Ao vivo
Home » Destaque » 120 mil carros da Chevrolet podem abrir o capô do nada

Destaque

120 mil carros da Chevrolet podem abrir o capô do nada

Recall do capô que abre espontaneamente envolve o modelo que seria o substituto do Chevrolet Celta no Brasil

2 min de leitura

Já imaginou a seguinte situação: você está rodando em uma rodovia tranquila a 100 km/h e simplesmente do nada o capô do seu carro abre e bate no para-brisa? Isso pode acontecer com o Chevrolet Spark vendido nos EUA. E para piorar a situação: essa é a segunda vez que esse problema acontece.

Cotado para substituir o Celta no Brasil quando foi lançado, o subcompacto substituiu o Matiz, modelo que o Chery QQ copiou. Contudo, a GM no Brasil decidiu apostar em modelos maiores, como o Onix, para atuar no segmento de compactos. Nos EUA, porém, ele foi vendido e obteve relativo sucesso. Só que não escapou de um recall do recall.

Em 2014 a Chevrolet fez um recall envolvendo 120.688 unidades do Spark, sendo desses 4.465 unidades do modelo elétrico. O problema identificado nos modelos 2013 a 2015 revelava uma situação anormal de ferrugem na trava do capô, fazendo com que ela não aguentasse a pressão aerodinâmica ou as vibrações e se rompesse.

Chevrolet Spark [divulgação]
Chevrolet Spark [divulgação]
Com isso, o capô do Chevrolet Spark ficaria livre para abrir sem qualquer tipo de impedimento. Em casos graves, dependendo da velocidade, ele poderia se levantar por completo e se chocar com o para-brisa, tampando a visão do motorista e causando rachaduras no vidro. Segundo um levantamento da marca, entre janeiro de 2015 e maio de 2022, 22 acidentes foram causados pelo capô levantando por vontade própria.

Como o primeiro recall não solucionou o problema, um segundo chamamento está ocorrendo nos EUA para substituição total da peça. Para evitar que o problema ocorra novamente, a Chevrolet adotará um novo sistema de cobertura para a trava do capô com maior resistência à corrosão. Vale lembrar que o modelo não foi vendido no Brasil.

Chevrolet Spark [divulgação]
Chevrolet Spark [divulgação]

>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação

>>Chevrolet Bolt EV 2023: preço, equipamentos e novidades

>>Bolt 2023 é o (caro) passo da nova Chevrolet elétrica | Impressões

YouTube video

3 comentários em “120 mil carros da Chevrolet podem abrir o capô do nada”

  1. Brankosjc

    GM ninca cogitou vender esse carro no Brasil. Não falem bobeiras.

  2. Wellington

    Parece um Sonic,que ninguém quis,mas se me der eu quero!!!!

  3. Fabrício B. Aguirre

    Esse problema já ocorreu no Brasil, se não me engano era o Sonic.
    Teve prova de Stock Car que houve uma meia dúzia de ocorrências.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar