Home » Destaque » CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam

Destaque

CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam

Controladora da Chery e parceira da Hyundai na linha de importados, a CAOA também controla a Subaru, que está quieta no Brasil

3 min de leitura

Desde o lançamento do CAOA Chery Tiggo 7 Sport, o Auto+ revelou diversas informações exclusivas em conversa com Annuar Ali, vice-presidente da CAOA. Mas, ainda faltava falar sobre a Subaru. Em um trecho final da entrevista, o executivo contou sobre a situação da marca japonesa por aqui e revelou que tudo segue, mesmo o outro lado não cooperando.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de a CAOA deixar de representar a Subaru no Brasil, o executivo foi categórico: “eu não conheço nenhum problema, a não ser que é duro negociar com japonês. Qualquer projeto que você faça com eles, eles querem olhar daqui para seis anos. Então tá bom, vamos olhar para daqui a seis anos e ver o que fazer”.

Ele citou uma situação na qual a CAOA, no começo dos anos 2000, queria importar os carros da Subaru com ar-condicionado digital – algo oferecido no Japão. Contudo, a marca japonesa foi relutante em oferecer o equipamento pois era necessário validar o item por pelo menos cinco anos no Japão antes de mandar para outros países.

carros
Subaru Forester e-Boxer [divulgação]

Há planos, mas depende dos japoneses

Essa relutância da Subaru em trazer novidades para fora de seu país natal é o que também tem atravancado negociações para novos produtos no Brasil. “Estamos negociando produtos, mas nada por enquanto. Está difícil. Mas não porque eles estão com vontade de colocar outro distribuidor. Nada disso”, afirma Annuar Ali.

A grande questão é que o foco da Subaru hoje é claramente os EUA e o Japão, dois mercados onde eles tem volume bem forte. Como o Brasil sempre foi tímido nas operações, acaba que não tem prioridade para a marca japonesa: nem para novos produtos, muito menos para mais volumes.

Forester e-Boxer [divulgação]

Mesmo que a CAOA negocie para ter novidades para a marca e voltar a solidificá-la por aqui, a Subaru é relutante. “Estamos conversando, mas o volume deles é baixo. É um carro que é caro. É realmente um carro excelente, que você pode ter por 15 anos que seguirá em um estado ótimo. A gente não tem uma reclamação de Subaru”, finaliza Ali. 

Quatro concessionárias, dois carros

Vale lembrar que hoje a Subaru só tem dois carros à venda no Brasil, os SUVs Forester e XV. Ambos contam com motor 2.0 quatro cilindros semi-híbrido ligado a um câmbio CVT e tração 4×4. O Forester custa R$ 253.900, enquanto o XV sai por R$ 213.990. Atualmente são só 4 concessionárias no Brasil, sendo duas em São Paulo, uma no Distrito Federal e uma no Rio de Janeiro. 

XV e-Boxer [divulgação]

Você acha que a Subaru deveria ter mais atenção no Brasil? Conte nos comentários.


>>Por que algumas lojas CAOA não vendiam Creta e HB20?

>>CAOA vai leiloar o último Hyundai Tucson fabricado no mundo

>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport faz VW baixar preço do Taos no Brasil


YouTube video

6 comentários em “CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam”

  1. Celso

    Aguardei por 6 meses uma peça para o reparo do ar condicionado do meu Subaru Forester na garantia. Não acredito em uma importadora que não tem estoque para atender seus poucos clientes em garantia e que põe a culpa de sua falta de interesse no fabricante que por sua vez não deve confiar em um importador que foca em outras marcas. A CAOA matou a Mazda e vai fazer o mesmo com a Subaru .

  2. Pedro Jorge Silva dos Santos

    A CAOA deveria dar uma atenção especial a marca Subaru, aumentando a oferta de veículos novos e aumentando os pontos de venda por todo Brasil, poderia inclusive agregar a marca às concessionárias Cherry. A Subaru é marca querida no Brasil

  3. Gustavo

    Uma pena… são realmente veículos excelentes, mecânica apurada, alta resistencia de peças, e tendo satisfação de seus clientes. Sou doido pra ter um Impreza WRX STI manual, mas custa os olhos da cara kkkkkk…. enquanto isso sigo com meu Impreza 94 original, em bom estado e andando bem. A Subaru tem um alegião de fãs no Brasil, grandes eventos, próprios, e destinados exclusivamente a Subarus. A representação em São Paulo é grande, mas fora desse eixo não se encontra nada, o que dificulta a venda dos veículos para fora dessa região também. A marca merecia sim mais atenção, especialmente agora que tem gente pagando 450k em Civic Type-R e Corolla GR. Um STI é muito mais iconico e seria competitivo nesse nicho.

  4. Fernando Monteiro

    A entrevista e a matéria são mentirosas. Basta entrar no site da Subaru do Chile, país de menos de 20 milhões de habitantes, vendem todos os modelos Subaru e têm 40 concessionárias. Existe é desinteresse da CAOA em promover a marca, mais fácil é montar carro chinês de quinta categoria. Por sinal, no site brasileiro da Subaru hoje só tem disponível um modelo da Forrester – todos os outros modelos sumiram, como Crosstrek, Impreza, WRX, Outback… – e tem duas concessionárias apenas, uma em SP e outra no DF.

  5. José Eduardo

    Subaru vente super bem no Perú, Colômbia, Chile, Equador, Argentina, Uruguai e agora até no Paraguai. CAOA deveria ser boicotada com os Cherry, para aprender a respeitar o cliente brasileiro.

  6. Paulo Roberto De Carvalho

    A Subaru tinha q assumir a distribuição de seus carros no Brasil ou então já q a Toyota tem 20% da Subaru deveria distribuir e sair fora da Caoa.

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar