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5 trocas de equipe que chocaram o mundo da Fórmula 1

Com a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari confirmada, relembre trocas de equipe que chocaram o mundo da Fórmula 1

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Lewis Hamilton na Mercedes [divulgação]

O mundo da Fórmula 1 acordou em choque hoje. Depois de semanas de calmaria, a maior notícia dos últimos tempos foi dada e Lewis Hamilton será piloto da Ferrari em 2025. A Mercedes foi a primeira, e confirmou a saída de Lewis. Logo depois, a Ferrari confirmou um contrato de multiplos anos com o heptacampeão.

Com a confirmação da notícia, esta pode ser considerada a maior troca de equipe de todos os tempos. Maior vencedor da história da Fórmula 1, Hamilton se juntaria ao maior time, além de passar a correr com motores Ferrari pela primeira vez na vida, já que só andou de Mercedes na F1. Mas, enquanto isso não é oficializado (se é que vai ser), confira outras mudanças de equipe que chocaram o mundo da Fórmula 1.

Emerson Fittipaldi na Copersucar (1976)

Emerson Fittipaldi na Copersucar [divulgação]
Emerson Fittipaldi na Copersucar [divulgação]
No fim de 1975, Emerson Fittipaldi decide deixar a McLaren, com quem havia sido campeão em 1974, e migrar para a equipe de sua família, a brasileira Copersucar. Foi uma mudança inesperada, já que Emerson havia disputado o título de 1975 com Niki Lauda e a McLaren era uma das equipes mais fortes do grid, enquanto a Copersucar ainda dava seus primeiros passos na Fórmula 1.

Esta troca foi mostrada até mesmo nos cinemas. O filme Rush, de 2013, que retrata a rivalidade entre Lauda e James Hunt em 1976, mostra os chefes da McLaren perplexos com a saída de Emerson, dizendo que “ele vai vai para a porcaria da Copersucar”, mas com um termo ainda mais ofensivo.

Alain Prost na Ferrari (1990)

Alain Prost [reprodução]
Alain Prost [reprodução]
Lauda e Hunt tiveram uma rivalidade saudável na Fórmula 1, mas Alain Prost e Ayrton Senna protagonizaram a maior delas. E o pior, os dois eram companheiros de equipe na McLaren. O clima entre os dois gênios azedou em 1989, com Prost sendo campeão após o polêmico GP do Japão, o que fez a McLaren ficar do lado de Senna. Uma loucura, já que ambos eram da mesma equipe.

Sem espaço no time inglês, Prost aproveitou que a Ferrari estava na seca de títulos e mudou para a Itália. A primeira temporada, em 1990, foi ótima, com ele disputando o título com Senna outra vez, mas perdendo em mais uma polêmica no GP do Japão daquele ano, agora com o brasileiro batendo de propósito e de maneira perigosa.

O problema é que a Ferrari errou a mão no carro de 1991, e Prost viu Senna ser tricampeão em uma disputa com a Williams. No final do ano, cansado da falta de desempenho do carro, Alain disse que seu Ferrari parecia um caminhão. A equipe, então, demitiu o francês, que nem disputou as últimas corridas daquele ano.

Michael Schumacher na Mercedes (2010)

Micahel Schumacher na Mercedes [divulgação]
Micahel Schumacher na Mercedes [divulgação]
Esta não foi bem uma troca de equipe, mas mesmo assim causou terremotos no mundo da Fórmula 1. Schumacher havia se aposentado em 2006, quando quase foi octacampeão, mas perdeu para o Renault de Fernando Alonso. Quando Felipe Massa sofreu seu sério acidente em 2009, a Ferrari chegou a anunciar que Schumacher correria pelo time no lugar do brasileiro, mas problemas no pescoço do alemão impediram a volta.

Só que, alguns meses depois, em 2010, ele assinou sua volta, mas pela Mercedes. Os alemães haviam comprado a Brawn GP e voltariam a ter um time próprio na F1, e chamaram Schumacher para ser o protagonista da equipe. Schumacher tinha uma relação com a Mercedes no passado, sendo piloto dos carros da Sauber-Mercedes no campeonato de protótipos. A montadora bancou a entrada de Schumacher na F1, mas quis o destino que ele virasse piloto da Benetton e da Ferrari, após sua única corrida pela Jordan.

Por ter essa dívida de gratidão, Michael topou o desafio e voltou à categoria em 2010, mas não teve grandes resultados. Ele anunciou sua nova aposentadoria em 2012, e a Mercedes fez sua melhor contratação em seguida.

Lewis Hamilton na Mercedes (2013)

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Lewis Hamilton na Mercedes [divulgação]
Lewis Hamilton foi apadrinhado pela McLaren ainda nos tempos de kart, e só conseguiu chegar à Fórmula 1 por essa ajuda, além de ter demonstrado que era um piloto acima da média. No fim de 2012, ele choca o mundo ao dizer que deixaria a McLaren e se tornaria piloto da Mercedes em 2013, no lugar de Schumacher.

O anúncio foi chocante porque a Mercedes era apenas coadjuvante naquela época, mas já demonstrava uma evolução em 2012, mas Lewis disputou o título em seu último ano da McLaren, mas acabou ficando atrás de Alonso e Vettel. Porém, esta foi a contratação mais feliz da história da F1. Lewis ganhou seis títulos pela Mercedes, comandou a equipe em um dos maiores domínios da história e entrou para o grupo de grandes nomes da categoria.

Sebastian Vettel na Ferrari (2015)

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Vettel na Ferrari [divulgação]
No fim de 2014, um novo choque aconteceu na Fórmula 1. Sebastian Vettel, tetracampeão pela Red Bull, deixaria o time e partiria para o sonho de pilotar pela Ferrari, a partir de 2015. Os italianos não aguentavam mais Fernando Alonso, e a situação azedou de tal forma que o espanhol precisou voltar para a McLaren, onde quebrou o pau em 2007.

Vettel teve uma boa passagem pela Ferrari, embora erros da equipe e dele próprio tenham impedido que ele conquistasse um título. As maiores chances foram em 2017 e 2018, anos em que a Ferrari construiu bons carros, mas sucumbiram à melhora de desempenho da Mercedes de Hamilton no final daquelas temporadas. Sebastian foi demitido em 2020, de maneira bastante covarde, e disputou suas últimas temporadas na Aston Martin, até se aposentar no fim de 2022.

Lembra de mais alguma troca que chocou o mundo da Fórmula 1? Deixe nos comentários a sua opinião.

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