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Toyota Corolla fora de linha até 2026? Veja ótimos sedãs que valem a pena no lugar dele

Enquanto o sedã médio está sem estoque nas lojas devido a destruição da fábrica de motores, o mercado oferece boas opções

7 min de leitura

A vida de quem planejava comprar um Toyota em 2025 não será nada fácil. Depois das fortes chuvas acompanhadas de ventos de 90 km/h em São Paulo destruírem 90% da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, no último dia 22 de setembro, a produção das plantas da marca em Sorocaba e Indaiatuba foi paralisada. Com isso, o Toyota Corolla teve produção paralisada e só devem voltar às linhas de montagem em 2026.

A fabricante japonesa estuda importar motores da Indonésia e do Japão, mas para alocar a força motriz em larga escala, somente ano que vem, isso se a retomada da produção no Brasil não voltar. Até lá, quem quiser um desses modelos vai enfrentar filas de espera bem longas.

Por isso, o Auto+ preparou uma lista com alternativas ao Corolla sedã. Sabemos que quem procura um Toyota valoriza confiabilidade, pós-venda sólido e um conjunto equilibrado. Então a ideia aqui é mostrar opções próximas em preço e proposta, sem fugir muito do que o consumidor busca quando pensa em um Corolla. Por isso, pegamos todas as versões e alternativas.

Corolla XEi de R$ 171.590? Vai de Honda City Touring 

Honda City sedan de frente cinza em uma sombra de árvore
Honda City Sedan Touring [Camila Torres / Auto+]

A versão XEi, que era intermediária, virou praticamente a porta de entrada do Corolla. Por R$ 171.590, ela entrega o motor 2.0 aspirado flex de 169/175 cv e 21,3 kgfm de torque, com câmbio CVT de dez marchas. Mas, nessa faixa de preço, existe uma opção interessante — o Honda City Touring.

Sim, o City é um sedã compacto, mas oferece espaço interno extremamente bom, até maior que o do Corolla em alguns pontos, graças ao bom aproveitamento dos bancos. Mede 4,57 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,60 m e um porta-malas de 519 litros — melhor que os 470 litros do Toyota. 

Imagem mostra Honda City Sedan de traseira - Confira avaliação
Honda City Sedan Touring [Camila Torres / Auto+]

Além disso, é topo de linha e vem muito bem equipado, com painel parcialmente digital, multimídia de 7 polegadas, motor 1.5 flex de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm e câmbio CVT de sete marchas. O consumo é mais um ótimo chamariz do modelo, que faz 12,8 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina.

O City Touring ainda oferece itens que o Corolla não traz nesta versão, como freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e ar-condicionado digital de duas zonas. E com preço de R$ 150.800, entrega a tradicional confiabilidade da Honda com pós-venda sólido.

Corolla GLi Hybrid de R$ 189.000? Vai de BYD King GL

BYD King [reprodução]
BYD King [reprodução]

Aqui quem procura a versão GLi Hybrid está atrás de eficiência e da tecnologia híbrida. E nesse segmento não existem muitas opções acessíveis, porque o próximo sedã híbrido pleno depois do Corolla já é o Honda Civic, que parte de R$ 265.900.A escolha, então, é o BYD King GL, que custa R$ 169.800. 

Ele usa motor 1.5 aspirado a gasolina aliado a uma bateria de 8,3 kWh, somando 209 cv e 32,2 kgfm de torque. E se você está pensando que é um híbrido plug-in e vai ter que carregar na tomada?, a resposta é: não necessariamente. 

toyota corolla
BYD King [reprodução]

Sem carregar, ele funciona como um híbrido pleno, tal qual o Corolla. A diferença é que, por ter uma bateria maior, ele é um pouco mais pesado (1.515 kg), mas ainda assim entrega consumo muito competitivo de 17,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.

O Corolla Hybrid tem motor flex de 122 cv, com bateria menor de 1,3 kWh. A vantagem dele é aceitar etanol, mas os números de consumo são praticamente equivalentes. 

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

No espaço interno, o King GL mede 4,78 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,71 m e porta-malas de 450 litros, um pouco menor que o Toyota.

