Destaque Novidades

Dacia revela novo Duster com visual mais refinado e menos espaço

Depois de ter vazado antes da hora, agora o novo Duster foi revelado oficialmente, com fotos do interior e toda a gama de motores
Novo Dacia Duster [divulgação]
Novo Dacia Duster [divulgação]
Compartilhar

O novo Duster foi revelado oficialmente pela Dacia nesta quarta-feira (29). Conforme esperado, a nova geração do SUV ficou mais refinada que as duas primeiras gerações, ganhando um visual com mais personalidade e linhas mais modernas. Além disso, o Duster perdeu o motor diesel, ganhou um híbrido e segue tendo tração 4×4 na Europa.

Em relação ao visual, o vazamento desta semana já tinha entregado como seria o modelo. Agora é possível ver em alta definição todos os detalhes da carroceria do SUV compacto, que de fato ficou mais refinada e moderna. No entanto, o interior ainda era um mistério, mas nas imagens oficiais foi possível conhecer a cabine do novo Duster.

Por dentro, há uma central multimídia grande, com tela de 10,1 polegadas, e o painel de instrumentos digital também é novo. O volante ganhou base achatada e a alavanca de câmbio, nas versões automáticas, se tornou um pequeno seletor.

Novo Dacia Duster [divulgação]
Novo Dacia Duster [divulgação]

Novo Duster híbrido

Outro ponto que o vazamento já tinha antecipado é a nova versão híbrida do SUV. Chamada de Hybrid 140, ela adiciona dois motores elétricos ao conjunto, sendo que um deles é um motor de arranque de alta tensão. Combinado ao motor 1.6 aspirado, a potência combinada é de 140 cv, e o modelo consegue rodar na cidade no modo elétrico na maior parte do tempo.

Com a chegada do híbrido, o Duster perde a opção diesel, o que já era imaginado. Além da versão eletrificada, há a configuração TCe 130, que utiliza o sistema híbrido-leve. Nesse caso, o motor 1.2 turbo a gasolina trabalha em conjunto com o sistema elétrico de 48 V. Com 130 cv, esta opção pode ter tração 4×2 ou 4×4 e tem câmbio manual de seis marchas.

Novo Dacia Duster [divulgação]
Novo Dacia Duster [divulgação]

A Dacia também vai oferecer uma versão a GLP para o Duster. A Eco-G 100 consegue rodar com gasolina ou GLP, podendo chegar aos 1.300 km de autonomia. O condutor escolhe qual combustível utilizar por meio de um seletor no painel do carro.

Dimensões

O tamanho do novo Duster surpreendeu, já que ele parecia maior do que realmente é. Na verdade, o SUV ficou menor em todas as medidas. O comprimento da nova geração é de 4,34 cm, o que representa 3 cm a menos que o modelo atual. Na largura, o SUV tem 2 cm, passando a ter 1,81 m. A altura diminuiu 4 cm, tendo agora 1,65 m, e o entre-eixos também ficou menor, perdendo 2 cm para chegar aos 2,65 m.

Novo Dacia Duster [divulgação]
Novo Dacia Duster [divulgação]

Resta saber como essa diminuição do entre-eixos vai impactar o espaço para o banco traseiro. Com todas essas diminuições, o espaço do porta-malas também foi afetado. Enquanto o modelo atual tem 475 litros de capacidade, o novo Duster agora leva 472 litros de bagagem.

Por enquanto, a Dacia não revelou os preços da nova geração do Duster, mas isso deve acontecer em breve. Também não há uma previsão de lançamento da versão Renault do modelo, e nem uma data oficial para a sua chegada ao mercado brasileiro.

O que achou do novo Duster? Deixe sua opinião nos comentários.

>> Ferrari Purosangue chega ao Brasil e já tem fila de espera interminável

>> Essas são as 5 caminhonetes médias mais baratas do Brasil

>> Toyota lança Hilux mais barata com preço a partir de R$ 64 mil

Sobre o autor

Leo Alves

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Só faltou dizer que vai, com certeza, ficar bem mais caro. Aí vão dizer que agora o depreciativo é que o preço está igual dos outros. Não querem refinamento? Isso custa caro, se quiser racionalidade e custo benefício, compre o atual. Carro robusto, mecânica barata e que vai onde a maioria dos outros SUVs nem sonham em ir, mesmo 4×2.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa