Destaque

Audi Q4 e-tron ganha mudanças antes de vir ao Brasil

Mesmo sem grandes mudanças visuais, o Audi Q4 e-tron recebeu um bom pacote de atualizações antes de vir ao Brasil

Audi Q4 e-tron [divulgação]
Audi Q4 e-tron [divulgação]

O Audi Q4 e-tron recebeu algumas boas novidades no mercado europeu para conseguir encarar melhor os concorrentes, principalmente o Tesla Model Y, que é o queridinho do segmento. Para brigar melhor com o rival, a Audi preparou um pacote com mais potência, tempos de carregamento mais rápidos e equipamentos adicionais para o seu SUV compacto. Essas novidades devem acompanhar o modelo quando chegar ao Brasil.

Uma das principais melhorias é a adoção de um novo motor elétrico no eixo traseiro do carro. Com isso, os modelos base do Audi Q4 45 e-tron, de tração traseira, agora têm impressionantes 282 cv e aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Já a versão Quattro, com tração nas quatro rodas, consegue fazer isso ainda mais rápido.

No topo da linha está o Q4 55 e-tron Quattro, com 335 cv e aceleração até os 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Além disso, os modelos Quattro possuem uma vantagem significativa nos tempos de carregamento. Enquanto os carros de tração traseira ainda podem carregar apenas a 135 kW, os modelos Quattro podem lidar com 175 kW. Isso significa que eles conseguem recarregar suas baterias de 10% a 80% em apenas 28 minutos.

Audi Q4 e-tron [divulgação]
Audi Q4 e-tron [divulgação]

Outra melhoria importante é a autonomia dos veículos. Os modelos com tração traseira, que demoram mais para carregar, compensam isso com uma autonomia de até 562 km, de acordo com os testes WLTP. Isso representa um aumento significativo em comparação com o modelo anterior, o RWD 40 e-tron, que conseguia percorrer 517 km com uma carga completa.

Além das melhorias de desempenho e autonomia, todos os Q4 e-trons contam com um novo gerador de som que emite um ruído sintetizado tanto dentro como fora do carro. Essa é uma medida adotada para garantir a segurança dos pedestres, mas é possível desativá-lo caso não agrade o motorista.

Audi Q4 e-tron [divulgação]
Audi Q4 e-tron [divulgação]

Outras atualizações incluem uma redução na altura da suspensão de 15 mm e equipamentos adicionais de série, como bancos dianteiros aquecidos e uma tampa traseira elétrica em todos os modelos. Os veículos também vêm com o sistema de navegação MMI da Audi e a opção de mudanças de faixa assistidas acionadas ao tocar a seta.

Apesar dessas melhorias, é importante ressaltar que o modelo de 2024 não traz grandes mudanças em relação ao carro do ano passado. No entanto, a Audi lançou uma nova versão chamada Edition S line, que traz algumas novidades estéticas. 

Audi Q4 e-tron [divulgação]
Audi Q4 e-tron [divulgação]

Disponível nas cores Pebble Gray, Glacier White Metallic ou Mythos Black Metallic, o Q4 mais esportivo roda tem rodas de 21 polegadas pintadas de bronze para combinar com a cor do logotipo da marca. Por enquanto a Audi ainda não divulga quando venderá o SUV elétrico no Brasil, mas sua chegada é praticamente certeira.

O que achou das novidades do Audi Q4 e-tron? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Nova geração do Audi Q3 é flagrada em testes

>> Os carros mais baratos do Brasil com câmbio CVT

>> Volvo anuncia que vai acabar com motores a diesel em 2024