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CAOA e Chery iniciam guerra silenciosa no Brasil

Omoda, Jaecoo e Exeed devem chegar ao Brasil só pela Chery, sem ajuda da CAOA. Mas grupo brasileiro não gostou disso

3 min de leitura

Recentemente, a Chery levou um grupo de jornalistas brasileiros para a China com o objetivo de anunciar que as marcas Jaecoo, Omoda e Exeed serão ofertadas no nosso país em breve. O que chamou atenção no anúncio, no entanto, é que a CAOA não estava incluída nos planos. Mas isso despertou a ira do grupo brasileiro.

Em comunicado oficial enviado ao Guia do Carro, a CAOA nitidamente está insatisfeita com as atitudes da Chery e deve tomar medidas para barrá-la. Além de reforçar o crescimento da Chery no Brasil graças ao trabalho da CAOA, o que a fez entrar no top 10 de marcas mais vendidas, o grupo reforçou o acordo feito entre as duas partes.

Na mensagem, a CAOA diz que “Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”. 

Exeed RX [divulgação]
Exeed RX [divulgação]

Será que vai barrar?

Ou seja, há um tipo de amarração feita entre CAOA e Chery que pode impedir que a marca chinesa traga as novas Omoda, Jaecoo e Exeed sem qualquer tipo de intervenção da CAOA. O comunicado ainda reforça que “a comercialização de novos modelos da Chery Group no Brasil sempre esteve nos planos da CAOA. Neste momento, a CAOA, estuda e avalia tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro”.

Há também o ponto de que a CAOA vem testando o Omoda C5 há um bom tempo no Brasil. O grupo brasileiro reforça isso dizendo que “a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento desses novos produtos em território brasileiro”.

Omoda C5 [divulgação]
Omoda C5 [divulgação]

Contudo, do lado Omoda, Jaecoo e Exeed, não parece haver problemas. Inclusive, os planos da matriz é trazer toda operação independente, com 40 concessionárias abertas já no ano que vem só para as duas marcas de base. A produção nacional também está nos planos, usando a fábrica de Jacareí, que é parte da CAOA, ou abrindo outra planta.

Acha que a briga entre CAOA e Chery vai prejudicar a vinda das novas marcas? Conte nos comentários

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8 comentários em “CAOA e Chery iniciam guerra silenciosa no Brasil”

  1. Tulio

    Eu disse que trazer essas marcas não iam dar certo!!!! Caoa por favor tragam esses carros pro Brasil
    E não Deixa virarem marcas
    A Caoa não gostou!!!
    E agora será que vai existir marcas mesmo da chery fora da caoa

  2. Eduardo Teixeira Kull

    Não entendo como marcas como Renault (essa, pagou uma fortuna para se livrar da CAOA), Hyundai (continua amarrada a CAOA, que parece não ter estratégia para a marca e segue prejudicanda a linha mais cara da coreana) e Chery podem ter sido enroladas pela empresa brasileira. No caso da coreana, uma arbitragem internacional acabou dando razão a CAOA. Hoje, em vista de tudo que a empresa brasileira NÃO FAZ, parece que ela “sentou em cima” da marca coreana, aguardando uma oferta bilionária para largar o osso. Mesmíssimo golpe que aplicou na Renault e que parece querer repetir contra os chineses. Com um retrospecto como o da CAOA, será que os chineses também caíram nessa?

    • Fabrício Aguirre

      Antes do grupo CAOA a marca só era conhecida por entusiastas.

  3. Ailton Silva

    A Cherry já tinha aprontado quando veio para cá , um pessoal de Salto SP ficou na mão porque a Cherry esperou a marca se firmar no país pra depois tomar na mão grande e agora está fazendo o mesmo, alguém tem que botar esses chineses no lugar deles .

  4. TELESFORO MATOS

    A CAOA fez muito pior com a Hyundai…

    Matou todos os carros Hyundai que eram importados para vender Tiggo…Feitos na fábrica que a Hyundai montou em Anápolis…

    Espero que volte a ser o que era.

    Essa turma do Goiás não vale o que o gato enterra

  5. Eber Gomes

    Mas isso ia acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde, se você analisar, as chinesas estão vindo com a mesma estrategia de inserção que a Hyundai usou anos atrás, mas com produtos melhores e preços mais competitivos, a diferença é que na china, a estrategia de volume de vendas é muito mais praticada do que a margem de lucro, devido ao grande numero de marcas que estão por lá.. Resumo da opera, Chery abriu o mercado brasileiro para produtos chineses com a ajuda da CAOA, desde então o mercado chinês já teve uma drástica mudança, o que incentivou outras marcas a se internacionalizar, dado a filosofia do mercado brasileiro, o que se percebe é que a Chery vem perdendo espaço a cada dia por conta de produtos mais tecnológicos chegando por aqui, o que vejo é que a CAOA pode ter brecado novos produtos afim de aproveitar a vida útil dos modelos, afinal, se fossem permitidos projetos como fusca, uno entre outros, ainda estariam disponíveis no mercado..

  6. José Luiz

    Acho que as 2 marcas podem conviver bem no Brasil, as brigas por modelos novos devem ser acomodadas pelas 2 marcas. A COA não deve deixar o pais agora que firmou sua marca e qualidade.
    A Chery tem que correr atras do prejuízo com modelos de mais qualidade e preços competitivos.
    Temos espaço para todos, as marcas nacionais que tem que correr para melhorar os preços e qualidade dos seus produtos. A competitividade é boa pois derruba os preços exorbitantes dos carros novos no Brasil.

  7. Rafael Giorgi

    A carta diz que CAOA e Chery continuam juntas, não vi nenhum problema na relação por nenhum dos lados.
    Segue o baile.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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