Destaque

Avenger elétrico vai mal e Jeep amplia versão gasolina para a Europa

Conhecido por mini Renegade, Jeep Avenger também terá mais países vendendo versão movida a combustão para se sobressair perante os concorrentes

Kombi elétrica
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]

Mesmo seguindo o mercado local, a Jeep precisou alterar em partes seus planos e teve de ampliar a quantidade de países que vendem o Avenger a gasolina. A mudança de estratégia aconteceu já que o número de vendas da versão elétrica ainda não empolgaram os executivos da marca.

Mesmo com o título de primeiro carro elétrico da Jeep a ser vendido no continente europeu, o Avenger elétrico foi escolhido por apenas 962 compradores por lá. Este dado impressiona, ainda mais se for comparado com o total de vendas do modelo que foi surpreendentemente bom. Em todo o primeiro semestre de 2023, ele totalizou 7.214 unidades comercializadas.

Para a Jeep, as versões movidas a gasolina iriam complementar as vendas do Avenger eletrificado. Tanto é que, inicialmente, o modelo equipado com motor 1.2 turbo de 100 cv só seria oferecido na Espanha e Itália. Agora, países como a Polônia, onde ele é produzido, Reino Unido, França e Alemanha também contarão com mais essa variante do SUV.

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Concorrentes do Jeep Avenger oferecem versões elétricas e a gasolina

Desde o fim de junho, os alemães e franceses podem encomendar o Jeep Avenger Altitude, a segunda versão mais cara da gama, a combustão. Já o lançamento do modelo no Reino Unido, ainda não tem data certa. De acordo com a Jeep, a criação dessa versão, não mudou completamente seus planos futuros. Então, a partir de agora,  o Avenger estará mais competitivo perante seus concorrente principais, que também oferecem versões elétricas e movidas a gasolina.

Na Europa, o mini Renegade sofre com a concorrência de SUVs Compactos, como por exemplo o Hyundai Kona, Peugeot 2008 e Opel Mokka. Os dois últimos, vale lembrar, usam a mesma plataforma CMP. A produção do Jeep Avenger elétrico foi iniciada em janeiro. A versão conta com um motor de 156 cv e 26,5 kgfm, em casamento com uma bateria de 54 kWh. A autonomia é de 550 km.

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Vale pontuar que o Jeep Avenger ganhará ainda este ano, uma variante 4×4, já apresentada no Salão de Paris. O modelo foi avaliado por quase 60 jornalistas como o carro do ano na Europa, logo que foi lançado no mercado em janeiro.

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

>>A ser lançado em 2025, Jeep Avenger passa por clínicas no Brasil

>>Exclusivo: Stellantis trabalha no Jeep Avenger para o Brasil

>>Avenger 4xe é Jeep querendo colocar o mini Renegade na lama | Salão de Paris 2022