Corolla Altis 2.0 de R$ 199.490? Vai de Nissan Sentra Exclusive

[Nissan Sentra Exclusive 2025 / Rafael Dea]

O Altis 2.0 é a versão topo de linha do Corolla com motor aspirado. E aqui a opção mais clara, sem dúvida, é o Nissan Sentra Exclusive CVT, vendido a R$ 198.790.

O sedã da Nissan tem motor 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio CVT de oito marchas. O desempenho é parecido com o Corolla, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, enquanto o Toyota cumpre em 9,2 s. 

carro
[Nissan Sentra Exclusive 2025 / Rafael Dea]

O Sentra mede 4,64 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,73 m e porta-malas de 466 litros, oferecendo espaço muito próximo ao rival. E o pacote de equipamentos também não decepciona. 

O Sentra topo oferece piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, câmeras 360°, frenagem autônoma, além de acabamento interno de boa qualidade, com opção de revestimento caramelo. É um carro que entrega um conjunto bem completo, confiável e equilibrado.

Corolla GR-S de R$ 199.790? Vai de Volkswagen Virtus Exclusive

Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI preto parado de frente com muro amarelo ao fundo
Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O GR-S é a versão com apelo esportivo do Corolla, mas só no visual, pois traz o mesmo motor 2.0 aspirado de até 175 cv e câmbio CVT. Ou seja, é mais aparência do que performance. Por isso, uma opção é o Volkswagen Virtus Exclusive, que custa R$ 169.990. 

Sob o capô, ele traz o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que aparece já a 1.500 rpm, entregando mais agilidade que o 2.0 aspirado do Corolla, cujo torque só chega a 4.400 rpm. Ou seja, o Virtus vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, contra 9,2 s do Corolla GR-S.

Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

No consumo também leva vantagem, com médias de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. O grande ponto negativo vai ficar para o acabamento do Virtus. O Corolla é superior, enquanto o Virtus aposta em plásticos no painel. Mas em equipamentos o VW não decepciona, com piloto automático adaptativo, central VW Play e painel digital.

Corolla Altis Premium Hybrid de R$ 199.990? Vai de BYD King GS

BYD King GS [Auto+ / João Brigato]

No caso do Altis Premium Hybrid, o consumidor quer o máximo em conforto aliado à tecnologia híbrida. E, novamente, a alternativa vem da BYD, com o King GS, que custa R$ 175.990.

Aqui o motor já é 1.5 turbo, com bateria maior de 18,3 kWh. A potência sobe para 235 cv e o torque é de 33,1 kgfm, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, desempenho que o Corolla Hybrid não chega nem perto. A autonomia no modo elétrico é de até 78 km (Inmetro), e sem carregar na tomada ele funciona como híbrido pleno.

BYD King GS [Auto+ / João Brigato]

No consumo, entrega 16,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Mede 4,78 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,71 m e porta-malas de 450 litros. E o pacote de equipamentos é completo na linha 2026, com piloto automático adaptativo, central multimídia de 12,8 polegadas, alerta de ponto cego, sensor de tráfego cruzado, entre outros.

Mas e você, compraria algum carro da lista ou ainda prefere um Corolla seminovo? Deixe sua opinião nos comentários!


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3 comentários em “Toyota Corolla fora de linha até 2026? Veja ótimos sedãs que valem a pena no lugar dele”

  1. Flavio natacci

    Vale também incluir o Arizzo na lista

  2. ROGERIO

    Era a oportunidade pra Honda importar para o Brasil o Civic com motor a combustão, por um preço mais em conta que a versão híbrida atualmente importada da Tailândia. Muitos daqueles que hoje compram Corolla foram donos de Honda Civic.

  3. Humberto Bertoncini

    Carro é Corolla. O carros mais vendido do mundo 57 milhões de carros vendidos. O degundo é o fusca com 29 milhões. Ou seja a metade. O Corolla tem 10 anos de garantia não quebra nunca 500 mil quilômetros nootor. Qual carro dura isto. E é completissimo.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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