Ao vivo
Home » Curiosidades » Veja os carros mais baratos do Brasil com câmera 360° até R$ 150 mil

Curiosidades

Comodidade e segurança

Veja os carros mais baratos do Brasil com câmera 360° até R$ 150 mil

Tecnologia antes era visto só em modelos de luxo, mas já aparece em hatches, SUVs e sedãs por menos de R$ 150 mil

4 min de leitura

Estacionar em vaga apertada ou manobrar em locais estreitos fica bem mais fácil com uma câmera 360°. Esse sistema combina imagens de quatro câmeras normalmente instaladas sob o retrovisor esquerdo, no retrovisor direito, abaixo do emblema frontal e na traseira para formar uma visão simulada do carro visto de cima. Além de ajudar no estacionamento, aumenta a segurança ao redor do veículo.

A tecnologia, antes era exclusiva de modelos mais premium, mas já está presente em carros mais acessíveis. Abaixo, listamos os cinco carros mais baratos vendidos no Brasil com câmera 360°, todos abaixo de R$ 150 mil. 

BYD Dolphin EV – R$ 149.990

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico - vida útil
BYD Dolphin [Auto+]

O carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023 e início de 2024, o BYD Dolphin ainda é um dos modelos mais procurados por quem quer entrar no mundo dos carros a bateria. O Dolphin traz câmera 360° com visual dinâmico, exibida na tela giratória de 12,8”. 

Ela pode ser ativada diretamente pelo multimídia ou por um botão no lado esquerdo do volante. O modelo também oferece sensor de estacionamento traseiro. Ele conta com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm de torque, bateria de 44,9 kWh e autonomia de 291 km, segundo o Inmetro.

Renault Kardian Première Edition – R$ 145.990

Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]

Por mais que a Renault não use o nome câmera 360° oficialmente, o Kardian na versão topo Première Edition traz quatro câmeras chamadas de Multiview, espalhadas pela carroceria que cumprem a função. A diferença é que o sistema não permite mover a imagem de forma dinâmica como outros modelos. A ativação da câmera pode ser feita por um botão físico no painel. 

Ele também conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.Debaixo do capô, o Kardian traz o motor 1.0 Turbo TCe de 125 cv e 22,4 kgfm de torque, com câmbio automatizado de seis marchas.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max – R$ 139.990

CAOA Chery Arrizo 6 Pro [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 Pro [divulgação]

O único sedã da lista é o Arrizo 6 Pro Hybrid Max, importado da China e concorrente do Corolla. Ele traz uma central multimídia de 10,25’’ que exibe a câmera 360°, com imagem simulada do carro e possibilidade de navegação pelas câmeras. 

O sedã também traz alerta de ponto cego, assistente de faixa, sensores traseiros, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo. O modelo tem motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, auxiliado por um sistema micro-híbrido com bateria de 48V, mas não move o carro sozinho como os híbridos plenos. O câmbio é CVT de nove marchas.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro – R$ 134.990

CAOA Chery Tiggo 5X Pro cinza de frente
CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]

Na versão Pro (acima da Sport), o SUV Chery Tiggo 5X já oferece o sistema de câmera 360°, com visualização completa e dinamica do veículo, que pode ser ativado por botão no painel. O SUV também traz sensor de estacionamento traseiro.

Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 5x Pro vem com motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, combinado ao câmbio CVT que simula nove marchas.

BYD Dolphin Mini – R$ 119.990

BYD Dolphin Mini na linha 2026 na cor Glacial Blue, dentro da concessionária, estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Fechando a lista, o Dolphin Mini é atualmente o carro mais barato do Brasil com câmera 360°. Assim como o Dolphin tradicional, o sistema pode ser ativado por um botão no volante, e a imagem aparece na central multimídia de 10,1’’ com boa resolução.

O hatch tem cinco lugares, motor elétrico de 75 cv e 13,8 kgfm, bateria de 38 kWh e autonomia de 280 km segundo o Inmetro. Ele também vem com sensor de estacionamento traseiro.

Qual desses carros você escolheria? Já usou uma câmera 360° na prática? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar