Ao vivo
Home » Curiosidades » Volkswagen Golf GTI ou Peugeot 205 GTI: quem é o verdadeiro primeiro hot hatch?

Curiosidades

História boa de contar

Volkswagen Golf GTI ou Peugeot 205 GTI: quem é o verdadeiro primeiro hot hatch?

Ambos modelos possuem suas personalidades e dividem a opinião quando o assunto é quem foi melhor

4 min de leitura

O Volkswagen Golf GTI está em sua oitava geração e acaba de desembarcar no Brasil, onde voltará a ser vendido depois do hiato de seis anos fora do mercado. Porém, o hot hatch tem uma história longa de vida e no meio do caminho teve diversos rivais. Um bem conhecido, que inclusive foi comercializado no Brasil, foi o Peugeot 205 GTI, vendido até 1994. Mas afinal, qual dos dois foi o primeiro hot hatch da história? 

A dúvida é legítima porque ambos marcaram época e definiram o gosto de gerações inteiras. Só que, quando a gente olha para o calendário e para o contexto histórico, a resposta fica mais clara.

O nascimento do conceito hot hatch

Antes de entrar na disputa, vale entender o que significa o termo hot hatch. Na prática, é um hatchback compacto com motor mais forte, suspensão ajustada, câmbio curto e visual diferenciado. A ideia é entregar diversão e esportividade em um carro prático para o dia a dia.

Volkswagen Golf GT branco em movimento
Volkswagen Golf GTI [Divulgação]

Existiam alguns precursores do nome hot hatch, como o Simca 1100 Ti (1973), o Renault 5 Alpine/Gordini (1976) e até o Autobianchi A112 Abarth (1971), que já traziam o tempero esportivo. Mas nenhum deles consolidou de vez a fórmula. Quem realmente cravou e popularizou o conceito foi o Golf GTI, lançado em 1976.

Volkswagen Golf GTI foi o pioneiro

O Volkswagen Golf GTI Mk1 nasceu como um projeto paralelo dentro da Volkswagen. Um grupo de engenheiros, liderado por Anton Konrad, que quis transformar o Golf comum, nascido em 1974, em algo mais divertido. 

Volkswagen Golf GTI de 1976 de dianteira  em movimento na cor cinza
Volkswagen Golf GTI Mk1 [Divulgação]

O projeto ganhou o apoio do engenheiro Hermann Hablitzel e do presidente da empresa, que deram sinal verde. E em 1975 o protótipo foi mostrado no Salão de Frankfurt. No ano seguinte, em 1976, o modelo entrou em produção.

O motor era um 1.6 de 110 cv, que em pouco tempo evoluiu para um 1.8 de 112 cv. Pesando menos de 900 kg, o hatch fazia de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, algo muito bom para a época. 

Volkswagen Golf GTI de 1976 de traseira em movimento na cor cinza
Volkswagen Golf GTI Mk1 [Divulgação]

Ele inaugurou também símbolos que seguem até hoje, como o friso vermelho na grade, os bancos xadrez e o ar esportivo sem perder a praticidade de um carro de família.

O sucesso foi tão bom que a Volkswagen esperava vender 5 mil unidades e terminou produzindo mais de 400 mil do GTI Mk1. Ou seja, o Golf não só foi o primeiro a aplicar a fórmula moderna de hot hatch, como também popularizou o segmento no mundo inteiro.

Peugeot 205 GTI 

O Peugeot 205 foi lançado em 1983, e um ano depois chegou a versão que ficou marcada — o 205 GTI. Ele veio mais tarde que o Golf, mas trouxe uma característica da dirigibilidade afiada e o prazer ao volante.

Peugeot 205 GTI de 1984 azul em movimento
Peugeot 205 GTI 1984 [Divulgação]

Primeiro com motor 1.6 (105 cv e depois 115 cv), e depois com o lendário 1.9 de 130 cv, o 205 GTI era leve, rápido e tinha comportamento arisco em curvas. Ficou famoso pelo lift-off oversteer, quando a traseira escorregava nas entradas de curva, necessitando do braço do motorista — e garantindo sorrisos de orelha a orelha para quem sabia conduzir.

Não à toa, o 205 GTI é constantemente eleito pela imprensa internacional como o hot hatch mais divertido de dirigir dos anos 80/90. Para muita gente, ele é o rei do segmento, mesmo sem ter sido o primeiro.

A treta de quem merece o título?

Peugeot 205 GTI de 1984 vermelho em movimento
Peugeot 205 GTI 1984 [Divulgação]

Se a pergunta é quem foi o primeiro hot hatch, a resposta é simples: o Golf GTI, em 1976. Ele fez a receita, abriu o caminho e virou referência mundial. Agora, se a questão é quem foi o melhor e mais emocionante da era clássica, aí o Peugeot 205 GTI  entra na conversa e, para muitos entusiastas, leva a coroa. O Golf criou o segmento; o 205 refinou a emoção ao dirigir.

Qual hot hatch você escolhe como o melhor de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar