O Volkswagen Golf GTI está em sua oitava geração e acaba de desembarcar no Brasil, onde voltará a ser vendido depois do hiato de seis anos fora do mercado. Porém, o hot hatch tem uma história longa de vida e no meio do caminho teve diversos rivais. Um bem conhecido, que inclusive foi comercializado no Brasil, foi o Peugeot 205 GTI, vendido até 1994. Mas afinal, qual dos dois foi o primeiro hot hatch da história?
A dúvida é legítima porque ambos marcaram época e definiram o gosto de gerações inteiras. Só que, quando a gente olha para o calendário e para o contexto histórico, a resposta fica mais clara.
O nascimento do conceito hot hatch
Antes de entrar na disputa, vale entender o que significa o termo hot hatch. Na prática, é um hatchback compacto com motor mais forte, suspensão ajustada, câmbio curto e visual diferenciado. A ideia é entregar diversão e esportividade em um carro prático para o dia a dia.

Existiam alguns precursores do nome hot hatch, como o Simca 1100 Ti (1973), o Renault 5 Alpine/Gordini (1976) e até o Autobianchi A112 Abarth (1971), que já traziam o tempero esportivo. Mas nenhum deles consolidou de vez a fórmula. Quem realmente cravou e popularizou o conceito foi o Golf GTI, lançado em 1976.
Volkswagen Golf GTI foi o pioneiro
O Volkswagen Golf GTI Mk1 nasceu como um projeto paralelo dentro da Volkswagen. Um grupo de engenheiros, liderado por Anton Konrad, que quis transformar o Golf comum, nascido em 1974, em algo mais divertido.

O projeto ganhou o apoio do engenheiro Hermann Hablitzel e do presidente da empresa, que deram sinal verde. E em 1975 o protótipo foi mostrado no Salão de Frankfurt. No ano seguinte, em 1976, o modelo entrou em produção.
O motor era um 1.6 de 110 cv, que em pouco tempo evoluiu para um 1.8 de 112 cv. Pesando menos de 900 kg, o hatch fazia de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, algo muito bom para a época.

Ele inaugurou também símbolos que seguem até hoje, como o friso vermelho na grade, os bancos xadrez e o ar esportivo sem perder a praticidade de um carro de família.
O sucesso foi tão bom que a Volkswagen esperava vender 5 mil unidades e terminou produzindo mais de 400 mil do GTI Mk1. Ou seja, o Golf não só foi o primeiro a aplicar a fórmula moderna de hot hatch, como também popularizou o segmento no mundo inteiro.
Peugeot 205 GTI
O Peugeot 205 foi lançado em 1983, e um ano depois chegou a versão que ficou marcada — o 205 GTI. Ele veio mais tarde que o Golf, mas trouxe uma característica da dirigibilidade afiada e o prazer ao volante.

Primeiro com motor 1.6 (105 cv e depois 115 cv), e depois com o lendário 1.9 de 130 cv, o 205 GTI era leve, rápido e tinha comportamento arisco em curvas. Ficou famoso pelo lift-off oversteer, quando a traseira escorregava nas entradas de curva, necessitando do braço do motorista — e garantindo sorrisos de orelha a orelha para quem sabia conduzir.
Não à toa, o 205 GTI é constantemente eleito pela imprensa internacional como o hot hatch mais divertido de dirigir dos anos 80/90. Para muita gente, ele é o rei do segmento, mesmo sem ter sido o primeiro.
A treta de quem merece o título?

Se a pergunta é quem foi o primeiro hot hatch, a resposta é simples: o Golf GTI, em 1976. Ele fez a receita, abriu o caminho e virou referência mundial. Agora, se a questão é quem foi o melhor e mais emocionante da era clássica, aí o Peugeot 205 GTI entra na conversa e, para muitos entusiastas, leva a coroa. O Golf criou o segmento; o 205 refinou a emoção ao dirigir.
Qual hot hatch você escolhe como o melhor de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários!



