Uma negociação que não terminou bem no México fez com que a Chery precisasse entrar no mercado como Chirey. A mudança de nome é diferente da situação do Brasil, no qual a marca chinesa ganhou o adicional de CAOA em seu batismo por conta da compra de metade das operações pelo grupo brasileiro.
No México, a mudança de Chery para Chirey se deu por conta do milionário Malcolm Bricklin. Em 2007, ele abriu a Visionary Vehicles para a importação e distribuição dos modelos da Chery em solo mexicano. Contudo, a marca chinesa deu para trás depois de investimentos na casa dos US$ 25 milhões.
Um processo corre na justiça mexicana e o bilionário ainda tem direito sobre o nome Chery. Por conta disso, a marca decidiu mudar o nome para Chirey por lá. Isso veio junto de uma mudança de nome dos modelos que serão vendidos no México – todos importados da China, vale ressaltar.
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]O modelo de entrada da marca será o Tiggo 3X, que será rebatizado como Tiggo 2 por lá. Ele será vendido com motor 1.5 aspirado que é usado no Tiggo 2 brasileiro e o mesmo 1.0 turbo do Tiggo 3X vendido por aqui. O próximo andar é composto pelo Tiggo 4, que nada mais é que o Tiggo 5X Pro que será lançado neste ano no Brasil.
Chery Tiggo 5X Pro [divulgação]A diferença é que o SUV compacto contará somente com motor 1.5 aspirado de 114 cv no México. Por aqui, ele usará motor 1.5 turbo agora ligado com câmbio CVT como nos sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6. Recém-lançado no Brasil, o novo Tiggo 7 será vendido pela Chery no México, mas com a dianteira diferente do nosso.
Chery Tiggo 7 [divulgação]O motor também será outro: ao invés do 1.6 turbo com transmissão de dupla embreagem, o SUV médio da Chirey usará o conjunto do futuro Tiggo 5X Pro brasileiro: motor 1.5 turbo de 145 cv e câmbio CVT. Por fim, a marca chinesa fecha a gama com o Tiggo 8 com visual do modelo Plus que em breve estará no Brasil.
Chery EQ1 [divulgação]O conjunto mecânico é semelhante ao usado no nosso mercado: 1.6 turbo com 183 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. A surpresa, no entanto, fica por conta do microcarro elétrico eQ1. Ele será vendido no México em versão com 180 km de autonomia e é bastante cotado para o Brasil em 2022.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Eles poderia usar o Mesmo nome lá na Argentina e poderia vir pra Europa com esse mesmo nome