O VW Tera mal chegou e já deixou várias dúvidas sobre o futuro do irmão VW Polo. Embora o hatch seja o segundo carro mais vendido no Brasil no acumulado de 2025, não é certo que ele permanecerá invicto até o fechamento do ano. Como se pode ver, o novo Tera não é uma ameaça apenas para os concorrentes externos, mas para a própria família.
Acontece que por uma diferença de R$ 4.200 as chances do novo Tera se tornar o novo queridinho são enormes. O VW Tera estreia a partir de R$ 99.990 e sua versão mais cara chega a R$ 142.290, você pode conferir os itens de série e valor de todas as versões aqui. Enquanto o Polo parte de R$ 95.790 e vai até R$ 131.650.
Para deixar mais claro porque o novo SUV da VW pode ser uma ameaça ao hatch, comparamos as fichas técnicas das versões de entrada de ambos. Confira abaixo o que o Tera MPI tem que o Polo Track não tem.
Desempenho e consumo
![Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato] Carros mais vendidos em 2024](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volklswagen-Polo-Track-15-1200x720.jpg)
A versão de entrada MPI, tanto do Polo quanto do Tera são equipadas com o motor 1.0 MPI de 77/84 cv e 9,3/10,3 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h dos dois é exatamente o mesmo 13,8 segundos se abastecidos com gasolina.
Quanto ao consumo, o VW Polo Track faz 9,3 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, e 13,5 km/l na cidade e 15,7 km/ na estrada com gasolina. Já o Tera faz 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol, e 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/litro com gasolina. Como se pode ver o consumo é basicamente o mesmo, já que as variações são bem sutis.

VW Tera MPI X VW Polo Track
Dimensões: o Polo Track tem 4,07 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 300 litros de porta-malas. Enquanto o Tera tem 4,14 m de comprimento, 2,56 de entre-eixos, 1,77 m de largura, 1,50 de altura e 350 litros de porta-malas.
As medidas do hatch e do SUV são muito parecidas. O que reforça o porte de SUV subcompacto do Tera, com apenas 1,50 m de altura. Porém, a Volkswagen tenta compensar com 50 litros a mais de espaço para as bagagens.
![Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volklswagen-Polo-Track-8-1200x720.jpg)
Equipamentos: Na lista de itens de série conseguimos encontrar diversas diferenças entre os modelos, o que significa uma grande desvantagem para o hatch. O VW Polo, por exemplo, conta com quatro airbags e faróis halógenos. Enquanto o Tera é equipado com seis airbags e ainda oferece faróis e lanternas em LED.
Além disso, o SUV adiciona itens como frenagem autônoma de emergência (é a primeira vez que esse sistema é oferecido em carros manuais da VW) e detector de fadiga. Completam a lista o painel de instrumentos digital de oito polegadas, multimídia Volks Play, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático com limitador de velocidade.
Veredicto

Ameaça detectada com sucesso. Com os preços como estão, será difícil para o VW Polo se manter na segunda posição do ranking de vendas. Ambos entregam praticamente o mesmo desempenho e consumo. Só que o VW Tera tem uma série de vantagens.
Além de ser um lançamento, ele é levemente maior, é um SUV (categoria mais desejada do momento) e passou por um verdadeiro banho de loja se o compararmos com o irmão. Por fim, o que vai definir qual será levado para casa é a diferença de R$ 4.200.
E você, prefere levar para casa o VW Polo Track por R$ 95.790 ou o Tera MPI por R$ 99.990? Conte para nós nos comentários.