A vida de quem planejava comprar um Toyota em 2025 não será nada fácil. Depois das fortes chuvas acompanhadas de ventos de 90 km/h em São Paulo destruírem 90% da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, no último dia 22 de setembro, a produção das plantas da marca em Sorocaba e Indaiatuba foi paralisada. Com isso, o Toyota Corolla teve produção paralisada e só devem voltar às linhas de montagem em 2026.
A fabricante japonesa estuda importar motores da Indonésia e do Japão, mas para alocar a força motriz em larga escala, somente ano que vem, isso se a retomada da produção no Brasil não voltar. Até lá, quem quiser um desses modelos vai enfrentar filas de espera bem longas.
Por isso, o Auto+ preparou uma lista com alternativas ao Corolla sedã. Sabemos que quem procura um Toyota valoriza confiabilidade, pós-venda sólido e um conjunto equilibrado. Então a ideia aqui é mostrar opções próximas em preço e proposta, sem fugir muito do que o consumidor busca quando pensa em um Corolla. Por isso, pegamos todas as versões e alternativas.
Corolla XEi de R$ 171.590? Vai de Honda City Touring

A versão XEi, que era intermediária, virou praticamente a porta de entrada do Corolla. Por R$ 171.590, ela entrega o motor 2.0 aspirado flex de 169/175 cv e 21,3 kgfm de torque, com câmbio CVT de dez marchas. Mas, nessa faixa de preço, existe uma opção interessante — o Honda City Touring.
Sim, o City é um sedã compacto, mas oferece espaço interno extremamente bom, até maior que o do Corolla em alguns pontos, graças ao bom aproveitamento dos bancos. Mede 4,57 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,60 m e um porta-malas de 519 litros — melhor que os 470 litros do Toyota.



Além disso, é topo de linha e vem muito bem equipado, com painel parcialmente digital, multimídia de 7 polegadas, motor 1.5 flex de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm e câmbio CVT de sete marchas. O consumo é mais um ótimo chamariz do modelo, que faz 12,8 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina.
O City Touring ainda oferece itens que o Corolla não traz nesta versão, como freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e ar-condicionado digital de duas zonas. E com preço de R$ 150.800, entrega a tradicional confiabilidade da Honda com pós-venda sólido.
Corolla GLi Hybrid de R$ 189.000? Vai de BYD King GL
![BYD King [reprodução]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/byd-king-seda-hibrido-plug-in-1320x791.jpg)
Aqui quem procura a versão GLi Hybrid está atrás de eficiência e da tecnologia híbrida. E nesse segmento não existem muitas opções acessíveis, porque o próximo sedã híbrido pleno depois do Corolla já é o Honda Civic, que parte de R$ 265.900.A escolha, então, é o BYD King GL, que custa R$ 169.800.
Ele usa motor 1.5 aspirado a gasolina aliado a uma bateria de 8,3 kWh, somando 209 cv e 32,2 kgfm de torque. E se você está pensando que é um híbrido plug-in e vai ter que carregar na tomada?, a resposta é: não necessariamente.

Sem carregar, ele funciona como um híbrido pleno, tal qual o Corolla. A diferença é que, por ter uma bateria maior, ele é um pouco mais pesado (1.515 kg), mas ainda assim entrega consumo muito competitivo de 17,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
O Corolla Hybrid tem motor flex de 122 cv, com bateria menor de 1,3 kWh. A vantagem dele é aceitar etanol, mas os números de consumo são praticamente equivalentes.
![BYD King [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/ffc5z7oi-byd_king_3-1320x792.avif)
No espaço interno, o King GL mede 4,78 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,71 m e porta-malas de 450 litros, um pouco menor que o Toyota.
Corolla Altis 2.0 de R$ 199.490? Vai de Nissan Sentra Exclusive

O Altis 2.0 é a versão topo de linha do Corolla com motor aspirado. E aqui a opção mais clara, sem dúvida, é o Nissan Sentra Exclusive CVT, vendido a R$ 198.790.
O sedã da Nissan tem motor 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio CVT de oito marchas. O desempenho é parecido com o Corolla, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, enquanto o Toyota cumpre em 9,2 s.



O Sentra mede 4,64 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,73 m e porta-malas de 466 litros, oferecendo espaço muito próximo ao rival. E o pacote de equipamentos também não decepciona.
O Sentra topo oferece piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, câmeras 360°, frenagem autônoma, além de acabamento interno de boa qualidade, com opção de revestimento caramelo. É um carro que entrega um conjunto bem completo, confiável e equilibrado.
Corolla GR-S de R$ 199.790? Vai de Volkswagen Virtus Exclusive

O GR-S é a versão com apelo esportivo do Corolla, mas só no visual, pois traz o mesmo motor 2.0 aspirado de até 175 cv e câmbio CVT. Ou seja, é mais aparência do que performance. Por isso, uma opção é o Volkswagen Virtus Exclusive, que custa R$ 169.990.
Sob o capô, ele traz o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que aparece já a 1.500 rpm, entregando mais agilidade que o 2.0 aspirado do Corolla, cujo torque só chega a 4.400 rpm. Ou seja, o Virtus vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, contra 9,2 s do Corolla GR-S.



No consumo também leva vantagem, com médias de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. O grande ponto negativo vai ficar para o acabamento do Virtus. O Corolla é superior, enquanto o Virtus aposta em plásticos no painel. Mas em equipamentos o VW não decepciona, com piloto automático adaptativo, central VW Play e painel digital.
Corolla Altis Premium Hybrid de R$ 199.990? Vai de BYD King GS

No caso do Altis Premium Hybrid, o consumidor quer o máximo em conforto aliado à tecnologia híbrida. E, novamente, a alternativa vem da BYD, com o King GS, que custa R$ 175.990.
Aqui o motor já é 1.5 turbo, com bateria maior de 18,3 kWh. A potência sobe para 235 cv e o torque é de 33,1 kgfm, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, desempenho que o Corolla Hybrid não chega nem perto. A autonomia no modo elétrico é de até 78 km (Inmetro), e sem carregar na tomada ele funciona como híbrido pleno.



No consumo, entrega 16,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Mede 4,78 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,71 m e porta-malas de 450 litros. E o pacote de equipamentos é completo na linha 2026, com piloto automático adaptativo, central multimídia de 12,8 polegadas, alerta de ponto cego, sensor de tráfego cruzado, entre outros.
Mas e você, compraria algum carro da lista ou ainda prefere um Corolla seminovo? Deixe sua opinião nos comentários!




Vale também incluir o Arizzo na lista
Era a oportunidade pra Honda importar para o Brasil o Civic com motor a combustão, por um preço mais em conta que a versão híbrida atualmente importada da Tailândia. Muitos daqueles que hoje compram Corolla foram donos de Honda Civic.
Carro é Corolla. O carros mais vendido do mundo 57 milhões de carros vendidos. O degundo é o fusca com 29 milhões. Ou seja a metade. O Corolla tem 10 anos de garantia não quebra nunca 500 mil quilômetros nootor. Qual carro dura isto. E é completissimo.