Destaque

CAOA e Chery iniciam guerra silenciosa no Brasil

Omoda, Jaecoo e Exeed devem chegar ao Brasil só pela Chery, sem ajuda da CAOA. Mas grupo brasileiro não gostou disso

Jaecoo J7 [divulgação
Jaecoo J7 [divulgação

Recentemente, a Chery levou um grupo de jornalistas brasileiros para a China com o objetivo de anunciar que as marcas Jaecoo, Omoda e Exeed serão ofertadas no nosso país em breve. O que chamou atenção no anúncio, no entanto, é que a CAOA não estava incluída nos planos. Mas isso despertou a ira do grupo brasileiro.

Em comunicado oficial enviado ao Guia do Carro, a CAOA nitidamente está insatisfeita com as atitudes da Chery e deve tomar medidas para barrá-la. Além de reforçar o crescimento da Chery no Brasil graças ao trabalho da CAOA, o que a fez entrar no top 10 de marcas mais vendidas, o grupo reforçou o acordo feito entre as duas partes.

Na mensagem, a CAOA diz que “Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”. 

Exeed RX [divulgação]
Exeed RX [divulgação]

Será que vai barrar?

Ou seja, há um tipo de amarração feita entre CAOA e Chery que pode impedir que a marca chinesa traga as novas Omoda, Jaecoo e Exeed sem qualquer tipo de intervenção da CAOA. O comunicado ainda reforça que “a comercialização de novos modelos da Chery Group no Brasil sempre esteve nos planos da CAOA. Neste momento, a CAOA, estuda e avalia tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro”.

Há também o ponto de que a CAOA vem testando o Omoda C5 há um bom tempo no Brasil. O grupo brasileiro reforça isso dizendo que “a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento desses novos produtos em território brasileiro”.

Omoda C5 [divulgação]
Omoda C5 [divulgação]

Contudo, do lado Omoda, Jaecoo e Exeed, não parece haver problemas. Inclusive, os planos da matriz é trazer toda operação independente, com 40 concessionárias abertas já no ano que vem só para as duas marcas de base. A produção nacional também está nos planos, usando a fábrica de Jacareí, que é parte da CAOA, ou abrindo outra planta.

Acha que a briga entre CAOA e Chery vai prejudicar a vinda das novas marcas? Conte nos comentários

>>Chery quer emancipação da CAOA e trará três marcas ao Brasil

>>Chery pode separar sedãs Arrizo em mais uma marca

>>CAOA Chery corta relações com a Globo com fim de contrato