Destaque

5 carros legais da Hyundai que precisam vir ao Brasil

Com um portfólio global e vasto, a Hyundai bem que poderia trazer esses carros para o Brasil, que são bem mais legais do que parecem

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]

Uma marca tão global como a Hyundai, é lotada de carros verdadeiramente interessantes. Por aqui, temos uma linha bem enxuta constituída por HB20 e Creta, além de importados velhos como os já descontinuados Kona, Tucson e Ioniq. Mas, como sonhar não custa, selecionamos cinco carros legais que a Hyundai deveria vender no Brasil.

 

Santa Cruz

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]

Começando pelo que talvez seja o mais pedido de todos os carros da Hyundai: a picape Santa Cruz. Criada para o mercado norte-americano para brigar com a Ford Maverick, ela tem um jeitinho bem peculiar de Fiat Toro. Isso porque Toro e Santa Cruz parecem SUVs médios com caçamba, enquanto a Maverick tem jeito de picape em escala reduzida.

Com plataforma e interior de Tucson, ela tem estilo bastante exótico. Destaque para a presença de capota marítima rígida como item de série e um porta-malas embutido na caçamba. Ela tem como única opção de motor o 2.5 quatro cilindros, em versão aspirada e turbo.

Venue

Hyundai Venue [divulgação]
Hyundai Venue [divulgação]

Ainda que a Hyundai tenha três carros para cobrir o segmento de SUVs subcompactos, o Venue seria a melhor alternativa para o Brasil. Feito sobre a mesma plataforma do Creta, ele tem porte de HB20 e seria um rival na medida para o Fiat Pulse. Com carroceria quadrada e aparência robusta, o modelo poderia atuar no lugar do Creta Action.

Oferecido em diversos mercados, o Venue tem motores 1.0 três cilindro turbo, 1.2 quatro cilindros aspirado e duas opções de 1.6 aspirado, sendo um deles idêntico ao do Creta Action e que já foi usado no HB20. Há até opções diesel com 1.4 ou 1.5. Para o Brasil, uma versão manual de entrada poderia aparecer, mas o automático seria a estrela da gama.

Staria

Hyundai Staria [divulgação]

Talvez não exista van com design mais exótico e legal do que a Hyundai Staria. Com porte de Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, a Staria é bem diferente de tudo que está nas ruas. Ela conta com luzes diurnas finíssimas na parte superior e faróis de LED no para-choque, em meio a uma enorme grade frontal.

A linha de cintura é bem baixa e, mesmo na traseira, o vidro é grande e bem marcado. O interior é igualmente moderno, com telas grandes e acabamento relativamente refinado, além de LEDs em todos os cantos. Traz motores V6 3.5 gasolina ou 2.2 quatro cilindros turbo diesel. 

Ioniq 5

Hyundai Ioniq 5 N [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 N [divulgação]

Ainda que o Kona EV faça o papel de carro elétrico da Hyundai no Brasil, o modelo trazido para cá é da geração já descontinuada. O verdadeiro charme da marca sul-coreana neste segmento é o Ioniq 5. Vendido como um SUV elétrico, mas com jeito de hatch gigante, ele é inspirado no Pony, o primeiro carro da história da Hyundai.

Atualmente ele conta com diversas sete versões diferente constituídas de quatro tipos de baterias, dois layouts de motores e sete variantes de potência. A versão mais legal, sem dúvida é topo de linha assinada pela divisão N. O Hyundai Ioniq 5 N tem tração integral, 650 cv e chega aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Azera

Hyundai Azera [divulgação]
Hyundai Azera [divulgação]

Até hoje o brasileiro venera o Hyundai Azera. Ele, junto do Ford Fusion, formaram o segmento de sedãs grandes de marcas generalistas os quais passavam tanto status quanto um sedã de entrada de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. Ausente há duas gerações do Brasil, o atual Azera é belíssimo e exótico.

O modelo tem design bem quadrado, inspirado na primeira geração do modelo. Tal qual a Staria, conta com luzes diurnas de LED fininhas combinadas a uma enorme grade frontal quadrada. O porta-malas é curto e exibe lanternas igualmente finas. Conta com motores 2.5 quatro cilindros, 3.5 V6 e 1.6 turbo híbrido.

>>Creta N Line: o que tem de bom, tem de feio | Avaliação 

>>Hyundai revela o Ioniq 5 N e versão esportiva tem até 650 cv

>>Citroën C3 e outros 14 carros já tiraram zero no Latin NCAP