Destaque

5 carros que foram modernizados e perderam a essência

Esses carros até tentam trazer algum parentesco com os veículos clássicos, mas normalmente a inspiração com o passado fica apenas no nome

Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]
Volkswagen ID. Buzz e Kombi [divulgação]

A VW Kombi é um dos carros mais clássicos e de maior sucesso da empresa alemã. Embora tenha tido outras gerações no exterior, aqui no Brasil ela parou na segunda, e ficou em linha até 2013. Para reviver o espírito da Velha Senhora, a Volkswagen lançou o ID.Buzz por aqui nesta semana, e o modelo pode até ter se inspirado visualmente na Kombi, mas as semelhanças param por aí.

Entretanto, este não é o único caso de modelos novos que foram inspirados em carros clássicos, mas acabaram sendo gourmetizados e perderam totalmente a essência. Veja outros exemplos a seguir.

Carros gourmetizados ao renascer: VW Kombi

Kombi elétrica de 7 lugares [divulgação]
Kombi elétrica de 7 lugares [divulgação]

Já que começamos falando da Kombi, ela merece ser o primeiro modelo da lista. A Velha Senhora pode até ter se despedido por um preço não muito baixo no Brasil, mas mesmo assim ela era bem mais barata que as vans comerciais mais modernas, além de ser um veículo extremamente simples e com basicamente o mesmo interior da versão dos anos 1960.

Com a chegada da Kombi elétrica, o ID.Buzz, esse cenário mudou completamente. Principalmente porque a van veio para o Brasil apenas com a versão de passageiros, e de cinco lugares, tirando qualquer vocação comercial do carro. E, por mais que não possa ser comprada por aqui, a Kombi elétrica está disponível por um aluguel que cobra R$ 12.990 por mês. Valor que é bem distante da realidade de boa parte da população brasileira.

VW Fusca e New Beetle

Volkswagen Fusca, Fusca e New Beetle [divulgação]
Volkswagen Fusca, Fusca e New Beetle [divulgação]

O Fusca original saiu de linha em 2003, no México, mas os países mais ricos já não tinham mais o besouro desde os anos 1970. E uma onda nostálgica tomou conta da indústria entre o fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Por isso, a Volkswagen resolveu trazer o seu primeiro carro de volta, mas como um veículo moderno, com motor dianteiro e plataforma de Golf mk4.

Assim nasceu o New Beetle, que fez bastante sucesso nos Estados Unidos, mas que fugia completamente da proposta de carro do povo do Fusca original. Por lá, ele era um veículo para a classe média, e sendo mais um carro de imagem, do que um veículo funcional. Cerca de 10 anos depois, uma nova geração do carro foi lançada, agora com uma pegada mais esportiva e plataforma de Golf mk6.

Se o New Beetle foi batizado dessa forma em todos os mercados, o seu sucessor recebeu o nome que eternizou o besouro original em cada país em que ele foi lançado. Dessa forma, no Brasil o nome Fusca voltou a ser utilizado. Mas, novamente, ele se tornou mais um dos carros que receberam o raio gourmetizador. O modelo saiu de linha em 2018 nos Estados Unidos, mas a VW pode lançar uma nova encarnação do Fusca, agora como elétrico.

Mini Cooper

Todas as gerações do hatch [divulgação]
Todas as gerações do hatch [divulgação]

O caso do Mini é bastante curioso. Se os brasileiros conhecem mais o modelo original por ser o carro do Mr. Bean, na Inglaterra ele foi o Fusca da ex-terra da Rainha. Popular e simples, ele se tornou um dos carros mais populares do país e ficou em linha por quase 50 anos.

Até que a BMW comprou o grupo que fabricava o modelo e decidiu transformar a Mini em uma marca própria. A segunda geração do carro já era completamente diferente e mais premium, e esse processo foi repetido a cada novo modelo lançado. 

Fiat 500

carros
Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]

Depois da Segunda Guerra Mundial, com a Europa destruída e sem dinheiro, o que vendia eram os carros populares. Se o Fusca foi um sucesso mundial, e o Mini bombou na Inglaterra, o Fiat 500 dos anos 1950 foi o modelo que motorizou a Itália nesse período, se tornando um clássico instântaneo.

No fim dos anos 2000, a Fiat decidiu relançar o modelo. E, mesmo sendo bem mais simples que o Fusca e Mini Cooper daquela época, o 500 era bem maior e mais sofisticado que o modelo clássico. Na nova geração, que é elétrica, isso foi apenas ampliado.

Carros gourmetizados ao renascer: Jeep Wagoneer

Jeep Grand Wagoneer [divulgação]
Jeep Grand Wagoneer [divulgação]

O Jeep Wagoneer original era uma espécie de perua aventureira, fazendo um sucesso enorme na sua segunda geração. Acontece que a marca decidiu relançar o nome há alguns anos, e nomeou seu maior SUV, e mais refinado, para ser batizado como Wagonner e Grand Wagoneer.

Basta olhar para o SUV atual para ver que não há nada em comum com o carro clássico. O formato de perua aventureira se perdeu completamente, e há poucas referências ao veículo original, além do nome.

Quais desses carros você acha que mais perdeu a essência com o passar dos anos? Deixe um comentário com sua opinião.

>> Ford surpreende e confirma a Maverick esportiva

>> Honda relança Hornet 4 cilindros com 1.000 cc e 150 cv

>> VW Kombi elétrica chega ao Brasil por R$ 12.990