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Dona da Jaguar Land Rover lança SUV elétrico de R$ 60 mil

SUV elétrico Tata Punch EV vai brigar com Citroën ë-C3 na Índia e usa da influência da Jaguar Land Rover como atrativo, além do preço baixo

Tata Punch.EV [divulgação]
Tata Punch.EV [divulgação]

Desconhecida pelos brasileiros, a Tata é dona da Jaguar e da Land Rover. Uma das maiores montadoras da China, ela já produziu o carro mais barato do mundo, mas agora está focada em SUVs. Tanto que lançou o inédito Punch.EV como seu novo SUV elétrico de entrada, que promete preços a partir de R$ 60 mil, mas somente na Índia.

Criado para rivalizar com o Citroën ë-C3 indiano e com SUVs subcompactos elétricos, o Tata Punch.EV é o primeiro modelo da marca indiana a usar a plataforma modular acti.ev. A base será compatível com diversos modelos da marca, incluindo carros elétricos com tração dianteira, traseira ou integral. É uma modularidade parecida com a base da Volvo.

A Tata não detalhou as diferenças entre essa plataforma e a ALFA que é usada no Punch a combustão. Além disso, é pouco provável que modelos da Jaguar ou da Land Rover sejam vendidos com a mesma plataforma do SUV subcompacto da Tata, a não ser que as marcas britânicas resolvam fazer carros pequenos. 

Tata Punch.EV [divulgação]
Tata Punch.EV [divulgação]

Alta autonomia no SUV elétrico

Segundo a Autocar, já que a Tata não revelou detalhes técnicos, a autonomia deve ser animadora. A base foi desenvolvida para ter diferentes packs de baterias as quais são capazes de fazer seus modelos rodarem entre 300 km e 600 km. Ou seja, no mínimo ele terá autonomia igual ao Citroën ë-C3 indiano.

O foco do Punch.EV é ter uma versão de entrada com autonomia mais baixa e motor mais fraco custando na faixa das 1 milhão de rúpias (R$ 60 mil). Já o modelo mais caro deve chegar a 1,3 milhão de rúpias (R$ 76 mil). Nesse caso, além de mais bateria e motor mais forte, a lista de itens de série também será maior.

Tata Punch.EV [divulgação]
Tata Punch.EV [divulgação]

No Tata Punch.EV de entrada, a dona da Jaguar Land Rover instalará painel de instrumentos digital e central multimídia de 7 polegadas, enquanto o modelo mais caro usa um par de telas de 10,25 polegadas. Além disso, o modelo mais caro contará com carregador bi-direcional e capacidade para uso de carregadores de 150 kW. 

A Tata promete que carros feitos sobre sua nova plataforma terão acesso a internet o tempo todo para permitir atualizações remotas. Eles contarão com chip Snapdragon Digital Chassis Platform, feito para carros. Além disso, haverá sistema de condução semiautônoma nível 2, que dificilmente será oferecido no Punch.EV por conta do preço. 

Tata Punch.EV [divulgação]
Tata Punch.EV [divulgação]

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