A BMW está mexendo profundamente no design dos seus próximos carros para seguir a nova identidade visual chamada de Neue Klasse. A Bimmer já tinha deixado claro que a linguagem visual será o padrão da nova fase da marca, como foi mostrado com o BMW iX3. E o Série 3 é um dos modelos que entram nesse pacote, tanto na versão elétrica, chamada de i3, quanto no tradicional sedã a combustão.
Ambos os modelos foram flagrados pelo site Carscoops em testes e mostram que a BMW prepara uma divisão clara entre eles, mesmo compartilhando parte da estética. As imagens revelam que os dois sedãs terão a dianteira no estilo Neue Klasse, mas com algumas diferenças.
Diferença dos sedãs
O Série 3 a combustão vem com uma entrada de ar inferior mais destacada, possivelmente com grade ativa. Já o i3 usa um para-choque com desenho fechado pensando na aerodinâmica e comum em carros elétricos.

Também dá para ver que o teto do i3 é praticamente reto, enquanto o Série 3 segue com caimento tradicional. Outro detalhe está no formato das portas traseiras e na janela lateral. O modelo elétrico tem linhas mais angulares, enquanto o modelo a combustão tem um desenho mais conservador.
O interior vai seguir o mesmo rumo das novidades apresentadas no Vision Neue Klasse e no recente i3 elétrico. O novo Série 3 deve adotar o painel com tela panorâmica que ocupa toda a base do para-brisa, chamado pela marca de Panoramic iDrive, além da central multimídia bem no centro e o volante redesenhado.
Motorização

Em relação ao conjunto mecânico, ainda falta confirmação oficial. O i3 deve seguir o que já foi revelado no iX3 de nova geração. O SUV oferece dois motores e tração integral, entregando 463 cv e 65,8 kgfm. Esse conjunto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e chegar aos 210 km/h de máxima.
A bateria tem 108,7 kWh e pode oferecer até 805 km no ciclo WLTP, além de carregamento rápido de 400 kW que permite ir de 10 a 80% em cerca de 21 minutos.

A BMW já confirmou que haverá versões elétricas mais simples, com tração traseira, que devem compartilhar parte da mecânica com o i3. Para o Série 3 a combustão, a receita será mais no visual, pois o sedã vai continuar com a já conhecida plataforma CLAR, porém atualizada, mas com novos motores.
A linha completa deve estrear entre 2026 e 2027. No Brasil, o BMW 320i é feito em Araquari (SC) e quando acontecerá sua mudança ainda é uma incógnita, mas o BMW I3 foi curiosamente registrado no INPI, o quepode levar a vinda do modelo por aqui entre 2027 e 2028, quem sabe.
E aí, o que você achou do novo caminho da BMW? Deixe seu comentário!



