores, esse tipo de modelo mais altinho passa uma sensação de maior robustez por conta da altura elevada em relação ao solo, pneus mais borrachudos e suspensão (teoricamente) mais parruda.

Como o asfalto brasileiro não é dos melhores, ter a (falsa) sensação de que seu carro mais alto vai aguentar os castigos da buraqueira também contribui para que os SUVs sejam tão queridinhos. Isso que, para muitos, o máximo de aventura é no estacionamento de um shopping. Além disso, a posição de dirigir mais alta é outro fator preferido pelos motoristas desse tipo de carro.
Na teoria, essa posição elevada traz como vantagem a facilidade de entrar e sair, especialmente para idosos com problemas de mobilidade. Há uma sensação de melhor visão do trânsito e de que você fica acima da média da rua – mesmo que a rua esteja lotada de outros SUVs hoje em dia.

Um SUV em cada esquina
Inefavelmente, a categoria que mais cresce no Brasil é dos SUVs. Tanto que eles já são o tipo de carro que mais é comercializado no nosso país. Segundo dados da Fenabrave, foram 939.279 SUVs vendidos de janeiro a dezembro de 2024, sendo que em dezembro foram quase 100 mil emplacamentos (96.886 unidades). Já em 2025, de janeiro a setembro, já temos 764.966 SUVs vendidos.
No ritmo que andamos, é bem provável que 2025 feche com mais de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. Na porcentagem de mercado em 2025, eles representam 54,22% do mercado contra 48% no mesmo período do ano passado. Ou seja, eles estão crescendo forte e já representam mais da metade das vendas dos carros 0km no Brasil.

Quase ninguém faz off-road
Há outro fator que comprova o fato de que o verdadeiro comprador da categoria prefere um SUV de shopping. Dos 40 SUVs mais vendidos do Brasil (de acordo com dados da Fenabrave), metade tem pelo menos uma versão com opção de tração nas quatro rodas. Entretanto, existe uma diferença crucial entre o tipo de tração usado.

A maioria tem tração integral, em que a força é enviada para as quatro rodas sem pretenção off-road. Dos 40 modelos, apenas sete contam com tração 4×4 de verdade com reduzida. Ou seja, 36 dos 40 SUVs mais vendidos do Brasil, são SUVs de shopping. A situação fica ainda mais nítida ao analisar o topo do segmento.
Dos dez SUVs mais vendidos do Brasil, somente os Jeep Compass e Renegade contam com versão 4×4, enquanto todo o restante da categoria tem tração somente na dianteira. O mais vendido de todos, no acumulado do ano Volkswagen T-Cross, que detém 8,63% do mercado, nunca teve variante com outra tração além da dianteira.

No top 10 ainda temos Toyota Corola Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Jeep Compass, Fiat Fastback, Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Todos são carros nitidamente pensados somente para uso urbano e tem zero aptidão off-road. A exceção é o Compass que tem tração 4×4, mas só na versão esportiva Blackhawk. Ou seja, SUVs de shopping cujas rodas grandes com pneus finos os fazem ter rejeição à terra.
Só que os números não mentem. Afinal, estamos falando de carros que figuram na lista dos mais vendidos do Brasil e não enfrentam off-road. Pode reclamar, questionar a necessidade de carros assim, mas números não mentem. O brasileiro gosta de um bom SUV de shopping e não tem medo de esconder isso.

Você tem um SUV de shopping ou é contra esse tipo de carro? Conte nos comentários.


