Destaque

BMW i Vision Dee antecipa o próximo Série 3?

Será o fim das grades gigantescas da BMW? Conceito i Vision Dee mostra nova plataforma e linguagem visual da marca que deve chegar ao Série 3

BMW i Vision Dee [divulgação]
BMW i Vision Dee [divulgação]

Antecipando seu futuro de diversas maneiras, o BMW i Vision Dee Concept é muito mais do que um simples sedã elétrico conceitual. Apresentado na CES 2023, o modelo traz a nova plataforma Neue Klasse, tecnologias de mudança de cor na carroceria e até nos vidros, mudanças na linguagem visual da BMW e o fim da grade frontal gigante.

Ao que tudo indica, o i Vision Dee antecipa o que será a nova geração do BMW Série 3, visto que o porte é bastante semelhante ao modelo icônico da marca alemã. A promessa de que o primeiro modelo com a base Neue Klasse seja lançado em 2025 coincide também com o fim do ciclo de vida da atual geração G20, que estará completando 6 anos nessa data. 

Visualmente o i Vision Dee traz grade frontal integrada ao farol, como em modelos mais antigos. É um elemento de estilo bem mais contido do que o dos modelos atuais. A grade, na realidade, é fechada, e pode mudar de cor e exibir imagens diferentes graças à tecnologia E Ink, parecida com a usada nos Kindle da Amazon. Até a carroceria pode mudar de cor por comandos.

BMW Série 3
BMW i Vision Dee [divulgação]
Essa tecnologia também está presente nos vidros, que podem exibir imagens diferentes e até o avatar do motorista ao se aproximar da porta. O visual do modelo é bem quadrado, como nos BMW antigos. Na traseira, o desenho se repete com dois filetes verticais levemente inclinados inseridos em uma superfície preta simulando o duplo rim.

BMW i Vision Dee [divulgação]
BMW i Vision Dee [divulgação]

Sem telas

Só que o mais interessante é o interior do modelo. Ele não conta com telas gigantescas, mas sim com um head-up display que exibe imagens do painel de instrumentos e da central multimídia. A superfície do painel é sensível ao toque, funcionando como botões para controlar diversos elementos do carro.

BMW i Vision Dee [divulgação]
[divulgação]
A BMW ainda não falou sobre performance ou números dos modelos Neue Klasse, mas diz que elétricos não devem passar de 1.000 km de autonomia. A promessa é que o carro recupere cerca de 50 km de autonomia a cada minuto em um carregador ultrarrápido. A base será usada por dois BMW de porte médio em 2025 (Série 3 e X3) e em 2026 estará presente em seis SUVs.

[divulgação]
[divulgação]

>>BMW Série 3 híbrido chega por R$ 397.950 fazendo 25 km/l

>>Volvo XC40, mesmo elétrico, vende mais que BMW X1 e Audi Q3

>>Nova BMW F 900 R começa a ser fabricada em Manaus