O mundo da Fórmula 1 acordou em choque hoje. Depois de semanas de calmaria, a maior notícia dos últimos tempos foi dada e Lewis Hamilton será piloto da Ferrari em 2025. A Mercedes foi a primeira, e confirmou a saída de Lewis. Logo depois, a Ferrari confirmou um contrato de multiplos anos com o heptacampeão.
Team Statement
Scuderia Ferrari is pleased to announce that Lewis Hamilton will be joining the team in 2025, on a multi-year contract. pic.twitter.com/moEMqUgzXH
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) February 1, 2024
Com a confirmação da notícia, esta pode ser considerada a maior troca de equipe de todos os tempos. Maior vencedor da história da Fórmula 1, Hamilton se juntaria ao maior time, além de passar a correr com motores Ferrari pela primeira vez na vida, já que só andou de Mercedes na F1. Mas, enquanto isso não é oficializado (se é que vai ser), confira outras mudanças de equipe que chocaram o mundo da Fórmula 1.
Emerson Fittipaldi na Copersucar (1976)
![Emerson Fittipaldi na Copersucar [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/copersucar-fittipaldi_fd04_3-750x450.jpeg)
Esta troca foi mostrada até mesmo nos cinemas. O filme Rush, de 2013, que retrata a rivalidade entre Lauda e James Hunt em 1976, mostra os chefes da McLaren perplexos com a saída de Emerson, dizendo que “ele vai vai para a porcaria da Copersucar”, mas com um termo ainda mais ofensivo.
Alain Prost na Ferrari (1990)
![Alain Prost [reprodução]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/racefansdotnet-2021-02-10-23-10-22-13-scaled-1-750x450.jpg)
Sem espaço no time inglês, Prost aproveitou que a Ferrari estava na seca de títulos e mudou para a Itália. A primeira temporada, em 1990, foi ótima, com ele disputando o título com Senna outra vez, mas perdendo em mais uma polêmica no GP do Japão daquele ano, agora com o brasileiro batendo de propósito e de maneira perigosa.
O problema é que a Ferrari errou a mão no carro de 1991, e Prost viu Senna ser tricampeão em uma disputa com a Williams. No final do ano, cansado da falta de desempenho do carro, Alain disse que seu Ferrari parecia um caminhão. A equipe, então, demitiu o francês, que nem disputou as últimas corridas daquele ano.
Michael Schumacher na Mercedes (2010)
![Micahel Schumacher na Mercedes [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/mercedes_amg_mgp_w01_37-750x450.jpg)
Só que, alguns meses depois, em 2010, ele assinou sua volta, mas pela Mercedes. Os alemães haviam comprado a Brawn GP e voltariam a ter um time próprio na F1, e chamaram Schumacher para ser o protagonista da equipe. Schumacher tinha uma relação com a Mercedes no passado, sendo piloto dos carros da Sauber-Mercedes no campeonato de protótipos. A montadora bancou a entrada de Schumacher na F1, mas quis o destino que ele virasse piloto da Benetton e da Ferrari, após sua única corrida pela Jordan.
Por ter essa dívida de gratidão, Michael topou o desafio e voltou à categoria em 2010, mas não teve grandes resultados. Ele anunciou sua nova aposentadoria em 2012, e a Mercedes fez sua melhor contratação em seguida.
Lewis Hamilton na Mercedes (2013)

O anúncio foi chocante porque a Mercedes era apenas coadjuvante naquela época, mas já demonstrava uma evolução em 2012, mas Lewis disputou o título em seu último ano da McLaren, mas acabou ficando atrás de Alonso e Vettel. Porém, esta foi a contratação mais feliz da história da F1. Lewis ganhou seis títulos pela Mercedes, comandou a equipe em um dos maiores domínios da história e entrou para o grupo de grandes nomes da categoria.
Sebastian Vettel na Ferrari (2015)

Vettel teve uma boa passagem pela Ferrari, embora erros da equipe e dele próprio tenham impedido que ele conquistasse um título. As maiores chances foram em 2017 e 2018, anos em que a Ferrari construiu bons carros, mas sucumbiram à melhora de desempenho da Mercedes de Hamilton no final daquelas temporadas. Sebastian foi demitido em 2020, de maneira bastante covarde, e disputou suas últimas temporadas na Aston Martin, até se aposentar no fim de 2022.
Lembra de mais alguma troca que chocou o mundo da Fórmula 1? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 carros que floparam e hoje são clássicos valorizados
>> Há 40 anos, Fiat Uno chegava ao Brasil para se tornar imortal
>> Antes de chegar ao Brasil, Kia EV9 ganha prêmio internacional


