Home » Destaque » Volkswagen revela sedã luxuoso que ela desistiu de lançar

Curiosidades

Volkswagen revela sedã luxuoso que ela desistiu de lançar

Segunda geração do Phaeton foi desenvolvida, mas no último instante antes da estreia a Volkswagen desistiu de lançar o sedã renovado

3 min de leitura

Comemorando os 20 anos de uma de suas maiores ideias de jerico, a Volkswagen revelou o que seria a segunda geração do sedã grande Phaeton. Lançado em 2002 e morto em 2016, ele era a alternativa da marca alemã a Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. Mas quem compraria um Volkswagen de luxo ao invés de um modelo de uma marca verdadeiramente premium?

Como poucas pessoas fizeram isso, fora os chineses, a Volkswagen percebeu que havia pouco futuro para o Phaeton e desistiu de lançar uma segunda geração do modelo. Contudo, para surpresa de muitos, ele chegou a ser desenvolvido e foi apresentado somente agora em 2022 em sua versão que seria a final.

Tal qual o Phaeton original, ele se situaria como o modelo mais caro e refinado da Volkswagen no mundo. O sedã grande de segunda geração pouco traz do original. A frente ganhou grade frontal sorridente não alinhada com os faróis como é típico dos Volkswagen. Ele traz um ar de Touareg, que é o atual modelo topo de linha da VW na Europa (na China é o sedã Phideon que substituiu o Phaeton).

Volkswagen Phaeton [divulgação]
Linhas retas dominam a dianteira, com abertura de ar inferior integrada e recheada de cromados. Os faróis são full-LED com dois projetores principais e pontos luminosos logo abaixo. Para dar um ar mais sofisticado, ele tem linha de cintura alta e bem marcada, com direito ao nome Phaeton escrito na lateral em um emblema parecido com o do Polo.

Na traseira, um friso cromado atravessa a tampa do porta-malas ligando as lanternas, que ainda contam com extensão desse elemento em formato de U dentro delas. O nome do sedã vem logo abaixo do logotipo da Volkswagen. Por fim, uma barra cromada no para-choque prolonga visualmente o mesmo elemento nas laterais.

Volkswagen Phaeton [divulgação]
Volkswagen Phaeton [divulgação]

Nada do povo

A cabine é bem moderna, com volante exclusivo, mas baseado no do Golf MK7. Há uma enorme tela multimídia voltada ao motorista e que faz par com o painel de instrumentos digital. O interessante é que as saídas de ar se integram visualmente a frisos nas laterais das portas e no painel.

[divulgação]
Console central alto ajuda a dar sofisticação ao Volkswagen, que manteve os porta-copos camuflados do modelo original. Atrás, telas sensíveis ao toque e poltronas individuais mostram que esse Volkswagen não tem nada de carro do povo. Especificações mecânicas não foram reveladas, mas o Phaeton anterior teve até motor W12. Esse, possivelmente, seria híbrido.

[divulgação]

>>Fiat Pulse escorrega e VW T-Cross volta a ser o SUV mais vendido

>>Volkswagen XL1: o carro mais econômico do mundo prometia 100 km/l

>>Volkswagen Gol quase foi o carro mais vendido do Brasil em junho

YouTube video

Assuntos

Você também poderá gostar