Fim dos Jaguar não elétricos

A partir de junho, Jaguar só terá um carro em linha

Virada completa para a eletricidade fará com que a Jaguar mate todos os seus carros atuais em junho, deixando só o I-Pace

Jaguar I-Pace [Auto+ / João Brigato]
Jaguar I-Pace [Auto+ / João Brigato]

Enquanto algumas marcas estão lentamente arregando da eletrificação total, algumas estão firmes e fortes com o compromisso de matar seus carros a combustão. Só que nenhuma delas fará um movimento tão radical quanto a Jaguar. Em junho, os últimos carros a combustão da marca serão feitos, tirando todos de linha para deixar somente o I-Pace.

A informação foi confirmada pela divisão norte-americana da Jaguar, especificamente por Joe Eberhardt, presidente e CEO da JLR North America em entrevista à Road & Track. O executivo afirmou que “a maioria dos nossos carros terão a produção encerrada em junho, mas continuarão à venda por muito tempo”.

Ou seja, a partir de junho, a Jaguar não vai mais fabricar os sedãs XE e XF, além dos SUVs E-Pace e F-Pace. O esportivo F-Type também vai morrer, mas a sua aposentadoria já vinha sendo anunciada pela marca há um bom tempo com várias séries especiais – incluindo a série 75 que veio ao Brasil em quantidade limitadíssima.

Jaguar F-Type 75 [Auto+ / João Brigato]
Jaguar F-Type 75 [Auto+ / João Brigato]

De todos os modelos da Jaguar, o único que permanecerá em produção será o SUV elétrico I-Pace, justamente por não ser movido a combustão. Sua sobrevida, no entanto, não será longeva, visto que uma nova geração já está em curso. Entretanto, a Jaguar fez todo um mapa de produção para garantir que abastecerá o mundo todo com seus carros.

Mesmo fora de linha, XE, XF, E-Pace, F-Pace e até F-Type terão estoque suficiente para segurar as pontas até que seus sucessores cheguem ao mercado. A ideia, vale lembrar, é tirar o pé da briga com Mercedes, Audi, BMW e Volvo. A JLR quer que a Jaguar volte a atuar acima desse grupo, com volume de vendas mais baixo, mas carros mais caros e sofisticados. 

Jaguar F-Pace PHEV [divulgação]
Jaguar F-Pace PHEV [divulgação]

Era elétrica

Para a nova fase, a Jaguar já tem anunciados três carros, todos feitos sobre a nova plataforma modular JEA (Jaguar Electric Architecture). Tudo começará este ano com um novo cupê de quatro portas para concorrer com Tesla Model S, Audi e-tron GT e Porsche Taycan. A ideia é que ele tenha 700 km de autonomia. 

O segundo carro será lançado em 2025 e deve ser um SUV, enquanto o terceiro fica para 2026 e ainda não tem seu formato divulgado (mas as chances de ser um SUV são bem grandes). 

Jaguar XE (divulgação)

Você acha que essa nova fase da Jaguar vai tornar a vida da marca mais fácil? Conte nos comentários.


>>Dona da Jaguar Land Rover lança SUV elétrico de R$ 60 mil

>>Jaguar Land Rover pretende fabricar SUVs elétricos no Brasil

>>Jaguar F-Type ganha mais uma edição de despedida